Page 62 - Telebrasil - Setembro/Outubro 1988
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correios
As novas metas da ECT
As metas a curto prazo da nova adminis-
irto pi
tração central da ECT, se tçuncgundo o atual presi-
dente Joel Marciano Rauber, direcionam-se,
basicamente, em três sentidos: do empre
gado, do usuário e da parte comercial da em
presa, “já que é preciso faturar”, enfatizou.
Quanto aos empregados, esclareceu o
dirigente, o objetivo é o de procurar manter
um nível de entendimento relativo às suas
reais necessidades, como salário e saúde, por
exemplo, “a fim de se resguardar a empresa
de futuras paralisações, que apenas prejudi
cam a todos”.
No que concerne aos usuários, as diretri
zes aglutinam-se com as que são voltadas
ara a área comercial. A idéia, explicou Rau-
e r, é fomentar o cliente a procurar cada vez (EÍD) 0 DR/RJ da ECT, Alexandre Fernandes e o presidente da empresa, Joel Marciano
mais os Correios, aumentando, por conse
guinte, a sinergia com os serviços. Buscando
abrir este leque de contato com o usuário, a sistema computadorizado, que permitirá pe ridade às de maior porte.
empresa permitirá a oportunidade de capta sar, tarifar, emitir recibos e dar encaminha O diretor regional, no entanto, esclareceu
ção maior de receita. mento às correspondências, através de um que não pode haver por parte do usuário a vi
Neste sentido, a ECT irá procurar se ade código de barras. 0 presidente informou são de que apenas o atendimento nas agên
quar a qualquer necessidade do usuário — quanto a este item: cias seja a única atividade da empresa:
seja de entrega, distribuição de material, — Já entramos em entendimento com o — Quando ela aplica seu orçamento obje
abrangendo qualquer tipo de serviço — e mo CPqD, da Telebrás, para acordo de coopera tiva atender às três atividades básicas que
bilizando, inclusive, um atendimento in ção técnica que desenvolva estes novos pro são o atendimento, triagem/encaminna-
terno da empresa no que tange a viaturas, dutos, a fim de que a indústria brasileira pos mento e distribuição, de acordo com o trinô-
ue possa arcar com os novos encargos que sa produzi-los, pois sabemos que ela tem con mio da rapidez, regularidade e segurança,
everão ser demandados. dições. nosso tripé de confiabilidade em tomo do
A nível internacional, a empresa irá cul uai gravitam todas as outras atividades,
Automação e setor internacional tivar maior dinamismo, adequando-se às Neste sentido, a empresa precisa ser bem es
atuais necessidades de intercâmbio e enqua truturada na área operacional, de viaturas e
Outras metas estão ligadas ao setor co drando-se de acordo com a demanda. “Para de treinamento de pessoal.
mercial, visando também um melhor atendi isto estamos desenvolvendo um novo vale No que tange à interiorização dos serviços
mento ao cliente, como uma política mais postal internacional, além do SAL, que tru- dos Correios, Alexandre garantiu que a atua
ofensiva na área de marketing, buscando-se duzido do inglês seria algo como “encami ção da empresa vem se repetindo a cada ano
na área operacional uma base forte para se nhamento aéreo internacional não priori neste setor, procurando atingir a população
poder absorver tudo que o setor comercial es tário”. Um serviço com tarifa intermediária em qualquer que seja a situação, em cada
tará oferecendo de novo para o usuário. In entre n atual aérea e marítima, que em 15 sede de município, sempre com uma unidade.
clui-se ainda dentro deste conceito de novo, dias trataria de entregar a encomenda ao “Você pode até não ter um posto de gasolina,
medidas à automação de agências e atendi destino. mas de um de Correio você vai ter”. E comple
mento dos Correios a nível internacional. O serviço por tarifa aérea, mais rápida e mentou:
Até então o processo de automação de mais cara, leva de 3 a 4 dias para entregar a — O atendimento é uma função direta do
agências, com sistema-piloto implantados no encomendu. A marítima, mais barata a nível crescimento, da expansão, enfim. A cada pólo
Rio e São Paulo, consiste num atendimento a internacional, leva, em compensação, de 3 a que se cria, é uma nova meta que a empresa
nível interno, de funcionários, na prestação 4 meses para cumprir seu destino. A SAL tem que atingir, atendendo-o. Significa que
de serviços que envolvem formulários (vale seriu intermediária em tempo e em preço. também somos uma função social e devemos
postal, reembolso, contabilidade da agência), Aliás, por falar em tarifa, o dirigente consi estar sempre ao lado do cidadão.
mas que naturalmente reflete, facilitando o derou que as cobradas pelos serviços da ECT
trabalho no balcão em contato direto com o de um modo geral vêm acompanhando a in-
cliente. flução do País e que estão reais em termos de
Ainda a curto prazo, o presidente da ECT mercado. ECT-PRESS
afirmou que serão implantados nos balcões Alexandre Carlos Pinheiro Fernandes,
equipamentos que, embora ainda manipula atual Diretor Regional do Rio de Janeiro, in-
dos pelos funcionários, serão ligados ao nível formou que dan icfodo seguimento às diretrizes
de atendimento direto com o cliente, agili traçadas pela A ECT foi apontada pela revista Exame como
açadas pela i administração central, será
zando os serviços de forma a evitar filas. Tra- dado curso também ao sistema de automação a empresa brasileira do setor de serviços públi
ta-se de balanças eletrónicas, acopladas a um para outras unidades, no Rio, dando-se prio- cos que apresentou o maior índice de produtivi
dade em 1988. Alcançou também a segunda
colocação em liquidez financeira, terceira em
capitalização e oitava em faturamento (Cz$ 21
Currículo dos novos dirigentes da ECT bilhões).
Já foram inauguradas as novas instalações do
Joel Marciano Rauber — gaúcho, 40, dente. complexo Postal Telegráfico de Volta Redonda,
economista pela Fac. deEcon. e Finanças Alexandre Carlos Pinheiro Fernan
RJ (1973). Possui vários cursos das áreas des — carioca, 31 formado pela Escola RJ, composto de: Centro de Distribuição Domi
telegráficas e postal, e de informática Superior de Administração Postal. Possui ciliária, Centro Operacional, Cabine Pública de
pela Edisa (1983). Participou de congres larga experiência no setor postal da em Telex, Centro de Transmissão e Entrega Tele
sos e seminários. Membro de conselhos presa. Está na ECT há dez anos onde gráfica e Agência Postal Telegráfica. Búzios
das áreas postal e de telecomunicações. exerceu as funções de subgerente de (Cabo Frio) também ganhou nova agência de
Entre os títulos, "Ordem do Mérito das Operações Metropolitanas do SERCA — Correios.
Comunicações”e tfGrau de Cavaleiro”. De Serviço de Correspondência Agrupada —rviç
1968/75 trabalhou na Embratcl, onde RJ; Geren te de Suprimento na DR/SP 0 Export Post é o novo serviço lançado pela
ocupou cargos de chefia. Deseje 1975 está Ge
erente de rente de Operação Postais no Rio,
na ECT, quando até 3 de agosto de 1988 quando *uando foi escolhido para o atual cargo de ECT destinado à exportação e importação de ob
ocupava o cargo de DR/RJ. Eleito presi DR/RJ. jetos com valor declarado de até 3 mil dólares,
peso máximo de até 20 kg e totalmente seguro.