Page 41 - Telebrasil - Julho/Agosto 1998
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Insatisfação com o celular



                                                                                                                                                                      M a i s   b a r a t o

               asquisa realizada {kíIo Idee - Insti-                                     Operadoras da banda B. Americel


       |      {um Brasileiro de Defesa do Consu-                                e BCP rolecomunirnçóes reconheceram                                                 p e l a   I n t e r n e t

               inidor. junloa 1.800 usuáriosdece-                               a existência de falhas, atribuíndo-as à


      jul iresem diversos estados brasileiros                                   fase inicial de implantação dos sistemas.                                             A través da Internai é p o ssí­


          ^lou um índice médio de insatisfação                                           A Americel assegura que grande                                      vel a realização de ligações tele­

      mic lieira os 70%, mas que atinge 90% na                                  parte dos problemas ocorridos nas pri­                                       fônicas internacionais m ais bara­


      di| nial paulista e 83% em cidades do in­                                 meiras cidades atendidas pela banda                                          tas do que pelas operadoras tradi­


      terior deste estado.                                                            B - Brasília e Goiânia - já foi soluci­                                cionais. com a utilização de siste­

              Realizada  via                                                               onada, e  promete  melhorias                                      mas como o Internet Phone Ute. da


      Internet e através de                                                                          maiores  para breve  nas                                VocalTec. ou o \ e l2  Phone. da ID T

      questionários, a pes-                                                                          demais cidades onde ini­                               que podem   ser obtidos gratuita-

      quNi obteve 60% das res­                                                                     ciou suas operações,  no                                 mente em sites da Internet


      postas na cidade de                                                                              centro-oeste brasileiro                                        Uma pesquisa feita pelo Wall

      SãoRiulo, 209o no in­                                                                                            A BCP, que es­                       Street lournal no ano passado pre­


      terior pau lista e 20%                                                                                  tima ter 500 mil ce­                          via que no ano 2000 15%  das liga­


      nos demais estados.                                                                                       lulares  operando                           ções internacionais no m undo se­

              Uma das coor­                                                                                     até o final de agos-                        rão feitas  via  Internet.  A p en a s o

      denadoras da pesqui­                                                                                       to. afirma que até                         N et2Phone já conta atualm ente


      sa. Inrena Contreras, diz que o trabalho                                 esta data a maioria dos problemas en­                                        com 600 m il usuários, dos quais  10


      "demonstra uma insatisfação quase ge­                                    frentados pelos usuários de seu sistema                                      m il b ra sileiro s.  Estes pagam  em

      ral dos usuários". As queixas atingem                                    deverá estar solucionada  Ela admitiu                                        uma ligação para os EU A IIS  0 .15


      lauto as ojieradoras da banda A, as teles                                que houve um atraso no cronograma de                                         por m inuto Idas  7hs as  19hs) ou

     estatais, quanto as novas operadoras da                                   implantação de suas antenas em alguns                                        E S 0 ,10 por m inuto Idas  19hs às


      banda B. como a Americel e a BCP Tele­                                   locais da capital paulista.                                                  7hs): enquanto a Telerj, por exem ­

     comunicações. que atuam respectiva-                                                                                                                    plo. cobra pela mesma cham ada IIS


      menle na região centro-oeste do Brasil e                                  ATENDIMENTO  O Idee lembra que.                                             0,33 no prim eiro m inuto »* a cada

      na capital de São Paulo.                                                 segundo dados daTelesp. ela consegue atin­                                   seis segundos são adicionados mais


             Os usuários reclamam de cobran­                                   gir. hoje. um índice de atendimento ao                                       R S 0.09.

     ças indevidas, demora na entrega das li­                                  pií bl ico era menos de 24 horas de 81.7%,


      nhas, ruídos e ligações interrompidas                                    e que na Telerj ele é de 66.9%, um pro­

     fora do estado de Sáo Paulo, o segundo                                    blema está sendo agravado pela falta de                                   Benefício eleitoral?


     maior problema enfrentado pelos con­                                      acesso do consumidor às teles. jxjls várias                                         A partir de julho último as teles dei­

     sumidores é o ruído durante as chama­                                     fecharam postos de atendimento nos últi­                                  xaram de cobrar a taxa de 10% adi­


     das. mais frequente do que a interrup­                                    mos anos por razões financeiras.                                          cional nas ligações com dura­

     ção da ligação apontada pelos paulistas.                                           Observa ainda que o plano de me­                                 ção superior a quatro mi­


             A pesquisa constatou que a a inci-                                tas assinado com a Anatei estabelece                                      nutos. Esta sobretaxa

     j encia         ruídos e chiados durante as                               que, a partir de janeiro do ano 2000. as                                  foi criada com a jus­


       '“ações é uma constante em todos os                                     operadoras terão um prazo máximo de                                       tificativa de que con­

      'Parelhos, independentemente dos fa-                                     três dias úteis para a reinstalação de li­                                tribuiria para acabar


       ncantes dos mesmos. Os resultados                                       nhas telefônicas residenciais de usuári­                                  com o congestiona­


      oram encaminhados para a Agência                                        os que mudaram deendereçoe que. hoje.                                      mento nas ligações

       , " In,la' de Telecomunicações e para o                                 no Rio de Janeiro, essa transferência jxxle                               interurbanas.
       unisté--’''* -                                                          demorar 20 dias.                                                                    As taxas de con-
               nrio Público.


                  Qual  o               principal  problema  enfrentado?                                                                                 gestionamentodev, iri­


                                                (no total de entrevistados)                                                                              as teles realmente vèm


        Nà0 Conseguir completar a ligação                                                            84.1%                                               ruindo com os investimen­


               conseguir receber a ligação                                                           84.6%                                               tos realizados nos últimos

                                                                                                                                                         anos. mas será que o ano elei-                               ___
        Demora na entrega de linhas                                                                  30,0%
                                                                                                                                                         toml também não ajudou nesta redução
           °brançaS indevidas                                                                        24,0%
                                                                                                                                                         de custos paraoconsumidor-eleitor?
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