Page 69 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 1987
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M e n o s   d e f e i t o s   n a s   r e d e s   t e l e f ô n i c a s









                0 I Seminário Nacional de Redes


         Telefônicas, promovido pelo jornalista


         Ethevaldo Siqueira, diretor da Revista


          Nacional de Telemática (RNT), com


         apoio do Sistema Telebrás, reuniu, em


         São Paulo, em setembro, empresas de


         telefonia de todo o País, para uma avali­


          ação do setor.


                Dirceu Baraviera, chefe da Divisão                                                                                              O Sistema


          de Operação do STB e um dos conferen­                                                                                                     Telebrás


         cistas, revelou que, de acordo com as es­                                                                                            agiliza sua


          tatísticas da holding, o índice de proble­                                                                                                    equipe


          mas e falhas do sistema de operações                                                                                     de atendimento

                                                                                                                                                      visando
          apresentou queda no período compreen­                                                                                               uma rotina


          dido entre 1975 e 1980.                                                                                                            operacional


                Entretanto, no qüinqüênio 80/85                                                                                      mais eficiente.


          este índice manteve-se inalterado, o


         que, segundo ele, significa uma estabili­



         dade que não representa queda na qua­                                                                            cativa, que, embora não acarrete novas                                                                            telefones que são consertados.

          lidade de serviços e sim uma estrutura­                                                                         reclamações, se não devidamente ano­                                                                                     A distribuição dos defeitos represen­


         ção sistemática, composta hoje por 7,8                                                                           tado nos registros de ocupação de pares,                                                                         tada numa escala de 90,5% aponta que


         milhões de terminais telefônicos ins­                                                                            pode acarretar a designação de um par                                                                            62,5% de aparelhos apresentam defeitos


         talados; 7,3 milhões em serviço; 150,6                                                                           defeituoso.                                                                                                      normais e 28% por vandalismo. Como


         mil de telefones públicos. Baraviera as­                                                                                 Os telefones públicos representam                                                                        solução para este problema, o Sistema


         sinalou que o plano de expansão da                                                                                1,2% do total em operação. No entanto,                                                                          Telebrás vai direcionar sua gerência de


         Telebrás está acelerado e sua meta é de                                                                          registram 9,1% das solicitações de con­                                                                          atendimento, tomando as visitas produ­


         11.4 milhões de terminais em 1990 com                                                                            serto, tornando-se o item mais expres­                                                                           tivas e adequando seu padrão funcional


         17.5 milhões de telefones em serviço em                                                                           sivo na qualidade do serviço. Para re­                                                                          a uma rotina operacional mais efi­


         todo o País.                                                                                                      presentar graficamente esta tabela de                                                                           ciente.


                Segundo Baraviera, a rede de cabos                                                                         incidências, Baraviera ressaltou que,                                                                                   Atualmente, a Telebrás conta com


         representa atualmente 21,6% dos defei­                                                                            para cada 100 solicitações de consertos                                                                          um contingente de 13.800 instalado-


         tos apresentados pelo sistema. A preo­                                                                            em telefones .públicos, 14% são prove­                                                                           res/reparadores. Comparado o índice de


         cupação da Telebrás com relação a estes                                                                           nientes de usuários; 30% de emprega­                                                                             visitas improdutivas (24%), pelo menos


         problemas está centrada na qualidade                                                                              dos, com uma contrapartida de 9% dos                                                                             1.250 reparadores tomam-se ociosos à


         da manobra de pares, bastante signifí-                                                                            casos sem remoção dos defeitos e 35% de                                                                          empresa.













                                                                                               operadora está divulgando um                                                                                                                                            mento rádio monocanal, com


                          SUL-SUDESTE                                                          interessante informe publici­                                                              NORTE-NORDESTE                                                               terminal ligado diretamente a


                                                                                               tário, em que modelos dos veí­                                                                                                                                          Palmeira dos índios, automati­

                                                                                               culos de atendimento da empre­                                                                                                                                          zado com acesso a DDD DDL

           • Há 100 anos o telefone chegou                                                     sa ilustram o número de termi­                                                      • A Telasa instalou um mo­

           a Curitiba. Hoje, é a segunda                                                       nais instalados, corresponden­                                                      derno posto telefónico, dotado                                                      •  A Telepará, em 88, espera al­


           capital mais bem servida com                                                        tes a seus respectivos anos. Em                                                     do que existe de mais atual no                                                      cançar a marca de 127.353 tele­

           8erviços de telefonia (a primei­                                                    1987, por exemplo, constam                                                          campo das telecomunicações,                                                          fones em todo o Estado do Pará,


           ra é Brasília), contando com um                                                     670.260 terminais, sendo que                                                         no longínquo povoado Mata


           dos mais baixos índices de con­                                                     628.407 convencionais e 41.853                                                       Burro, sertão das Alagoas. O                                                        seguindo a meta do Minicom
                                                                                                                                                                                                                                                                        que, no seu plano de expansão,

           gestionamento de tráfego tele­                                                      CPA-T.                                                                               novo PS funciona com o equipa­                                                      prevê até o final da década, a

           fônico. São aproximadamente


           268 mil terminais instalados,                                                                                                                                                                                                                                instalação de 4 milhões e 600
                                                                                                                                                                                                                                                                         mil novos telefones no Brasil.
           sendo que distribuídos pela ci­


           dade constam 3.623 telefones


           públicos, ou os populares "ore­

           lhões”.





           • Segundo relatório da Tele­


           brás, até o mês de julho. São                                                                                                                                                                                                                               • A Telebrasília ativará seu ca­


           Paulo, Paraná e Minas Gerais                                                                                                                                                                                                                                dastro geral  de operações

           aram os Estados com o maior                                                                                                                                                                                                                                  <CGO), que vai promover ino­


           número de propriedades rurais                                                                                                                                                                                                                                vações no sistema de gerência


           goladas atendidas com o ser-                                                                                                                                                                                                                                 de prestação de serviços da em­

           v,Ço de telecomunicações. Com                                                                                                                                                                                                                                presa, com a automatização de


           l8so, no término do primeiro se­                                                                                                                                                                                                                             fluxos e procedimentos. Sua


           mestre de 1987, Telesp, Telepar                                                                                                                                                                                                                              principal  vantagem será a

           eTelemig mantinham respecti-                                                                                                                                                                                                                                 garantia de integridade das in­


           ^amente 34.110,  16.409 e                                                                                                                                                                                                                                    formações de serviços e reparos,

           15.906 terminais em operação.                                                                                                                                                                                                                                è a redução do tempo de execu­



                                                                                                                                                                                                                                                                         ção destes serviços, em benefi­

          • Por falar em Telemig,  a                                                                                                                                                                                                                                     cio do usuário.





       ^brcteií, Nov Dez 87
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