Page 7 - Telebrasil - Setembro/Outubro 1992
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A Qualidade  e a  Produtividade










                                          nas Telecomunicações













                                                                                 Douglas de Macedo de Mesquita



                                                                      (Presidente da  Telesc e diretor da  Telebrasil)








                       Programa  Brasileiro de Qualida­                                                                          sumidor cada vez mais amplo e ávido                                                                                     processos operacionais.
             0                                                                                                                   por novos produtos.  Há alguns anos                                                                                     grande negócio das telecomunicações

                       de  e  Produtividade-PBQP,  lan­
                                                                                                                                                                                                                                                                 Havia  uma  expectativa  de  que  o

                       çado em novembro de 1990, é um
                                                                                                                                 as empresas de prestação de serviços


                       passo importante na busca da mo­
                                                                                                                                 telefônicos estão voltadas a novas tec­

                                                                                                                                                                                                                                                         fonia celular. Nos dias que correm, a
                       dernidade que tenta orientar o cami­ nologias  com  o  intuito  de  melhora­                                                                                                                                                      até o final do século XX seria a tele­

             nho  da  economia  brasileira  nos  ru­                                                                             rem  a  sua  eficácia  e  eficiência,  mas                                                                              GIR passou a ser também considera­


             mos do primeiro mundo. Apesar das                                                                                   muitos  dos  benefícios esperados  não                                                                                  da como um grande agente da otimi­



             guerras, dos conflitos sociais, dos pro­                                                                            têm  se concretizado: a introdução de                                                                                   zação  dos  diversos  serviços  ofereci­


             blemas ambientais e das crises econô­                                                                               novas tecnologias não tem sido acom­                                                                                    dos pelas operadoras.


             micas, o mundo  progride e se desen­                                                                                panhada  pelas  preocupações  com  a                                                                                           Nos Estados Unidos, por exemplo,


             volve cada vez mais.                                                                                                organização  e  as  consequências  hu­                                                                                  os  sistemas  de  suporte  de  operação



                   A responsabilidade de tudo isso es­                                                                           manas  na introdução dessas tecnolo­                                                                                    eram manuais até o decênio de seten­


            tá repousada sobre os ombros do ho­                                                                                  gias.                                                                                                                   ta. No decênio seguinte,  foram auto­


            mem:  ele,  que  é  o  responsável  pela                                                                                     Externamente, a organização deve                                                                                matizados e, na atualidade, estão sen­


            existência do sistema econômico e que                                                                                estar atenta às condições econômicas                                                                                    do  integrados.  Na  Inglaterra,  a  Bri-


            anima e conduz esse mesmo sistema,                                                                                   da  região e do país onde operam;  às                                                                                   tish Telecom  está  implantando a ad­



            vem buscando  a  sua  valorização  co­                                                                               decisões governamentais; à expectati­                                                                                   ministração da rede como resposta ágil


            mo trabalhador e como consumidor.                                                                                    va do consumidor; à possível compe­                                                                                    às  demandas  externas  crescentes.  O


            O avanço da tecnologia vem  mudan­                                                                                   tição;  ao relacionamento com os for­                                                                                  esforço  de substituição e  moderniza­



            do as relações de produção e, hodicr-                                                                                necedores e,  tudo  isso,  sob  o manto                                                                                ção da planta de telecomunicações em


            namente, a qualidade passou a ter um                                                                                 evolutivo  da ciência e da tecnologia.                                                                                  todo o planeta parte do princípio que


            valor  bem  maior  do  que  o  simples                                                                               Internamentc, a atenção deve ser vol­                                                                                  qualidade,  produtividade,  novos ser­


            incremento da produtividade.                                                                                         tada à gerência de mudanças, que de­                                                                                   viços e maior satisfação dos usuários,


                   Segundo  o  professor  J.M.Duran,                                                                             ve abranger todo o quadro funcional                                                                                    dependem de uma gerência integrada



            “o nível de satisfação alcançado  por                                                                                numa visão clara c objetiva da políti­                                                                                 de rede como suporte fundamental.


            um determinado  produto  no  atendi­                                                                                 ca a ser adotada, envolvendo a todos                                                                                           Considerando que, no Brasil, o con­


            mento aos  objetivos  do  usuário,  du­                                                                              no conjunto das novas diretrizes,  pa­                                                                                 ceito,(dc  gerência  integrada  está  co­



            rante o  seu  uso,  é  chamado  de ade­                                                                              ra que as mudanças possam alcançar                                                                                     meçando a ser defendido de uma ma­


            quação ao uso.  Este conceito de ade­                                                                                os benefícios esperados.  Prestar mais                                                                                  neira crescente entre as operadoras, é


            quação ao uso, popularmente conhe­                                                                                   c melhores serviços detona uma cons­                                                                                    natural que aquelas que assumirem a


           cido por alguns nomes, tal como qua­                                                                                  ciência  coletiva  de  que  requisitos  de                                                                             vanguarda desse  processo  de  moder­



            lidade, é  um conceito  universal  apli­                                                                             produtividade e qualidade são funda­                                                                                    nização levarão uma considerável van­


           cável a qualquer tipo de bem ou  ser­                                                                                 mentais para a sobrevivência das or­                                                                                   tagem sobre as outras, não só na ma­


           viço” .                                                                                                               ganizações.  As que não mudarem an­                                                                                     nutenção de sua concessão, como pa­



                  Sob o prisma  histórico,  a aborda­                                                                            tecipando  situações  e  nem  se  desen­                                                                                ra expansões futuras.


           gem do controle de qualidade era cor­                                                                                 volverem em resposta a mudanças no                                                                                              Fica  lançado  mais  um  desafio  em


           retiva até o final dos anos 50.  A par­                                                                               ambiente,  tendem ao fracasso.                                                                                          nome da qualidade e da produtivida­


           tir de então, até o início dos anos 60,                                                                                       No Sistema Telebrás-STB, a expan­                                                                               de:  equiparar as pessoas com  conhe­



           0  enfoque  passou  a  ser  preventivo.                                                                               são e a modernização foram, até ago­                                                                                    cimento e habilidade necessárias para


           Atualmente,  o controle de qualidade                                                                                  ra,  direcionadas  ao  aumento  de  ter­                                                                                trabalhar eficientemente num ambien­


           total,  agregando  as  visões  do  passa-                                                                             minais e à capacidade de escoamento                                                                                     te de mudanças em que o rápido de­



           up, identifica igualmente a preocupa­                                                                                do  tráfego  da  rede,  objetivando  eli­                                                                                senvolvimento de softwares  traduz o


           do com a  qualidade  do  projeto,  in­                                                                               minar a procura reprimida pelos ser­                                                                                     avanço  da  tecnologia  na  direção  do


           serindo-se aí aspectos  inerentes à ge-                                                                              viços de telefonia. O século XXI está                                                                                    consumidor,  cada  dia  mais  exigente


           rencia e à motivação do quadro  fun-                                                                                 às portas e o futuro leva à preocupa­                                                                                    dos serviços de telecomunicações.



           cional.  Concrctamentc,  a  qualidade                                                                                ção do uso e exploração de novas tec­                                                                                            É  verdade,  porém,  que  introduzir


           deve  ser  planejada,  executada  com                                                                                nologias para reduzir custos e melho­                                                                                    um  sistema de qualidade total  numa



           acompanhamento  sistemático  e  ava-                                                                                 rar  a  qualidade  dos  serviços  para  os                                                                               empresa  não  ocorre  repentinamente,


             ,ada como parte da  política e da es-                                                                              usuários.  Neste  sentido,  as  operado­                                                                                 apesar de, nacionalmente, se reconhe­


           ,rategia empresarial.                                                                                                 ras em todo o  mundo estão investin­                                                                                    cer hoje que tal assunto é prioritário


                  As telecomunicações inserem-se no                                                                             do maciçamente na implantação da -                                                                                        para as empresas, quer sejam produ­


              robito  dos  setores  de  grandes  con­                                                                           como  está  sendo  chamada  em  nosso                                                                                    toras de bens ou de  serviços.  Por is­



           quistas tecnológicas. Atuam numa área                                                                                 País  -  Gerência  Integrada  de  Rede-                                                                                  so,  a  grandeza  do  desafio:  preparar


              e  inovações  grandiosas  e  contínuo                                                                             GIR,  por  meio  do  desenvolvimento                                                                                      operacionalmente  o  setor  para  o  sé­



           ^Perfeiçoamento na prestação de ser-                                                                                 de  Sistemas  de  Suporte  à  Operação,                                                                                  culo da tecnologia.


              iços, atendendo a  um  mercado  con­                                                                              visando a automação e integração dos
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