Page 69 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 1987
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M e n o s d e f e i t o s n a s r e d e s t e l e f ô n i c a s
0 I Seminário Nacional de Redes
Telefônicas, promovido pelo jornalista
Ethevaldo Siqueira, diretor da Revista
Nacional de Telemática (RNT), com
apoio do Sistema Telebrás, reuniu, em
São Paulo, em setembro, empresas de
telefonia de todo o País, para uma avali
ação do setor.
Dirceu Baraviera, chefe da Divisão O Sistema
de Operação do STB e um dos conferen Telebrás
cistas, revelou que, de acordo com as es agiliza sua
tatísticas da holding, o índice de proble equipe
mas e falhas do sistema de operações de atendimento
visando
apresentou queda no período compreen uma rotina
dido entre 1975 e 1980. operacional
Entretanto, no qüinqüênio 80/85 mais eficiente.
este índice manteve-se inalterado, o
que, segundo ele, significa uma estabili
dade que não representa queda na qua cativa, que, embora não acarrete novas telefones que são consertados.
lidade de serviços e sim uma estrutura reclamações, se não devidamente ano A distribuição dos defeitos represen
ção sistemática, composta hoje por 7,8 tado nos registros de ocupação de pares, tada numa escala de 90,5% aponta que
milhões de terminais telefônicos ins pode acarretar a designação de um par 62,5% de aparelhos apresentam defeitos
talados; 7,3 milhões em serviço; 150,6 defeituoso. normais e 28% por vandalismo. Como
mil de telefones públicos. Baraviera as Os telefones públicos representam solução para este problema, o Sistema
sinalou que o plano de expansão da 1,2% do total em operação. No entanto, Telebrás vai direcionar sua gerência de
Telebrás está acelerado e sua meta é de registram 9,1% das solicitações de con atendimento, tomando as visitas produ
11.4 milhões de terminais em 1990 com serto, tornando-se o item mais expres tivas e adequando seu padrão funcional
17.5 milhões de telefones em serviço em sivo na qualidade do serviço. Para re a uma rotina operacional mais efi
todo o País. presentar graficamente esta tabela de ciente.
Segundo Baraviera, a rede de cabos incidências, Baraviera ressaltou que, Atualmente, a Telebrás conta com
representa atualmente 21,6% dos defei para cada 100 solicitações de consertos um contingente de 13.800 instalado-
tos apresentados pelo sistema. A preo em telefones .públicos, 14% são prove res/reparadores. Comparado o índice de
cupação da Telebrás com relação a estes nientes de usuários; 30% de emprega visitas improdutivas (24%), pelo menos
problemas está centrada na qualidade dos, com uma contrapartida de 9% dos 1.250 reparadores tomam-se ociosos à
da manobra de pares, bastante signifí- casos sem remoção dos defeitos e 35% de empresa.
operadora está divulgando um mento rádio monocanal, com
SUL-SUDESTE interessante informe publici NORTE-NORDESTE terminal ligado diretamente a
tário, em que modelos dos veí Palmeira dos índios, automati
culos de atendimento da empre zado com acesso a DDD DDL
• Há 100 anos o telefone chegou sa ilustram o número de termi • A Telasa instalou um mo
a Curitiba. Hoje, é a segunda nais instalados, corresponden derno posto telefónico, dotado • A Telepará, em 88, espera al
capital mais bem servida com tes a seus respectivos anos. Em do que existe de mais atual no cançar a marca de 127.353 tele
8erviços de telefonia (a primei 1987, por exemplo, constam campo das telecomunicações, fones em todo o Estado do Pará,
ra é Brasília), contando com um 670.260 terminais, sendo que no longínquo povoado Mata
dos mais baixos índices de con 628.407 convencionais e 41.853 Burro, sertão das Alagoas. O seguindo a meta do Minicom
que, no seu plano de expansão,
gestionamento de tráfego tele CPA-T. novo PS funciona com o equipa prevê até o final da década, a
fônico. São aproximadamente
268 mil terminais instalados, instalação de 4 milhões e 600
mil novos telefones no Brasil.
sendo que distribuídos pela ci
dade constam 3.623 telefones
públicos, ou os populares "ore
lhões”.
• Segundo relatório da Tele
brás, até o mês de julho. São • A Telebrasília ativará seu ca
Paulo, Paraná e Minas Gerais dastro geral de operações
aram os Estados com o maior <CGO), que vai promover ino
número de propriedades rurais vações no sistema de gerência
goladas atendidas com o ser- de prestação de serviços da em
v,Ço de telecomunicações. Com presa, com a automatização de
l8so, no término do primeiro se fluxos e procedimentos. Sua
mestre de 1987, Telesp, Telepar principal vantagem será a
eTelemig mantinham respecti- garantia de integridade das in
^amente 34.110, 16.409 e formações de serviços e reparos,
15.906 terminais em operação. è a redução do tempo de execu
ção destes serviços, em benefi
• Por falar em Telemig, a cio do usuário.
^brcteií, Nov Dez 87