Page 10 - Telebrasil - Janeiro/Fevereiro 1995
P. 10

Assim  que  fica estabelecida a iden­


                                                                                                                                                                                                                                                                 tidade  do  assinante,  o  telefone  virtual



                                                                                                                                                                                                                                                                 dá  acesso   a  um  m enu  de  opções



                                                                                                                                                                                                                                                                 atrav és  de  um a  URA  (Unidade  de


                                                                                                                                                                                                                                                                 Resposta  Audível),  onde  existe  a  pos­



                                                                                                                                                                                                                                                                 sibilidade  de  ouvir  todos  os  recados,


                                                                                                                                                                                                                                                                pular  recados,  apagar,  adiantar e  ouvir



                                                                                                                                                                                                                                                                data e hora dos recados.


                                                                                                                                                                                                                                                                           De  acordo  com  a  diretoria  da nova



                                                                                                                                                                                                                                                                empresa,  o  público-alvo  dos  serviços



                Um  acordo  entre  dois  pesos-pesados,                                                                                Secretária eletrônica virtual                                                                                            da  Message é composto por executivos


                um  da  área  de  informática  e  um  con­                                                                            O  telefone  virtual,  como  foi  batizado                                                                                que  se  encontram  a  negócios  em  São



                glomerado  mais  conhecido  pela  sua                                                                                  pela  Message,  não  passa,  na  verdade,                                                                                Paulo  e  precisam   de  um  telefone  de


                atuação  no  setor  de  construção  civil,                                                                            de  uma  secretária  eletrônica  dentro  do                                                                               referência  e  de  uma  caixa  postal  para



                possibilitará  a  criação  de  um  serviço                                                                            sistema da Telesp, para usuários que se                                                                                   mensagens,  além  de estudantes, profis­


                para  profissionais  que  precisam  de                                                                                encontram  em  São  Paulo,  a  trabalho,                                                                                  sionais  liberais e  autônomos como cos­



                uma  caixa  de  recados  quando  se                                                                                   ou  profissionais  liberais  que  não  pos­                                                                               tu reira s.  a lfa ia te s,  despachantes,


                encontram,  em  São  Paulo,  a  negócios,                                                                              suem  uma  linha  telefônica.  O  sistema,                                                                               bombeiros,  eletricista,  prestadores  de



                ou  para  usuários  que  não  dispõem  de                                                                             segundo  a  diretoria  da  Message,  fun­                                                                                 serviços  em  geral.  Para  atrair  esse


                uma  linha  telefônica.  E  o  telefone                                                                               ciona com  a  destinação  de  um  número                                                                                  público,  o  telefone  \ irtual  deverá  ter



                virtual,  o  primeiro de  vários serviços a                                                                           telefônico  exclusivo  para  o  assinante                                                                                 um  custo  abaixo  de  R$  10,00  mensais,


                serem   oferecidos  pela  M essage,                                                                                   do  serviço  e  uma  senha  que  possibili­                                                                               o  que  segundo  os  diretores  da  Messa­



                empresa  resultante  de  um  acordo entre                                                                             tará  a  gravação e  recuperação  de  men­                                                                                ge.  encontra-se  dentro  dos  padrões


                a  Unisys  e  Andrade  Gutierrez  Tele­                                                                                sagens  a  partir  de  qualquer  terminal                                                                                internacionais desse  tipo de serviço e é



                comunicações,  que  tem  como  objetivo                                                                               telefônico.  Para  quem  quiser  deixar                                                                                   bastante  razoável  para  um  profissional


                a  prestação  de  serviços  tele-informali­                                                                           recados, basta discar o número do tele­                                                                                   liberal  pagar  por  um  serviço  de  men­



                zados em parceria com a Telesp.                                                                                        fone  virtual,  ouvii  a  m ensagem   e                                                                                  sagens como esse.


                          A  nova  empresa  está  começando                                                                           deixar o recado, ou  seja, o  mesmo  pro­                                                                                           Para  reforçar  sua  argumentação,  os



                suas  atividades  com  um  cronograma                                                                                 cedim ento  seguido  por  recados  em                                                                                     diretores citam  o exemplo da  Pacbell e


                que  prevê  a  disponibilização  de  um                                                                                secretárias  eletrônicas  convencionais.                                                                                 da  Nvnex.  que  também  utilizam  o  sis­



                leque  de  produtos  que  vai  do  telefone                                                                            A  recuperação  das  mensagens,  entre­                                                                                  tema da Unisys, onde a primeira possui


                virtual  (já  operando)  ao correio de  voz                                                                            tanto,  é  feita  atiavés  de  ligação  para  o                                                                          mais  de  I  milhão  de  assinantes  de cai­



                e  correio  de  fax,  na  parte  de  serviços                                                                          núm ero  SOI  0211,  quando  uma                                                                                          xas  postais  c  a  segunda  já  passou  dos


                de mensagens, a serviços interativos de                                                                                gravação  pede  o  núm ero  do  te le ­                                                                                   200  mil.  o  que  permite  uma  previsão



                auto-atendim ento  como  tclebanco,                                                                                    fone  virtual  e  depois  a  senha  tio  assi­                                                                           de  cerca  de  500  mil  caixas  postais, em


                telepagamento e telcvendas.                                                                                            nante.                                                                                                                   cinco anos, para a Message.













                                                                             Pesquisa mostra aprovação dos leitores













                          Uma  boa  fonte  de  referência  para                                                                        mais  procurados  pelos  leitores,  utiliza­                                                                               q u an tid ad e  ad eq u ad a  de  m atérias


                os leitores.  Este é um dos resultados da                                                                              ção de cores e adequação do  tratamen­                                                                                     (85,4% ),  sendo  que  a  Revista  deveria


                pesquisa  realizada,  recentemente,  pela                                                                               to  editorial  dado  às  m atérias.  As                                                                                   abordar,  cada  vez  mais,  assuntos  rela­


                Revista  Telcbrasil.  com  seus  leitores                                                                               respostas  apontaram  que  80,3%  dos                                                                                     cionados  a  questões  tecnológicas  e



                para  verificação  do  seu  nível  de  satis­                                                                           leitores  lê  a  maior  parte  da  Revista,                                                                               informática,  enquanto  que  a  cobertura


                 fação com  a  publicação e  sugestões do                                                                               enquanto  87,9%  vê  a  Telcbrasil  como                                                                                  dedicada  a  assuntos  como  conjuntura,



                possíveis  modificações  a  serem  intro­                                                                               uma  publicação  que  deve  ser  utilizada                                                                                 setores público e  privado c painéis está


                duzidas  na  Revista.  O  resultado  da                                                                                 como uma fonte de referência.                                                                                              sendo  realizada  de  forma  satisfatória.



                pesquisa,  através  de  questionário                                                                                              A  abordagem  editorial  também  foi                                                                             A  pesquisa  também  apontou  a  prefe­


                encartado  na  Revista,  foi  um  total  de                                                                             objeto  de  análise  da  pesquisa,  com                                                                                    rência  dc  um  maior  uso  de  cores  nas


                 250  respostas  onde  foram  apontados                                                                                 77,8%  apontando  que  o  tratam ento                                                                                      páginas da Revista, como já vem sendo



                 diversos  aspectos  importantes  como                                                                                  dado aos diversos  assuntos encontra-se                                                                                     feito   a  p artir  das  últim as  edições.


                 uso como fonte de  referência, assuntos                                                                                em  um  nível  satisfatório,  com  uma                                                                                      (M.B.)












                         Sobre a Revista como fonte                                                                                               O que acha da quantidade                                                                                                        Sobre o uso de cores na




                                                  de referência                                                                                                                   de texto                                                                                                                       Revista









                   BOA CRf OintUOADF
                               n f i                                                                                                       ADEQUADO
                                                                                                                                                  K 4 %
                                                                                          MÊ DIA CRf.D»BIUDADÍ
                                                                                                        Kl iv.
                                                                                                                                                                                                                    MUITO PEQUENA
                                                                                                c i A i x A   c u t  r w a * u »                                                                                                 7 1%



                                                                                                                                                                                                                      NÀO RESPONDER#
                                                                                                                                                                                                                                     30%


                                                                                                                                                                                                                      MUITO GRANDE
                                                                                                                                                                                                                                *»%













               10 Jon /Fev /95. Teieb'asil
   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15