Page 62 - Telebrasil - Setembro/Outubro 1988
P. 62

correios













                                                                                                            As novas metas da ECT












                     As metas a curto prazo da nova adminis-
                                                      irto pi

             tração central da ECT, se                                   tçuncgundo o atual presi-

             dente Joel Marciano Rauber, direcionam-se,


             basicamente,  em  três  sentidos:  do  empre­

             gado, do usuário e da parte comercial da em­


             presa, “já que é preciso faturar”, enfatizou.

                     Quanto  aos  empregados,  esclareceu  o

             dirigente, o objetivo é o de procurar manter


             um nível de entendimento relativo às suas

             reais necessidades, como salário e saúde, por


             exemplo, “a fim de se resguardar a empresa

             de futuras paralisações, que apenas prejudi­


             cam a todos”.

                     No que concerne aos usuários, as diretri­

             zes  aglutinam-se  com  as  que  são  voltadas


                ara a área comercial. A idéia, explicou Rau-
             e     r, é fomentar o cliente a procurar cada vez                                                                        (EÍD) 0  DR/RJ da ECT, Alexandre Fernandes e o presidente da empresa, Joel Marciano



              mais  os  Correios,  aumentando,  por  conse­

              guinte, a sinergia com os serviços. Buscando

              abrir este leque de contato com o usuário, a                                                                           sistema computadorizado, que permitirá pe­                                                                                  ridade às de maior porte.


              empresa permitirá a oportunidade de capta­                                                                             sar, tarifar, emitir recibos e dar encaminha­                                                                                        O diretor regional, no entanto, esclareceu


             ção maior de receita.                                                                                                   mento  às  correspondências,  através  de  um                                                                               que não pode haver por parte do usuário a vi­

                     Neste sentido, a ECT irá procurar se ade­                                                                       código  de  barras.  0   presidente  informou                                                                               são de que apenas o atendimento nas agên­

              quar a qualquer necessidade do  usuário —                                                                              quanto a este item:                                                                                                         cias seja a única atividade da empresa:


              seja  de  entrega,  distribuição  de  material,                                                                                — Já entramos em entendimento com o                                                                                          — Quando ela aplica seu orçamento obje­

              abrangendo qualquer tipo de serviço — e mo­                                                                            CPqD, da Telebrás, para acordo de coopera­                                                                                   tiva  atender  às três atividades básicas que

              bilizando,  inclusive,  um  atendimento  in­                                                                           ção técnica que desenvolva estes novos pro­                                                                                  são  o  atendimento,  triagem/encaminna-


              terno da empresa no que tange a  viaturas,                                                                              dutos, a fim de que a indústria brasileira pos­                                                                             mento e distribuição, de acordo com o trinô-

                 ue possa arcar com os novos encargos que                                                                             sa produzi-los, pois sabemos que ela tem con­                                                                               mio  da  rapidez,  regularidade  e  segurança,


                 everão ser demandados.                                                                                              dições.                                                                                                                      nosso  tripé  de  confiabilidade  em  tomo  do
                                                                                                                                              A nível internacional, a empresa irá cul­                                                                              uai  gravitam  todas  as  outras  atividades,


                       Automação e setor internacional                                                                                tivar  maior  dinamismo,  adequando-se  às                                                                                  Neste sentido, a empresa precisa ser bem es­

                                                                                                                                      atuais necessidades de intercâmbio e enqua­                                                                                 truturada na área operacional, de viaturas e


                      Outras  metas  estão  ligadas ao  setor co­                                                                     drando-se de acordo com a demanda.  “Para                                                                                   de treinamento de pessoal.


              mercial, visando também um melhor atendi­                                                                               isto  estamos  desenvolvendo  um  novo  vale                                                                                          No que tange à interiorização dos serviços

              mento  ao  cliente,  como  uma  política  mais                                                                          postal  internacional, além do SAL, que tru-                                                                                 dos Correios, Alexandre garantiu que a atua­


              ofensiva na área de marketing, buscando-se                                                                              duzido  do  inglês  seria  algo  como  “encami­                                                                              ção da empresa vem se repetindo a cada ano

              na área operacional uma base forte para se                                                                              nhamento  aéreo  internacional  não  priori­                                                                                 neste setor, procurando atingir a população


              poder absorver tudo que o setor comercial es­                                                                           tário”. Um serviço com tarifa intermediária                                                                                  em  qualquer  que  seja  a  situação,  em cada

              tará oferecendo de novo para o usuário.  In­                                                                            entre n  atual  aérea e  marítima,  que em  15                                                                               sede de município, sempre com uma unidade.

              clui-se ainda dentro deste conceito de novo,                                                                            dias  trataria  de  entregar  a  encomenda  ao                                                                               “Você pode até não ter um posto de gasolina,


              medidas à automação de agências e atendi­                                                                               destino.                                                                                                                      mas de um de Correio você vai ter”. E comple­


              mento dos Correios a nível internacional.                                                                                       O serviço por tarifa aérea, mais rápida e                                                                             mentou:

                      Até  então  o  processo  de  automação  de                                                                      mais cara, leva de 3 a 4 dias para entregar a                                                                                         — O atendimento é uma função direta do


              agências, com sistema-piloto implantados no                                                                             encomendu. A marítima, mais barata a nível                                                                                    crescimento, da expansão, enfim. A cada pólo

              Rio e São Paulo, consiste num atendimento a                                                                             internacional, leva, em compensação, de 3 a                                                                                   que se cria, é uma nova meta que a empresa


              nível  interno, de funcionários, na prestação                                                                           4  meses  para  cumprir  seu  destino.  A  SAL                                                                                tem que atingir, atendendo-o. Significa que

              de serviços que envolvem  formulários (vale                                                                             seriu  intermediária  em  tempo  e  em  preço.                                                                                 também somos uma função social e devemos

              postal, reembolso, contabilidade da agência),                                                                            Aliás, por falar em tarifa, o dirigente consi­                                                                                estar sempre ao lado do cidadão.


              mas que naturalmente reflete, facilitando o                                                                             derou que as cobradas pelos serviços da ECT


             trabalho no balcão em contato direto com o                                                                                de um modo geral vêm acompanhando a in-

             cliente.                                                                                                                  flução do País e que estão reais em termos de


                     Ainda a curto prazo, o presidente da ECT                                                                          mercado.                                                                                                                                                   ECT-PRESS

             afirmou  que serão  implantados  nos balcões                                                                                      Alexandre  Carlos  Pinheiro  Fernandes,


             equipamentos que, embora ainda manipula­                                                                                  atual Diretor Regional do Rio de Janeiro, in-


             dos pelos funcionários, serão ligados ao nível                                                                            formou  que dan                         icfodo seguimento às diretrizes

             de  atendimento  direto  com  o  cliente,  agili­                                                                         traçadas  pela                                                                                                                      A ECT foi apontada pela revista Exame como
                                                                                                                                            açadas  pela  i administração  central,  será

             zando os serviços de forma a evitar filas. Tra-                                                                           dado curso também ao sistema de automação                                                                                      a empresa brasileira do setor de serviços públi­

             ta-se de balanças eletrónicas, acopladas a um                                                                             para outras unidades, no Rio, dando-se prio-                                                                                   cos que apresentou o maior índice de produtivi­

                                                                                                                                                                                                                                                                      dade  em  1988.  Alcançou  também a segunda



                                                                                                                                                                                                                                                                       colocação  em  liquidez financeira, terceira em


                                                                                                                                                                                                                                                                       capitalização e oitava em faturamento (Cz$ 21

                                          Currículo dos novos dirigentes da ECT                                                                                                                                                                                        bilhões).







                                                                                                                                                                                                                                                                             Já foram inauguradas as novas instalações do
                      Joel Marciano Rauber — gaúcho,  40,                                                                               dente.                                                                                                                          complexo Postal Telegráfico de Volta Redonda,


                      economista pela Fac. deEcon. e Finanças                                                                           Alexandre  Carlos  Pinheiro  Fernan­

                      RJ (1973). Possui vários cursos das áreas                                                                         des —  carioca,  31  formado  pela  Escola                                                                                      RJ, composto de: Centro de Distribuição Domi­


                      telegráficas  e  postal,  e  de  informática                                                                      Superior de Administração Postal. Possui                                                                                        ciliária, Centro Operacional, Cabine Pública de

                      pela Edisa (1983). Participou de congres­                                                                         larga experiência  no setor postal da em ­                                                                                      Telex, Centro de Transmissão e Entrega Tele­


                      sos  e  seminários.  Membro  de  conselhos                                                                        presa.  Está  na  ECT  há  dez  anos  onde                                                                                      gráfica  e  Agência  Postal  Telegráfica.  Búzios


                      das áreas postal  e  de  telecomunicações.                                                                         exerceu  as  funções  de  subgerente  de                                                                                        (Cabo Frio)  também  ganhou nova agência de

                      Entre os  títulos,  "Ordem  do  Mérito  das                                                                        Operações Metropolitanas do SERCA  —                                                                                            Correios.


                      Comunicações”e tfGrau de Cavaleiro”. De                                                                            Serviço de Correspondência Agrupada —rviç


                      1968/75  trabalhou  na  Embratcl,  onde                                                                            RJ;  Geren te                     de Suprimento  na  DR/SP                                                                            0 Export Post é o novo serviço lançado pela

                      ocupou cargos de chefia. Deseje 1975 está                                                                          Ge
                                                                                                                                              erente  de rente  de  Operação  Postais  no  Rio,

                       na  ECT, quando até 3 de agosto de 1988                                                                           quando *uando foi escolhido para o atual cargo de                                                                                ECT destinado à exportação e importação de ob­

                       ocupava  o cargo de DR/RJ.  Eleito presi­                                                                          DR/RJ.                                                                                                                         jetos com valor declarado de até 3 mil dólares,

                                                                                                                                                                                                                                                                          peso máximo de até 20 kg e totalmente seguro.
   57   58   59   60   61   62   63   64   65   66   67