Page 53 - Telebrasil - Maio/Junho 1987
P. 53

T e l e m a r k e t i n g :   u m   n o v o   c o n c e i t o













                 Profissionais  da  área  de  marketing reu­                                                                      se, então,  um  roteiro.                                                                                                          A IBM esteve presente na figura de Peter


         niram -se  em  sem inário  na  A ssociação  Co­                                                                                   Valter Cunha, gerente de comunicação e                                                                           E.  Minoga,  representante de apoio a  m arke­

         mercial  do  Rio de Janeiro para trocarem ex­                                                                            te le m a r k e tin g   da  Sotreq  S'A  T ratores  e                                                                     ting, que enfatizou algum as  regrinhas bási­


         periências  quanto  ao  Telem arketing,  outra                                                                            E quipam entos,  afirm ou  que  depois  da  im ­                                                                        cas  para  um  bom  d esem p en ho  do  TLM K,


         proposta de atuação no setor de com ercializa­                                                                           plantação  do  Servifone,  o  telem arketing  de                                                                         como  informar  o  cliente  de  novos  produtos,

         ção de produtos, que vem se consolidando há                                                                              sua empresa, que atua muito na area de ven­                                                                               nem  que ele  náo compre,  nunca  m entir,  tra­


         cerca de 5 anos.  De acordo com os m ais avisa­                                                                          das de  peças e serviços mecânicos, já  comer­                                                                           tar todos  iguais,  náo usar o tam anho da  em ­


         dos, não se pode discutir m arketinge vendas                                                                             cializou,  nos  prim eiros quatro  m eses  desse                                                                         presa como parâmetro e.  na sua opinião, ev i­

         atualm ente  sem  se  mencionar o  conceito  de                                                                          ano, Cz$ 28 m ilhões e  náo estão incluídos as                                                                           tar contato com  a concorrência.  Por sua  vez,


         Telem arketing.                                                                                                          vendas  de  m áquinas  e  im plem entos  inicia­                                                                         Jorge Tadeu, da  W hite M artins, produtora e


                 Segundo  um  dos  expositores,  Mário  Sér­                                                                      das  pelo Servifone e concluídas  pelos depar­                                                                           distribuidora  de  gás  na  form a  liq u efeita ,

         gio de Camargo, d ire tor-gerente da Teleaçáo                                                                            tam entos de  Venda de  M áquinas”.  "Espera­                                                                            falou  dos 3 TLMK  de sua  empresa:  o  Ligue-


         Consultoria  e  Treinam ento  em  Telem arke-                                                                             mos vender, em  87, 4  m ilhões de dólares em                                                                           W hite,  para  distribuição a  grandes clientes,

        ting-S/C  Ltda.  e diretor-presidente da  RCT-                                                                            peças e serviços através do Servifone”.                                                                                  o Servifone,  menores clientes de determ ina­


         Rio Claro Telem arketing,  introdutor do con­                                                                                                                                                                                                     das praças e o Radio-( lás, que fica circulando


        ceito no Brasil, através do Sistem a Telebrás:                                                                                                                                                                                                     pelas ruas até ser chamado.

        "Vivemos um cenário de m udanças que leva                                                                                                                                                                                                                  Mário Sérgio  estim a  que existam   15  mil


        ao surgim ento de  novas ferram entas de  tra­                                                                                                                                                                                                    em presas que t rabalhem com TLMK  no Bra­
                                                                                                                                                                               TÍUMATlCA
        balho, e o TLMK, no caso, é uma delas”. Uma                                                                                                                                                                                                       sil  Elas  se  dividem   entre  as  In-House (uso

         verdadeira  avalanche  de  informações sobre                                                                                                                                                                                                     domestico) e as agências (que prestam  servi­


         as virtudes dessa nova ferram enta do marke­                                                                                                                                                                                                     ços)  A Tclerj, que também fez parte do sem i­

         ting invadiu  e estim ulou  um  mercado ávido                                                                                                                                                                                                     nário,  representada  pelo seu gerente de pro­


         de novas técnicas para vencer a crise.                                                                                                                                                                                                           duto.  Aloisio  Mota  Rezende,  presta  serviços


                O TLMK é basicam ente apoiado na infor­                                                                                                                                                                                                   de  agên cia,  tem porários  e  lim itados,  m as
                                                                                                                                                                            m iM A R K t TING                    INOUSIRIAU/AÇAO
         mática,  tanto  para  controle  dos  próprios cli­                                                                                                                                                      ^  DOS SI AVISOS j                       com  respaldo  em  telecom unicações.  "A  pos­


         entes,  quanto  na  necessidade  de  softwares                                                                                                                                                                                                   tura da Telcrj  náo e concorrer com as outras,


         para  pesquisas  (m ercadológica,  de  opinião,                                                                                                                                                                                                  mas  trabalhar  em  conjunto”,  assegurou.  As

         etc).  No entanto, devo funcionar também  in­                                                                                                                                                                                                    agências também realizam serviços de asses-


         tegrado com  uma  equipe de  profissionais de
                                                                                                                                                                                                                                                          soriu externu.
         m arketing,  propaganda,  telecom unicações,
                                                                                                                                                                          OESMASSIMCAO                                                                            Agora  no segundo sem estre diversas em ­
         O&M. Náo se trata, ainda, apenas de pessoas                                                                                                                                                                                                      presas  deverão  fundar  a  A B T -A ssociação


         postadas  ao  telefon e  solicitando  negócios.                                                                                                                                                                                                  Brasileira  de  Telem arketing  que  terá  como

         Antes de tudo, a em presa precisa de  um  pla­                                                                                                                                                                                                   m elas iniciais criar um código de ética para o


         no de atividades e da  integração do TLMK à                                                                              Composição das  torças  que atuam  sobre o                                                                              setor e viabilizara realização do  1" Congresso

         estratégia mercadológica vigente, adotando-                                                                              TMK T como pano de fundo.                                                                                               Brasileiro de Telem arketing.














                                             sul-sudeste                                                                          de surdos-mudos, escolas especializadas e en-                                                                           a  utilização  da  promoção  por  m erecim ento,
                                                                                                                                  tidades  assisten ciais  de  todo  Brasil,  ofere­                                                                      um dos fatores indispensáveis à  m otivação”.


                                                                                                                                  cendo o  equipamento.  Com  componentes  to­

         •   A  E m b r a te l  e stá   ex p a n d in d o   o  e q u i­                                                           ta lm en te  n acion ais,  está  avaliado  a tu a l­                                                                   •   A  T e le a c r e   está  am pliando  os  postos  de


         valente a 20'#  de sua rede terrestre de micro­                                                                          m ente em Cz$ 2.500,00, bastante inferior aos                                                                          serviço  para  m elhorar o  sistem a  de  ligação

        ondas com equipam entos produzidos no Bra­                                                                               sim ilares importados, e não interfere no fun­                                                                           interurbana, já tendo alguns de seus m unicí­


        sil  Foram  contratados  as  rotas  entre  Porto                                                                         cionamento  normal do telefone.                                                                                         pios  recebido  reforma  geral  e  am pliação  de


         Alegre e Recife e entre Rio de Janeiro e Bra­                                                                                                                                                                                                   cabines telefónicas.  A em presa tam bém   pre­
                                                                                                                                                                                                                                                         tende  levar avante  a  idéia  de colocar  telefo­
        sília.
                                                                                                                                                                norte-nordeste                                                                           nes públicos para crianças e paraplégicas nas



                                                                                                                                                                                                                                                         praças e nos postos de grande m ovim ento. Os
        •  A T elesc pretende im plantar até 31  de de

                                                                                                                                                                                                                                                         deficientes  irão  usufruir  de  rampa  especial
        zembro  1.500  telefones  sem ipúblicos  (foto)
                                                                                                                                                                                                                                                         de acesso aos TP’s.
        que  permitem  ao  cliente  ceder ao  público  a


        utilização da  linha para execução de cham a­                                                                                                                                                                                                    •  Já estão em funcionam ento os novos grava­

        das  locais  com  fichas  e  cham adas  a  cobrar                                                                                                                                                                                                dores  d igitais  adquiridos  ano  passado  pela


        e/ou  Telecard  (cartão).  Não  ex iste,  no  en ­                                                                                                                                                                                               T eleceará.  Foram  planejados  para  oferecer

        tanto, nenhum a previsão de que novos telefo­                                                                                                                                                                                                    uma série de serviços especiais programados,


        nes venham a ser colocados à venda ainda es­                                                                                                                                                                                                     como dicas de lazer, resultados da loto, entre


        se  ano.  Blum enau,  cidade  com  m ais  de  200                                                                                                                                                                                                outras.  E  dentro de sua  política de  m oderni­

        mil habitantes, tem carência de 5 mil apare­                                                                                                                                                                                                     zar e acompanhar os avanços tecnológicos, a


        lhos.  A  Acib  irá  desencadear campanha  vi­                                                                                                                                                                                                   empresa  adquiriu  quatro  baterias  de  discos

        sando conseguir m ais telefones.                                                                                                                                                                                                                 m agnéticos e  uma  CPU  (unidade  central  de



                                                                                                                                                                                                                                                         processamento), am pliando seu  parque com ­

        • Segundo Dílio Penedo, da T elesp , a rem u­                                                                                                                                                                                                    putacional.

        neração das linhas privativas (LPs) para co­                                                                            •   Relatório  da  Diretoria  1986  publicado  em


        municações de dados está baixíssim a. Existe                                                                            edição  especial  do  house-horgan  "Sintonia”


        um potencial ainda esse ano de  100% LPs, re-                                                                           abril/87,  da  T elam azon ,  (sede  do  prédio  na                                                                                                         centro-oeste

         iresentando  investim ento  global  de  50  mi-                                                                        foto),  no  item de aspectos de recursos huma


          hões de dólares. •                                                                                                    nos diz em um trecho: "Como já havia ocorri­                                                                            •  A  T eleb ra sília   é  a  1                                classificada  no  S is­


                                                                                                                                do  de  1985,  continuam os  em  1986  as  restri­                                                                       tema Telebrás entre as em presas com m elho­

        •  O  primeiro  aparelho  que  permite  aos  sur­                                                                       ções  nessa  área,  principalm ente  no  que  diz                                                                        res  índices  de  desem penho  operacional,  de


        dos-mudos se comunicarem  por telefone, de­                                                                             respeito  à  adm inistração  de  pessoal  que,  de                                                                       acordo com o quadro de indicadores fornecido

        senvolvido  pelo  departam ento  de  pesquisas                                                                          certa  forma,  dificultaram   um  melhor  apro­                                                                          trim estral m ente pela Telebrás.  A  preocupa­


        da  T elem ig, já  está  sendo  industrializado                                                                         veitam ento da  nossa força de trabalho, pois,                                                                           ção da operadora agora é não só m anter essa


        pela  empresa  m ineira  Criações  Eletrônicas                                                                          ta is  restrições,  além   de  coibirem   o  cresci­                                                                     posição mas, na medida do possível, melhorá-

        Ltda. - CEL, que enviou ofício às associações                                                                           mento do quadro de pessoal,  vedam também                                                                                la ainda m ais.
   48   49   50   51   52   53   54   55   56   57   58