Page 52 - Telebrasil - Março/Abril 1989
P. 52

C T B C - S P :   3 5   a n o s   d e   h i s t ó r i a "











































































































                                                           boto histórica: Da esquerda para direita, Angelo Raphael Pellegrino, Jorge Beretta (1?presidente


                                                           da Telebrasil), Oliver Tognato,  Vicente Martins Júnior e Carlos Heis Cilho.











                                                                                                                                      A Companhia Telefônica  Brasileira,
        A               CTBC — SP, empresa de capital                                                                                 empresa canadense que atuava na área,                                                                                       telefonia e, principal mente, de implan­
                                                                                                                                                                                                                                                                   Brasileira),  profundo conhecedor de
                        aberto, cujos acionistas majori­


                        tários são Telebrás e Telesp, opera em                                                                                                                                                                                                     tação de redes, que se aliou aos funda­
                                                                                                                                      não se interessava em melhorar a estru­
         uma área de 3.170  knf e atende a  17                                                                                        tura de comunicação já existente.  Em                                                                                       dores.


         municípios localizados nas regiões do                                                                                        1954, Santo André contava com  700                                                                                                   Desta forma, há 35 anos, no dia 22 de


         Grande ABC  e Mogi das Cruzes. Seus                                                                                          telefones, São Bernardo com 400 e São                                                                                        março de  1954, esses homens fundam a


         serviços concentram-se em 96% no perí­                                                                                       Caetano do Sul, com 360. Dessa forma,                                                                                        CTBC, constituindo a primeira dire­


         metro urbano.  A população local é de,                                                                                       para cada grupo de  175 pessoas havia                                                                                        toria.  Estava encaminhada a soluçáo


         aproximadamente, 3,3 milhões de habi­                                                                                        um telefone. Em Mauá e Ribeirão Pires                                                                                        para o grave problema de telefonia que

         tantes.                                                                                                                      existiam apenas 10 e 75 aparelhos res­                                                                                       atrofiava o crescimento do ABC. A em­


                 O espaço de atuaçáo da companhia                                                                                     pectivamente.                                                                                                                presa contava, inicialmente, 90 empre­


         caracteriza-se como o maior centro in­                                                                                                A insuficiência do serviço telefônico                                                                               gados.


         dustrial do Brasil. Também, verifica-se                                                                                      entre essas cidades e entre elas e a Capi­                                                                                           Através da assinatura de contrato


         nestes últimos anos que a concentração                                                                                       tal acarretava graves conseqüências                                                                                          com a Ericsson, em 1955, foi adquirido o


         de renda e a afluência da classe média                                                                                       econômicas para o ABC, como o impedi­                                                                                        equipamento mais avançado da época


         para a região têm favorecido o cresci­                                                                                       mento da ampliação dos serviços públi­                                                                                      — o Crossbar, sistema telefônico pionei­

         mento de um pólo comercial poderoso e                                                                                        cos e privados, desestimulo à implanta­                                                                                      ro,  totalmente automático. Com esse


         de oferta de imóveis de bom padrão, nos                                                                                      ção de novas indústrias, pois, a exemplo                                                                                     equipamento, o serviço telefônico da re­


         principais centros urbanos.                                                                                                  das que já estavam aqui  instaladas,                                                                                         gião seria totalmente automático e me­


                 Neste contexto, o mercado de servi­                                                                                  teriam de manter escritórios em São                                                                                          dido, possibilitando ligações diretas e


         ços da CTBC está condicionado, por um                                                                                        Paulo, utilizando o serviço telefônico da                                                                                    automáticas, de telefone para telefone,


         lado, às exigências de um segmento eco­                                                                                      Capital. Essa problemática trazia como                                                                                       entre a rede da CTBC e a rede de Sào


         nômico expressivo, representado por 55                                                                                       resultante a morosidade no crescimento                                                                                       Paulo. Isso era a realização de uma as­


         mil  empresas industriais, comerciais e                                                                                      do ABC.                                                                                                                      piração coletiva.

        de serviços, para as quais os sistemas de


        telecomunicações são instrumentos de                                                                                                           O início de uma nova era                                                                                                           Trabalho e expansão


        produção.  Por outro lado, há o compro­


        misso social da companhia, em garantir                                                                                                Surge, afinal, um grupo de homens                                                                                             Em 30 de agosto de  1958, depois de


        amplo acesso dos serviços às camadas                                                                                          decididos. Em 5 de junho de 1951 reali­                                                                                      quatro anos de muito trabalho, a CTBC


        sociais de menor poder aquisitivo.                                                                                            za-se a primeira reunião para a funda­                                                                                       entrava em operação com um total de


                 A empresa possui, hoje, 280.867 ter­                                                                                 ção de uma companhia telefônica em                                                                                            7.600 terminais instalados.  Em Santo


        minais instalados; 5.532 telefones pú­                                                                                        Santo André, da qual participaram Oli­                                                                                       André 4.000;  São Bernardo do Campo

        blicos e 432.289 telefones (entre diretos,                                                                                    ver Tognato, Viçente Martins Júnior,                                                                                          1.200; São Caetano do Sul 2.000; Mauá


        ramais e extensões) em serviço. A densi­                                                                                      Jorge Beretta e Angelo Rafael Pelegri-                                                                                       200 e Ribeirão Pires 200. Nessa época, a


        dade telefônica da região é de 13,1 tele­                                                                                     no. Estes formaram uma comissão para                                                                                         população da  região era estimada em


        fones  por cem  habitantes,  uma  das                                                                                         elaborar os estudos, estatutos, levanta­                                                                                     434.769 pessoas. Havia, então, um tele­


        maiores do País.                                                                                                              mento de capitais e obtenção da conces­                                                                                      fone para cada grupo de 57 habitantes e


                                                                                                                                      são do serviço.                                                                                                               um serviço  altamente moderno e efi­


                        Um vôo através do tempo                                                                                                Procedidos os estudos técnicos e eco­                                                                               ciente. Nesse mesmo ano, a CTBC, com


                                                                                                                                      nômicos e verificada a viabilidade de do­                                                                                     113 funcionários, passa a atender Rio


                Na década  de  50,  para garantir o                                                                                   tar os municípios do ABC  de um mo­                                                                                           Grande da Serra.


        crescimento da região do ABC era vital                                                                                        derno e adequado serviço telefônico, Oli­                                                                                             Em  1961, também Cubatáo contava


        possuir um serviço telefônico eficiente.                                                                                      ver Tognato entra em contato com as                                                                                           com o serviço telefônico da companhia.


                                                                                                                                      autoridades municipais, além de conhe­                                                                                        Em 1964, a área do ABC, em termos de



       <*) Colaboração da  Assessona de Comunicação                                                                                   cer Carlos Reis Filho, então superinten­                                                                                      telefonia, era a mais bem atendida do

       Social da CTBC-SP.                                                                                                             dente da CTB (Companhia Telefônica                                                                                            Brasil, dispondo de 6,2 telefones para
   47   48   49   50   51   52   53   54   55   56   57