Page 41 - Telebrasil - Julho/Agosto 1998
P. 41
Insatisfação com o celular
M a i s b a r a t o
asquisa realizada {kíIo Idee - Insti- Operadoras da banda B. Americel
| {um Brasileiro de Defesa do Consu- e BCP rolecomunirnçóes reconheceram p e l a I n t e r n e t
inidor. junloa 1.800 usuáriosdece- a existência de falhas, atribuíndo-as à
jul iresem diversos estados brasileiros fase inicial de implantação dos sistemas. A través da Internai é p o ssí
^lou um índice médio de insatisfação A Americel assegura que grande vel a realização de ligações tele
mic lieira os 70%, mas que atinge 90% na parte dos problemas ocorridos nas pri fônicas internacionais m ais bara
di| nial paulista e 83% em cidades do in meiras cidades atendidas pela banda tas do que pelas operadoras tradi
terior deste estado. B - Brasília e Goiânia - já foi soluci cionais. com a utilização de siste
Realizada via onada, e promete melhorias mas como o Internet Phone Ute. da
Internet e através de maiores para breve nas VocalTec. ou o \ e l2 Phone. da ID T
questionários, a pes- demais cidades onde ini que podem ser obtidos gratuita-
quNi obteve 60% das res ciou suas operações, no mente em sites da Internet
postas na cidade de centro-oeste brasileiro Uma pesquisa feita pelo Wall
SãoRiulo, 209o no in A BCP, que es Street lournal no ano passado pre
terior pau lista e 20% tima ter 500 mil ce via que no ano 2000 15% das liga
nos demais estados. lulares operando ções internacionais no m undo se
Uma das coor até o final de agos- rão feitas via Internet. A p en a s o
denadoras da pesqui to. afirma que até N et2Phone já conta atualm ente
sa. Inrena Contreras, diz que o trabalho esta data a maioria dos problemas en com 600 m il usuários, dos quais 10
"demonstra uma insatisfação quase ge frentados pelos usuários de seu sistema m il b ra sileiro s. Estes pagam em
ral dos usuários". As queixas atingem deverá estar solucionada Ela admitiu uma ligação para os EU A IIS 0 .15
lauto as ojieradoras da banda A, as teles que houve um atraso no cronograma de por m inuto Idas 7hs as 19hs) ou
estatais, quanto as novas operadoras da implantação de suas antenas em alguns E S 0 ,10 por m inuto Idas 19hs às
banda B. como a Americel e a BCP Tele locais da capital paulista. 7hs): enquanto a Telerj, por exem
comunicações. que atuam respectiva- plo. cobra pela mesma cham ada IIS
menle na região centro-oeste do Brasil e ATENDIMENTO O Idee lembra que. 0,33 no prim eiro m inuto »* a cada
na capital de São Paulo. segundo dados daTelesp. ela consegue atin seis segundos são adicionados mais
Os usuários reclamam de cobran gir. hoje. um índice de atendimento ao R S 0.09.
ças indevidas, demora na entrega das li pií bl ico era menos de 24 horas de 81.7%,
nhas, ruídos e ligações interrompidas e que na Telerj ele é de 66.9%, um pro
fora do estado de Sáo Paulo, o segundo blema está sendo agravado pela falta de Benefício eleitoral?
maior problema enfrentado pelos con acesso do consumidor às teles. jxjls várias A partir de julho último as teles dei
sumidores é o ruído durante as chama fecharam postos de atendimento nos últi xaram de cobrar a taxa de 10% adi
das. mais frequente do que a interrup mos anos por razões financeiras. cional nas ligações com dura
ção da ligação apontada pelos paulistas. Observa ainda que o plano de me ção superior a quatro mi
A pesquisa constatou que a a inci- tas assinado com a Anatei estabelece nutos. Esta sobretaxa
j encia ruídos e chiados durante as que, a partir de janeiro do ano 2000. as foi criada com a jus
'“ações é uma constante em todos os operadoras terão um prazo máximo de tificativa de que con
'Parelhos, independentemente dos fa- três dias úteis para a reinstalação de li tribuiria para acabar
ncantes dos mesmos. Os resultados nhas telefônicas residenciais de usuári com o congestiona
oram encaminhados para a Agência os que mudaram deendereçoe que. hoje. mento nas ligações
, " In,la' de Telecomunicações e para o no Rio de Janeiro, essa transferência jxxle interurbanas.
unisté--’''* - demorar 20 dias. As taxas de con-
nrio Público.
Qual o principal problema enfrentado? gestionamentodev, iri
(no total de entrevistados) as teles realmente vèm
Nà0 Conseguir completar a ligação 84.1% ruindo com os investimen
conseguir receber a ligação 84.6% tos realizados nos últimos
anos. mas será que o ano elei- ___
Demora na entrega de linhas 30,0%
toml também não ajudou nesta redução
°brançaS indevidas 24,0%
de custos paraoconsumidor-eleitor?