Page 45 - Telebrasil - Março/Abril 1995
P. 45
cia. O terminal Inmarsat-P pesará 300
gramas, terá bateria para 24 horas e seu
custo para o consumidor final está esti
mado em US$1 mil para um modelo sim
ples e US$1,5 mil para um combinado
satélite e celular. Haverá um serviço de
busca-a-pessoa de alta penetração no
interior de edifícios e opções para fac-
símile e dados.
O segmento espacial do sistema
Inmarsat-P irá operar em cinco planos,
com 4 satélites por plano cada artefa
to com capacidade de 4 mil circuitos de
voz orbitando circularmente (ICO) a
13.500 Km de altura. A comunicação
com os terminais moveis está prevista
para a faixa de 1.9/2,2 GHz que o satélite
repetirá para as redes terrestres, fixas e
celulares, através de um enlace na banda
Ku (20/30 GHz). Nos conglomerados
urbanos, a comunicação está prevista
para ser do tipo “by de window" isto é.
literalmente, com o terminal colocado
“junto á janela” para ficar no campo de Xo esquema de cobertura do sistema Iridium, a sinalização com o terminal utilizará o esquema
ação dos satélites. de compartilhamento por divisão em frequência e por divisão de tempo (DFMA/DTMA) e as
A Organização Inmarsat , com 75 taxas de transmissão de voz serão 2,4 Kpps e para dados e fax a 2.400 bauds.
países membros, já oferece comuni
cações moveis em todas as partes do
globo, através dos serviços Inmarsat A B organizações similares, sendo instituídas além do custo do uso das redes públicas.
e Inmarsat-M que utili/am satélites em em outros países da América Latina, a As tarifas, no entanto, poderão ser difer
órbita síncrona de 36 mil Km. Tais Iridium do Brasil integra a Iridium enciadas para o hemisfério Sul, valendo-
serviços utilizam terminais trans SudAmérica Corporation. Esta, por sua se do fato que os satélites ficarão
portáveis da ordem de quilogramas e vez, representa 8,7% do capital da provavelmente subutilizados, em relação
seus custos, como o do terminal Iridium Ine. de US$1,6 bilhões que, por ao alto tráfego gerado no hemisfério
Inmarsat-M , podem atingir a USS 14,5 sua vez, opera a nível mundial. Norte. O sistema Iridium, além de prover
mil e por estes motivos não representam “Não será preciso contar com gate- ao telefone mundial, prevê um serviço de
uma solução para o mercado de massa vvay no Brasil para operarmos o sistema telemensagens com opção de confir
como o Inmarsat-P. Iridium de comunicações pessoais, via mação de seu recebimento.
Para uso aeronáutico, a Inmarsat ofe satélite", disse Atilano de Oms Sobrinho, De concepção tecnicamente sofistica
rece os serviços aero-C, I c II. respecti presidente da Inepar S A Indústria e da. o sistema Iridium é formada por uma
vamente, de mensagens, dados e telefo ( onslruçòes aludindo ao fato que na rede constelação de 66 satélites de baixa órbi
nia a bordo de aeronaves Os proximos Iridium os artefatos podem transferir ta (1 EOs), a 780 Km de altura, distribuí
satélites Inmarsat-3, além de sua lunçuo sinais entre si. sem passar por uma dos em 6 planos orbitais, passando pelos
como retransmissores para comum estação gateway local. Ele acrescentou pólos, que formarão uma malha celular
cações, irão operar juntamente com os que “a intenção da Iridium do Brasil não que trará o telefone sem fio, a todos os
sistemas norte-americano GPS (global é vender o terminal e sim cobrar do assi pontos do globo. Os artefatos de 700 Kg,
positioning satellites) e russo Glonass nante apenas uma taxa simbólica de com vida útil prevista entre 5 e 8 anos,
(global navigation satellite system), para aluguel". começarão a ser lançados a partir de
aumentar o grau de precisão da nave O custo da comunicação, via Iridium, 1997 e utilizarão foguetes norte-ameri
gação aérea. Também existe o FANS está estimado em US$3.00 por minuto. canos (Delta //), russos (Proton) e chine
(future aeronautical nav igation system) ses (Longa Marcha). A operação com os
que é um super projeto destinado a terminais em terra se dará na faixa L de
revolucionar a segurança dos voos e o 1.6 GHz com 5.15 MHz exclusivos já
sistema ADS (automatic dependent sur outorgados pelo FCC norte-americano ao
veillance) que transmite de modo auto Iridium — e haverá uma comunicação
mático, via satélite, a posição de uma transversal intra-satélites na faixa Ka de
aeronave, navegando fora do alcance 23 GHz. O quadro se completa com li
VI IF e de qualquer radar terrestre. gações entre terra e satélites na faixa Ka
de 20 e 29 GHz.
Para os que apreciam detalhes técni
Iridium
Sc a Embratel optou por um casamento cos, a sinalização com o terminal do assi
com o Inmarsat-P, o projeto Iridium nante Iridium utilizará o esquema de
impulsionado pela Motorola, cansou-se compartilhamento por divisão em fre
de procurar um parceiro governamental quência e por divisão em tempo
no Brasil e partiu para associar-se com o (DFMA/DTMA) e as taxas para trans
grupo privado Inepar, de C uritiba. A missão de voz serão a 2,4 kbit/s e para
Inepar, com vinte e sete anos de tradição dados e fac-símile a 2.400 bauds. A
na área de energia e de TCs e um fatura arquitetura telefônica de processamento
mento previsto para 1995, na faixa de de chamadas será baseada no sistema
US$400 milhões, já mantinha relações de digital europeu GSM (Global System
negócios com a Motorola na área de pag- Mobile) e no equipamento de comutação
ing e de sistemas celulares fixos, o que a GSM-D9000, da Siemens. O sistema de
tornava um parceiro natural para formar Terminal celular mundial do sistema transmissão, em terra, interligando
a Iridium do Brasil. Juntamenle com Orbcomm, com display de crista! liquido estações de rastreamento Iridium com a O