Page 31 - Telebrasil - Março/Abril 1992
P. 31

Telefonia rural e o







                                                 novo alvo do mercado


















                                                                                                                                       rurbanas e até internacionais, com to­



                                                                                                                                       tal sigilo interno nas conversações. Pa­
              As imensas distâncias conferem ao

                                                                                                                                       ra ligações entre telefones do mesmo
              Brasil  um potencial  ilimitado pa­
                                                                                                                                       grupo a tarifa não é cobrada.


              ra as telecomunicações. Na cidade                                                                                                O executivo  da ACS acredita



              e no  campo,  a  demanda por  tele­                                                                                      na potencialidade do  mercado



              fonia  rural,  telefonia  móvel  e  rá-                                                                                  de telecomunicações; por

                                                                                                                                       isso,  investe 20%  dos seus
              diocomunicação  tem  o  tamanho

                                                                                                                                       recursos em pesquisa e
              continental do País.
                                                                                                                                       desenvolvimento de


                                                                                                                                       novos produtos.


                                                                                                                                       O  mais recente lança­



                                                                                                                                       mento é o Sicom                                                              L             ______


                                                                                                                                      (Sistema  de Comunicação Móvel) pa­                                                                                        Douglas Aí.  de Mesquita,  presidente da  Telesc.

              A            partir deste mês de  março, a Te-                                                                          pla área de cobertura por ser melecu-                                                                                      no Brasil ocorre o contrário: 75% das
                                                                                                                                       ra uso em  veículos.O Sicom tem am­

                          lesc-Telecomunicações  de  Santa



              Catarina  S.A.  está  pondo  em  opera­                                                                                  lar,  e a operação é automática e com                                                                                     propriedades rurais são  distantes en­


              ção  o  sistema  de  Telefonia  Celular                                                                                 sigilo  interno.                                                                                                           tre  si  e  dos centros  urbanos.  No  Ca­


              Rural, com previsão de instalar até o                                                                                           Já  o  monocanal,  operando  em                                                                                    nadá,  por exemplo, o sistema celular



              final  deste  ano  cerca  de  3.600  termi­                                                                             VHF/UHF,  é  um  canal  de  voz  full-                                                                                     não se mostrou viável na área rural” .


              nais em  três  regiões  do  Estado  e  10                                                                               duplex  com  todas  as  características                                                                                    Segundo Rocha Neto, a telefonia com­


              mil  nos  próximos  três  anos.  Com  a                                                                                 do terminal telefônico urbano, poden­                                                                                      partilhada rural foi criada justamente



              implantação  destes  terminais,  a  T e­                                                                                do  ser  alimentado  em  vários  níveis                                                                                    a partir da imposição do mercado, do


              lesc  passa  a  ser  a  terceira  empresa                                                                               de tensão (12/48 VCC ou 110/220 VCA).                                                                                      perfil  fundiário e topográfico.


              estatal a investir no mercado rural de                                                                                  Para  Rocha  Neto,  porém,  não  basta



              telefonia “A demanda reprimida atual                                                                                    atuar em todos os segmentos das TCs


              neste  segmento  é  de  750  mil  termi­                                                                                apenas com equipamentos. A ACS des­                                                                                                                  Telesc é a terceira


              nais”, afirma Avelino Rocha Neto, di­                                                                                   taca-se também  na área de  prestação



             retor  comercial  da  ACS  S/A  Eletrô­                                                                                  de  serviços,  realizando  projetos,  efe­                                                                                         Apesar do  domínio do  mercado,  a


             nica e Comunicações, empresa catari­                                                                                     tuando  implantações e garantindo su­                                                                                      ACS começa a enfrentar a concorrên­



             nense que  há  12  anos opera  no  setor                                                                                 porte  técnico.                                                                                                            cia oficial  da Telesc.  A   meta da esta­


             e  tem  mais  de  10  mil  clientes  distri­                                                                                     O  diretor  comercial  da  ACS  lem­                                                                               tal  é  implantar,  em  Santa  Catarina,


             buídos por todo o  País.                                                                                                 bra que apenas na Europa a telefonia                                                                                       entre  900  a  1000  terminais  de  telefo­



                    A  implantação do sistema conven­                                                                                 celular  rural  deu  bons  resultados,  já                                                                                 nia celular  rural  em  postos  de  servi­


             cional de telefonia têm-se tornado  in­                                                                                  que  lá  as propriedades são  próximas                                                                                     ços  e  localidades  da  região  oeste  do


             viável  economicamente  para  os  pro­                                                                                   entre si e de perímetros urbanos. “Mas                                                                                     Estado  e  os  restantes  2.600  em  pro­



             prietários rurais por motivos que vão                                                                                                                                                                                                               priedades particulares.


             desde  a extensão  de  cabos  e  postea-                                                                                                                                                                                                                    -  O  custo  deste  sistema  é  caro  -


            ção  de  madeira  até  roubos  de  cabos                                                                                                                                                                                                             admite  Douglas  de  Macedo  de  Mes­



            de cobre, queimadas e altos custos de                                                                                                                                                                                                                quita,  presidente  da Telesc  -.  Mas  os


            manutenção. Segundo Rocha  Neto, a                                                                                                                                                                                                                   US$ 8 mil por terminal têm compen­



            linha de  produtos  da  ACS  consolida                                                                                                                                                                                                               sações extraordinárias, como a quase


            a  presença  da  empresa  na  área  de                                                                                                                                                                                                               inexistência de custo  de manutenção



            telefonia  móvel  e  rural,  equipamen­                                                                                                                                                                                                                e operação, além  da alta performan­


            tos  de  radiocomunicação  fixos,  mó­                                                                                                                                                                                                               ce,  numa média inferior a 0,5 defeito



            veis  e  portáteis,  telemensagem  (pa-                                                                                                                                                                                                              por terminal.


           ging),  receptores  de  satélites,  mono-                                                                                                                                                                                                                     Santa Catarina será o  terceiro  Es­


            canais,                         sistemas                                 irradiantes                                                                                                                                                                 tado  a  investir  neste  segmento,  de­



            (VHF/UHF) e acessórios mecânicos.                                                                                                                                                                                                                    pois de Mato Grosso do Sul (Telems)



                                                                                                                                                                                                                                                                 e  Paraná  (Telepar),  onde  a  telefonia


                                                                                                                                                                                                                                                                 celular  rural  (ou  fixa)  não  se  desen­

                                  Principais produtos                                                                                                                                                                                                            volveu  em  larga  escala.  “A  topogra­




                                                                                                                                                                                                                                                                  fia, a distribuição fundiária e o perfil

                   Desenvolvido desde  1979, o princi­                                                                                                                                                                                                            do  usuário  facilitarão  a  implantação



            pal produto da ACS é o TC R (Telefo­                                                                                                                                                                                                                 e  a  ampliação  do  sistema  em  Santa


            ne Compartilhado  Rural),  com  capa­                                                                                                                                                                                                                Catarina”,  acredita  Mesquita.  O  pre­



            cidade de  até  10  canais.  O TCR  fun­                                                                                                                                                                                                             sidente  da  Telesc  espera  diminuir  a


            ciona  através  de  ondas  VHF/UHF  e                                                                                                                                                                                                                 incidência de alguns componentes do


            pode ser  ligado em  qualquer  tipo  de                                                                                                                                                                                                              custo final do sistema, como o impos­



            energia elétrica.  Destinado  a atender                                                                                                                                                                                                              to de importação, para reduzir de US$


            pequenos grupos  de  usuários,  permi­                                                                                                                                                                                                               8  mil  para US$  6  mil  e com  isso  au­


            te  o  acesso  a  ligações  urbanas,  inte-                                                                              SicoinSistcm a  de Comunicação M óvel da                                                                                    mentar a demanda.

                                                                                                                                     A C S / S C .
   26   27   28   29   30   31   32   33   34   35   36