Page 53 - Telebrasil - Março/Abril 1989
P. 53

cada 100 habitantes.  Era  um  alto  ín­                                                                             cia de algumas cidades para a Telesp,                                                                                    2.112 funcionários, 1 telefone parn cada


      dice. próximo aos padrões europeus: 8,3                                                                               passou a 3.170 quilómetros quadrados,                                                                                   grupo de 7 pessoas e apenas 9 funcio­


      telefones para cada  100 pessoas.  Nesse                                                                             ocupados por 2,2 milhões de habitantes.                                                                                  nários por mil terminais instalados. Km


      mesmo ano, chegou a vez de Diadema,                                                                                   Havia 10,86 telefones por 100 habitan­                                                                                  lõde muiode 1985,aos31 anos, a CTBC


      completando o ABC D.                                                                                                  tes, superior ã média nacional de 6,3.                                                                                  recebia  o seu terceiro presidente, Ney

                                                                                                                                    A estratégia para o desenvolvimento                                                                             Marques de Fontes, na área de telefonia


                                 Controle estatal                                                                           da CTBC fez a empresa crescer a média                                                                                  desde 1944. A partir de então, a compa­


                                                                                                                            de 23,5% ao ano e apresentar balanços                                                                                   nhia entra para a era digital, preparan­


             De acordo com a orientação do Go­                                                                              sem pre  positivos.  Em  março  desse                                                                                  do-se para adotar defini ti va mente a


      verno Federal para a área das telecomu­                                                                               mesmo ano, a CTBC completa o seu tri­                                                                                  nova tecnologia.


       nicações, a partir da criação da Tele-                                                                               gésimo aniversário de fundação e apre­                                                                                         Se naauela época a companhia nas­


      brás, em novembro de  1972, a CTBC                                                                                    senta bons indicadores de desempenho                                                                                   ceu para fazer crescer e modernizara re­

      passa ao controle do Governo. Em 12 de                                                                                operacional comparáveis a níveis inter­                                                                                gião, hoje ela é  fator de desenvolvi­


      abril de 1973 é fundada a Telesp, que em                                                                              nacionais: 342.785 telefones em serviço,                                                                               mento nacional  O telefone tornou-se


      julho assume o controle acionário da                                                                                                                                                                                                         parte do dia-a-dia das pessoas, que se


      CTBC. Esta passa a ter uma nova dire­                                                                                                                                                                                                        acostumaram de tal maneira a ele e ás


       toria: ArnoTraeger, presidente, e Mario                                                                                                                                                                                                     outras facilidades do setor, ao ponto de


      de Oliveira Martinno, Athayde Rosa,                                                                                                                                                                                                          não perceberem toda a infra-estrutura


      José Jorge dos Santos, diretores.                                                                                                                                                                                                            que proporciona o diálogo através do


              Em seguida, novas áreas (11 municí­                                                                                                                                                                                                  aparelho.

       pios) são concedidas à CTBC, que em                                                                                                                                                                                                                 Essa infra-estrutura encontra-se em


       1975 incorporava a Telefônica de Mogi                                                                                                                                                                                                       mutação, pois a CTBC deve projetar-se


       das Cruzes. Nessa altura, a CTBC clas­                                                                                                                                                                                                      um passo a frente para responder com


       sificava-se entre as  10 maiores empre­                                                                                                                                                                                                     eficiência ao avanço dos setores indus­


       sas de telecomunicações do País, aten-                                                                                                                                                                                                      triais e comerciais. Desta forma, a par­

       dendoa uma área de 4.300 quilómetros                                                                                                                                                                                                        tir da década de 80, a empresa nece  si-


       quadrados, habitada por 1,8 milhão de                                                                                                                                                                                                       tou modernizar-se.


       pessoas. Contava, então, com  54.580


       terminais instalados, uma média de 24                                                                                                                                                                                                                           Na era do com putador


       funcionários para cada mil  terminais.


       Em 1976, o número de terminais ins­                                                                                                                                                                                                                 A informatização trouxe uma agili­

       talados praticamente dobrou, passando                                                                                                                                                                                                       dade incrível  na  resolução das mais


       para 97.960 e 16 funcionários por mil                                                                                                                                                                                                       variadas questões, abrangendo cerca de


       terminais.                                                                                                                                                                                                                                  80% da companhia, desde dúvidas de as­

                                                                                                                                                                                                                                                   sinantes, auxílio nos mais diversos pla­


                    Aprimoramento contínuo                                                                                                                                                                                                         nejamentos, dos simples aos complexos


                                                                                                                                                                                                                                                   e até a execução do controle de estoque


              O aperfeiçoamento sempre foi  preo­                                                                                                                                                                                                  dos almoxariíados, sem contar a veloci­


       cupação para a CTBC. No ano de  1980,                                                                                 E dificio-sede da  C om panhia  Telefónica da                                                                         dade com que são sanados os defeitos


       sua área de atuação, com a transferên­                                                                                Borda do Campo, em São Bernardo, SP.                                                                                  nas linhas de assinantes através do su­

                                                                                                                                                                                                                                                   porte desse setor.


                                                                                                                                                                                                                                                           Para alcançar tal rapidez, os técnicos


                                                                                                                                                                                                                                                   da CTBC desenvolveram o SSO (Sis­

                                                                                                                                                                                                                                                   tema de Suporte à Operação), um banco


                                                                Perfil do atual presidente                                                                                                                                                         de dados junto a um complexo de progra­


                                                                                                                                                                                                                                                   mas para processamento de informação,


                                                                                                                                                                                                                                                       ue opera desde 85. Também os meios

                    Ney Marques de Fontes não começa                                                                         Bernardo possuía 320 telefones a  mag­                                                                                3
                                                                                                                                                                                                                                                       e telecomunicações tendem a melhorar
             agora na área da telefonia. Em  1944, in­                                                                       néto.                                                                                                                 em muito sua qualidade e capacidade de


             gressou na extinta Companhia Telefô­                                                                                    Além dessas funções, Ney Fontes ocu­

             nica Brasileira (CTB), ocupando o cargo                                                                         pou, ainda, o cargo de superintendente du                                                                             transmissão, com a  implantação das


             de auxiliar escriturário, inspetor de trá­                                                                      Divisão do Interior e da Capital, superin­                                                                            Centrais por Programa Armazenado

             fego e chefe do Departamento de Tráfego                                                                         tendente geral do Tráfego para todo o Es­                                                                             (CPA) e das fibras ópticas.


             de Bauru.  Transferido para São Paulo,                                                                          tado de Sáo Paulo e, posteriormente, foi                                                                                      A companhia possui 8 centrais digi­

             ocupou a chefia de Tráfego Rural. Coinci­                                                                       assessor do presidente da Telesp, no mo­                                                                              tais em funcionamento.  Na primeira

             dentemente, atuou, durante três anos. na                                                                        mento em  que aquela empresa estava                                                                                   etapa do seu plano de crescimento serão


             Região do ABC. ocasião em que Santo An­                                                                         sendo criada, desvinculanao-se da Com­                                                                                concluídas mais 16. A CPA é um equipa­

             dré dispunha de 600 telefones, São Cae­                                                                         panhia Telefônica Brasileira.

             tano 400. ambos de bateria central, e Sáo                                                                               Já  no ano de  1974,  trabalhou como                                                                          mento dotado da mais moderna tecnolo­


                                                                                                                             diretor superintendente da Companhia                                                                                  gia. Ela funciona como um computador,

                                                                                                                             Telefônica Suburbana Paulista S/A -  Co-                                                                               pois as instruções para estabelecimento

                                                                                                                             tespa, onde foi responsável nela constru-                                                                              de ligações sáo armazenadas em me­


                                                                                                                                ão  do prédio  para  a  implantação de                                                                              mórias semipermanentes. podendo ser

                                                                                                                               14.800  terminais na cidade de Osasco.                                                                               alteradas sem qualquer intervensáo fí­


                                                                                                                             Após a  incorporação da Cotespa, Ney                                                                                   sica no equipamento.

                                                                                                                             Fontes voltou a assessorar a presidência


                                                                                                                             da Telesp.                                                                                                                     Atualmente as CPA’s operam com


                                                                                                                                     No período de março de 1977 a janeiro                                                                          transmissão de voz. textos, imagens fi­

                                                                                                                             de 80, aesenvolveu a função de diretor de                                                                              xas e dados de média velocidade, isto é.

                                                                                                                             Operação da Telegoiás, sendo responsá­                                                                                     ode-se acoplar à linha telefônica  um

                                                                                                                                                                                                                                                      ac-símile. um computador conectado a
                                                                                                                             vel pela operação e manutenção de todo o                                                                               F<

                                                                                                                             serviço telefônico em 200 municípios do                                                                                um banco de dados, telex, videotexto,


                                                                                                                             Estado. Posteriormente, passou a chefiar                                                                               além da transmissão de voz com alto pa­

                                                                                                                             o gabinete do presidente da Companhia                                                                                  drão de qualidade.


                                                                                                                             de Seguros do Estado de São Paulo -  Co-                                                                                        A intenção, a nível nacional, é com­

                                                                                                                             sesp.                                                                                                                   por. a médio e longo prazo, a RDSI1 Rede


                                                                                                                                     O  presidente da  CTBC é  mato-gros­

                                                                                                                             sense. nascido na cidade de Corumbá  Ca­                                                                                Digital  de Serviços Integrados), que


                                                                                                                             sado com  Dona Ruth Guimarães de Fon­                                                                                   permitirá o acesso, através de um único

                                                                                                                             tes, tem um  filho.  Luiz Ney  Marques de                                                                               meio, a amplo leque de serv iços, aten­


          jV e v  Marques de Fontes  presidente da CTBC-SP.                                                                  Fontes.                                                                                                                 dendo às necessidades específicas de um

                                                                                                                                                                                                                                                     número crescente de usuários.                                                                            »
   48   49   50   51   52   53   54   55   56   57   58