Page 18 - Telebrasil - Janeiro/Fevereiro 1987
P. 18
Telecomunicações o informática estuo indissoluvelmente ligadas. Foi o que tícou patente na VI Feira Internacional.
A t e l e m á t i c a c a d a v e z
m a i s p r ó x i m a
Kcportattcm: Joáo Carlos da Fonseca
Cristina de laica
Retrato sem retoques do atual está Feira tos, além de financiamento do Banerj
gio de desenvolvimento do setor de in caso pertencesse a à área de Flupeme.
formática, o XIX Congresso Nacional e Reunindo cerca de 300 mil visitan Em localização menos feliz, ficaram os
a VI Feira Internacional da Info’86 ser tes, durante 7 dias, dois dos quais dedi estandes de pesquisa e desenvolvimento
viram para mostrar aos usuários e em cados ao público em geral (o visitante das Universidades que, salvo raras ex
presários comprometidos com este im não qualificado de hoje, será o usuário ceções, se constituíram num meandro
portante segmento da economia bra de amanhã), a Feira com 250 exposi que fez jus ao potencial tecnológico ali
sileira, a vitalidade de um mercado que, tores, espalhados por 90 mil n f, apre inferido.
mesmo com opiniões nem sempre con sentou números significativos. Só de.es- Marcado pelo tom de seriedade im
vergentes, tem'seu dinamismo garan tandes foram 25 mil n f, testemunhou primido pela Sucesu, mesmo assim a
tido. Luiz Themudo, um ex-fotógrafo, dono Feira não deixou de brindar seus visi-
Um evento voltado mais para os as da Foco, empresa organizadora da Feira tantes com as mais variadas atrações. E
pectos profissionais da informática, a e que este ano se responsabilizou por bem verdade que a maioria das empre
Info’86 foi marcada pela presença suces mais de 30 eventos, acrescentando ca sas optou pela sobriedade, muitas vezes
siva, dos Ministros da C&T e das Comu berem no estacionamento do Riocentro compensando com um double deck (caso
nicações, que com suas presenças pas mais de 10 mil automóveis. Na quinta- da IBM, Pirelli e Burroughs) o limite de
saram a mensagem de que telecomuni feira, dia 21/8, considerado o dia de área máxima imposta a cada estande.
cações e informática estão indissoluvel maior audiência, 60 mil pessoas presti Contudo, como marketing será sem
mente ligadas. Este sentimento de liga giaram o evento. pre marketing, shows, promoções e ade
ção entre as áreas ficou ainda mais pa O custo do metro quadrado de es- sivos se multiplicaram. Dos apelos na
tente no Congresso, pela multiplicidade tande situou-se em torno de 40 dólares. cionalistas às propagandas, os visitan
de palestras e seminários sobre ambos Preço barato, na opinião da Foco, se tes eram selados com adesivos tais
assuntos e, na Feira, pela grande quan comparados com os 200 dólares comu- como: "Sou pela tecnologia nacional",
tidade de equipamentos interconecta- mente cobrados no exterior. A microem- distribuídos pela Finep, ou "Supermi-
dos para formar redes de serviços tele- presa, comparecendo em massa, foi cros M 1001-solucionática da Mcdi-
máticos e comunicação de dados. brindada com estandes 50% mais bara data". Abundaram também as figuras