Page 44 - Telebrasil - Março/Abril 1998
P. 44

Instrumentação













                                             Corte de investimentos e





                                  privatização afetam o mercado







                                                                              Luiz  Vieira



                                                                                           mas  de  gerência  com  coleta  de
             0                    corte  de  investimento                                 dados  distribuída  e  administra­
                                    das  operadoras  esta­


                                    tais  e  o  processo  de
                                                                                          ção centralizada  tende a crescer.

                                    privatização a que elas                               Todos  queixam-se  da  dificulda­

                                    serão  submetidas  em                                 de de encontrar no mercado bons


                                     1998 estão afetando as                               profissionais para a área e os têm


             expectativas  do  mercado  de  ins­                                          formado  internamente.

             trumentação. que tem no segmen­                                                    Eles  abordaram  ainda  o  futu­


             to  de  telecomunicações  um  de                                             ro mercado totalmente privatiza­

            seus  principais  clientes  no  Bra­                                          do  das  telecomunicações,  o  im­                                       para a tec­


            sil.  Oito  fornecedores,  principal­                                         pacto que as operadoras de Ban­                                          nologia  digital,


             mente multinacionais, comentam                                              da  B  estão  provocando  nas  ven­                                       mesmos  as  estalais  que  in­

            o impacto que esta queda de ven­                                             das.  as  dificuldades  do  setor de                                      vestem  para  se  valorizar  na  pri­


            das  junto  ao setor  terá  para  estas                                      instrumentos  em  1998  e  seus                                           vatização.  e  o  crescimento  do


            empresas,  que  em  alguns  casos                                            novos  produtos.                                                          mercado  corporativo  de  teleco­

            tem  entre  90%  e  100%  de  seus                                                                                                                     municações  em  diversos  ramos


            negócios  neste  segmento.                                                                                                                             da  economia  são  fatores  que ex­

                  Hewlett  Packard  (HP),  Wan-                                          ATORES  DO  MERCADO                                      Mai­            plicam  o  crescimento  da  receita


            del  &  Goltermann,  Tektronix,                                              or empresa de instrumentação no                                          oriunda  do  segmento.  Concor­


            A nritsu,  Siem ens,  Rohde  &                                               Brasil,  a  IIP  não  revela  núme­                                      rentes  estimam  que  a  HP  dete­

            Schwarz ,  AGC Telecom e Mini-                                               ros,  mas  Dario  Akao.


            pa,  apenas  as  duas  últimas  na­                                         gerente  de  marketing

           cionais  sem  participação  ampla                                            de  instrumentos  e  sis­


            no mercado internacional, são as                                            temas de medição,  afir­


           empresas  enfocadas.  O  mercado                                             ma  que,  apesar  do  se­

           de  instrumentação  brasileiro  é                                            tor  de  telecomunica­


           estimado entre US$  120 milhões                                              ções ter uma participa­

           e  USS  180  milhões/anuais,  dos                                           ção significativa  na  re­


           quais  entre  40% a  50%  proveni­                                          ceita  de  instrumenta­


           entes das operadoras,  dos  forne­                                          ção  da  companhia,  os

           cedores  de  equipamentos  e  ser­                                          cortes  de  investimen­


           viços  e  do  mercado  corporativo                                          tos  das  operadoras  e  a                            ÍAurcnço Gonçalves, diretor dc Operações, e Mario
                                                                                                                                                Itammacintti, gerente de Vendas da Tektronix
           de  telecomunicações  (empresas                                             futura privatização das


           privadas  que  possuem  estrutura                                           "teles”  não  provocaram  ainda                                           nha  de  40%  a  50%  do  mercado

           própria  de  telecomunicações).                                             uma  redução de receitas.  Segun­                                        brasileiro  de  instrumentação,


                 Os  fornecedores  ressaltam                                          do  ele,  as  novas  fábricas  que  os                                    devido à sua atuação em um am­


          que os produtos devem ser  mais                                             fornecedores  de  telecomunica­                                           plo  leque  de  mercados,  atendi­

          amigáveis  com  o  usuário,  forne­                                         ções  instalaram  ano  passado  e                                         dos  por  uma  linha  de  mais  de


          cendo um diagnótico completo e                                              continuam  implantando  em                                                cinco  mil  produtos.

          objetivo  do  desempenho  das                                               1998,  juntamente  com  a  neces­                                              A  Wandel  &  Goltermann  Ins­


           máquinas.  A  demanda  por siste­                                          sidade das operadoras migrarem                                            trumentação  Ltda  &  Cia.  obteve



          44-  TeleOras»!  Mnr/Abr-98
   39   40   41   42   43   44   45   46   47   48   49