Page 46 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 1991
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TELEBRASIL
Um espaço livre em defesa de idéias Revista Brasileira de
Telecomunicações
e Informática
Uma publicação bimestral da
A i n d a h á c h a n c e d e TELEBRASIL - Associação
Brasileira de Telecomunicações
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Salomão Wajnberg (•) Fax:(021)542-4092
Rio de Janeiro - RJ
A União Internacio A variedade de novos serviços e a di
Secretário Executivo:
nal de Telecomuni versidade dos avanços tecnológicos apre Gcnnyson Castro Azevedo
cações — UIT pro sentados por essas empresas nos seg
DIRETORIA DA TELEBRASIL
moveu, em outubro mentos de ISDN em banda larga e estrei
de 1991, o maior ta, rede inteligente, rede síncrona, re Luiz de Oliveira Machado
evento da Área de de corporativa, CT2, PABX sem fio, tele Diretores:
Telecomunicações, fonia celular digital, comunicações espa Armando Luiz Medeiros
Carlos de Paiva Lopes
a 6a TELECOM — ciais, transmissão de dados e terminais Haroldo Corrêa de Mattos
Feira Internacional nos conduziram a verdadeira dimensão Jaymc João Mansur
Oswaldo L. Nascimento F®
de Telecomunica de nossa realidade, até então fantasia
Salomão Wajnberg
ções, com a participação maciça dos da e inflada pelo ufanismo gerado no
EXPEDIENTE:
164 países membros da União. exagero da aplicação da política de self
Diretor-Responsável
Mil e trinta e oito entidades governa reliance nacional da década passada. Armando Luiz Medeiros
mentais e privadas ocuparam no Palex- Há motivo jpara temores, mas não
Editor:
po, em Genebra, 65.000m2 de estan- para pânico. E preciso lembrar que os João Carlos Pinheiro da Fonseca
des, oferecendo 752 famílias de diferen primeiros sistemas ISDN apresentados (MTb. 12.886/DRT/RJ
tes produtos e serviços numa competi há 8 anos só agora estão entrando em Conselho de Redação:
ção acirrada e agressiva onde a profu alguns mercados específicos... e deva Antonio Martins Ferrari. Armando
Lutz Medeiros. Andrea BenitoLo-PresU.
são de novas tecnologias, novos servi gar. Este fato pode se repetir para mui Gennyson Castro Azevedo. Humberto
ços e novos equipamentos punham con- tas das novas e emergentes tecnologias Chagas Pradal. João Carlos P. da
Fonseca. João Ferreira Durão. José
ftiso e estupefato não só os observado em busca de mercados utilizando o su
Luiz Azevedo Valle. José Raul AUegrettl,
res do segmento técnico, aparentemen porte de um marketing bem estrutura Josemar da Costa Valllm. Lázaro José
te transladados ao futuro, mas também do e adequado aos países com deman de Brito. Lenlne Rocha. Luiz Eduardo
da Rocha. Luiz Ernesto Krau. Luiz
os da área política (policy makers) face da telefônica atendida. Mauro Vlanna Camargo, Márcio
a pujança tecnológica e indu strial alcan - O importante é a nossa indústria es Machado Rabello. Raphael Roger
Douck. Roberto Aroso Cardoso.
çada por países com políticas de desen tar preparada para atender a todas as Salomão Wajnberg. Solon Benayon
volvimento setorial aparentemente con necessidades do grande mercado que da Silva.
trastantes. é e ainda será por longo tempo a constru - Redação:
O pavilhão dos Estados Unidos, coor ção da rede básica de telefonia. A de Jenner de Paiva
(MTb. 12.009/DRT/RJ)
denado pelo Departamento de Comér manda prevista de 26 milhões de termi João Carlos Pinheiro da Fonseca
cio, apresentou 135 miniestandes de nais até o ano 2000 constitui um mer (MTb. 12.886/DRT/RJ)
pequenas e médias empresas, grande cado potencial que nos ajudará a fir
Produção e Diagramação:
parte surgida com o processo de desre- mar acordos que permitam produzir, Silvio Sola (MTb. 12.224/DRT/RJ)
gulamentação, lutando por novos mer logo que viável os bens que importamos
Comercial:
cados, ao lado de colossos como a ATT, para o atendimento dos serviços de Gennyson Castro Azevedo
Motorola, Ameritech US West e outros maior nível que a moderna economia C&P Publicidade e Representações
S/C Ltda. - SP
que se apresentaram isoladamente em das nações exige.
pavilhões monumentais. A quebra de barreiras para ingresso Apoio:
Aureo Nascimento
A Alcatel, gigante em processo de cres de tecnologias, o estabelecimento do
cimento, investiu 60 milhões de dólares processo de competição interna e de Composição a laser
Blue Chip
no evento. Além do magnífico estande exposição gradual da indústria nacio
corporativo, 22 de suas companhias nal ao comércio exterior, não significa Fotolito:
se apresentaram individualmente em desamparo do governo, mas sim um Quhnlcolor Ltda.
10 pavilhões nacionais distintos. Causa processo político de fortalecimento no Impressão:
ram forte impressão os pavilhões da qual estão incluídos o incentivo ao de Graphos Industrial Gráfica Ltda
Alemanha, França, Japão, Grã-Breta senvolvimento tecnológico, da microele- Laboratório Fotográfico:
nha, Canadá e Suécia não só pela gran trônica ao produto pronto e a preferên Wanda
diosidade de sua arquitetura e pela exu cia na aquisição da produção local. Ale
berância técnica exibida, mas também manha, França, Japão, Suécia, Espa
pelo número de empresas apresentadas. nha e Estados Unidos nos mostraram
O pavilhão francês apresentou 156 em na 6a TELECOM os caminhos a seguir.
presas nacionais e estrangeiras com
As matérias assinadas sáo de respon
sede na França. Não ficaram muito sabilidade de seus autores, e náo ne
atrás a Alemanha, a Grã-Bretanha, Ca cessariamente expressam posições
(•) Salomão W ajnberg é diretor do G catlc e diretor da Associação ou da Revtsta.
nadá, Suécia e outros. da Telebrasll