Page 34 - Telebrasil - Maio/Junho 1993
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A HP - Edisa está enfocando, com armas e
bagagens o setor das telecomunicações, com
ofertas de equipamentos de teste e controle,
do mais simples ao mais sofisticado. É mais
uma para concorrer, aqui, neste apertado
segmento de mercado.
O novo mcäidor de teste IIP 377J2A, de 2 Mbits,
da Hewlett-Packard, que cabe na palma da mão.
Com 55 anos decorridos desde 12 palestrantes, especialistas interna tas na América Latina, na Argenti
sua fundação, a Hewlett-Packard, cionais. Segundo Paulo Felix, geren na, Brasil, México e Venezuela, su
(pronuncia-se riuleii p a ca rd i em p o r te de desenvolvimento de mercado portada localmente por cerca de
tuguês) uma empresa multinacional, de teste e medição da HP-Edisa e meia centena de especialistas.
de base norte-americana, com US$ um dos mentores do evento, compa “ Queremos mudar a nossa ima
16 bilhões de faturamento gerados receram mais de mil técnicos brasi gem, no Brasil, dc fornecedor de
por 99 mil empregados no mundo leiros com acesso a mais de 18 pa calculadoras científicas, para enfo
lodo, é dedicada à tecnologia eletrô lestras, escalonadas e simultâneas, carmos o promissor mercado das
nica, como computadores, instrumen e a uma minifeira de equipamentos TCs. Temos dez divisões da HP liga
tação, integração de sistemas, quími de medição, funcionando alguns das a produtos de testes de telecomu
ca analítica e telecomunicações. cm rede. nicações, o que nos dá força técnica
No Brasil, a IIP — associada à O público que compareceu ao even para vencer", registrou Mike Cuevas.
Edisa na época da reserva de merca to, cobriu o pessoal das estatais do Dentre as principais tecnologias
do de computadores — descobriu o Sistema Telebrás, fabricantes de equi de ponta da HP, para um mercado
filão da instrumentação de sistemas pamentos de telecomunicações, gran anual latino-americano estimado, tal
de telecomunicações, num momen des usuários de redes privadas, ban vez, em US$ 7,5 milhões, o executi
to em que as redes se tornam digi cos, empresas aéreas, bem como pes vo destacou os sistemas SDHS
tais e os sistemas de gerenciamento soal técnico da área militar. De acor (Synchronous D ig ita l Hierarchical
integrados de redes se torna uma ne do com Mike Cuevas, gerente do S ystem s); o sistema de sinalização
cessidade. Habituada a investir pesa centro de marketing de telecomunica CC1TT nü 7, que torna a rede mais
do cm tecnologia (10% de seu fa tu ções e instrumentação para as Amé inteligente; oTMN (Telecommunica
ram ento), em treinamento e m arke ricas, da HP, sediado cm Santa Cla tions N etw ork M annagem ent) para
ting junto ao mercado, a HP jogou ra na Califórnia, este foi um dos gerenciar redes; e as telecomunica
pesado para marcar sua presença, maiores eventos, do género, já reali ções móveis.
definitiva, como fornecedora de equi zados no Brasil. O grupo de pesquisa da HP goza
pamentos c sistemas de teste e medi Mike Cuevas se queixou dos en de um orçamento de cerca de US$
ção c controle para a área de teleco traves burocráticos para trazer equi 2 bilhões (10% d a s vendas), com
municações. pamentos para demonstração no Bra parcela voltada para a área de teleco
A HP-Edisa promoveu em maio, sil e sugeriu o sistema de carnet, municações. Mike Cuevas observou
durante dois dias no Crowne Plaza, utilizado em outros países, como que as grandes corporações, como
em São Paulo, repetido no Hotel Rio nos EUA, Comunidade Européia e a HP, tendem a limitar o número
Atlântico, no Rio dc Janeiro, o ” lü Japão. O carnet é uma espécie de dc seus fornecedores diretos — isto
ciclo de palestras HP sobre técnicas passaporte que acompanha o equipa corta custos — o que pode ser uma
de medição nas novas tecnologias mento para demonstração que é con boa sugestão para a política de aqui
em redes e telecomunicações” , com trolado pelas alfândegas dos países sições do setor público.
a presença de nada menos do que envolvidos. A HP tem vendas dirc- A área de TCs, no Brasil, remunc-
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