Page 9 - Telebrasil - Março/Abril 1986
P. 9

Pesquisa:














                                                                                       Usuários opinam sobre












                                                                                                         o serviço telefônico

















                                                                                                                                 M inistério das Comunicações. A  conclu­                                                                                      levantam ento,  apenas  27,9% das  pes­


                                                                                                                                 são  da  pesquisa  indica  que  a  grande                                                                                     soas entrevistadas  não precisam  se co­


                                                                                                                                 m aioria dos entrevistados (76,6%) con­                                                                                       municar com o interior.

                                                                                                                                                                                                                                                                       Contudo,  23,5%  dos  entrevistados
                                                                                                                                 siderou entre "ótim o” e "bom ” o serviço


                                                                                                                                 telefônico prestado  pelas empresas de                                                                                        acham   que  o  serviço  é  "r e g u la r ”  ou

                                                                                                                                                                                                                                                               "ruim ” . O Ibope ouviu habitantes de to­
                                                                                                                                 telecomunicações.


                                                    I                         I                                                           A   pesqu isa  tam bém   m ostrou  que                                                                               dos as regiões do  País,  porém  concen­



                                                                                                                                  ainda se usa muito pouco o telefone  no                                                                                      trou a distribuição dos questionários no


                                                                                                                                  Brasil e, por isso mesmo, o Ministro A n ­                                                                                   Sudeste (Espírito Santo, M inas Gerais,


                                                                                                                                  tonio Carlos  M agalhães  tem  definido                                                                                      Rio de Janeiro e São Paulo), onde foram


                                                                                                                                  como prioridade o programa de popula­                                                                                        ouvidos 60,8% do total de pessoas entre­


                                                                                                                                  rização do telefone, baseado  principal­                                                                                      vistadas,  divididas em  72,7% de áreas


                                                                                                                                   mente  na ampliação do atendimento a                                                                                        metropolitanas e 27,3% do interior.


                                                                                                                                   cam adas de  m enor poder aqu isitivo,                                                                                               M a is   de  60%   dos  e n tr e v is ta d o s


                                                                                                                                   através de  alternativas técnicas como                                                                                      acham que as ligações locais e  interur­


                                                                                                                                   as Centrais Telefônicas Comunitárias e                                                                                       banas são "caras” . Outras 39,2$  enten­



                                                                                                                                   o aumento da Rede de Telefones Públi­                                                                                        dem  que não são "baratas” e acham  o


                                                                                                                                   cos. O resultado desta pesquisa está nos                                                                                     custo das chamadas  locais "m ediano” .


                                                                                                                                   quadros anexos.                                                                                                              21$  dos usuários pensam  o mesmo dos

                                                                                                                                                                                                                                                                interurbanos. 43,7% não acreditam que


                                                                                                                                                              Telefones Públicos                                                                                o  preço das  ta rifa s  tenha  ficado,  em


                                                                                                                                                                                                                                                                 1985,  abaixo da  inflação,  embora  seja



             Depois de  dois  meses de trabalho, o                                                                                           Ao determinar a  implantação, até o                                                                                verdade, segundo  a  Telebrás.  Apenas


     Ibope d ivu lgou   os  resultados  de  uma                                                                                     final deste ano, de pelo menos 60 mil no­                                                                                   6,3$  dos entrevistados concordam com


     pesquisa encomendada pela Telebrás no                                                                                          vos telefones públicos, a Telebrás estará                                                                                   a "holding”, e outros 36,6% acham que


     sentido de se avaliar estatisticam ente o                                                                                      alcançando imenso número de usuários,                                                                                       as tarifas ficaram  iguais à inflação.


      que mudou na expectativa da população                                                                                         como mostra a pesquisa do Ibope, onde                                                                                                As demais  informações da  pesquisa


      no primeiro ano de atuação do M inistro                                                                                       79,2% recorrem aos "orelhões” para fa­                                                                                      do Ibope estão relacionadas nos quadros


      Antonio Carlos M agalhães à  frente do                                                                                        zer qualquer chamada. De acordo com o                                                                                       anexos.                                                                                                   "®"













                                TELEFONE E UM                                                                                                        0 USO DO TELEFONE                                                                                                           A IMAGEM DO SETOR




                                  BEM PRECIOSO                                                                                                    REFLETE A SOCIEDADE












                                               •  Um  em cada três entrevista­                                                                                                    Quase a metade (49,9%) dos                                                                                               •  A maioria (76,6%) acha o ser­

                                                    dos (34,3%) tem telefone  e                                                                                                   usuários  usam  o telefone                                                                                                   viço ótimo e bom.


                                                    acham que o mesmo:                                                                                                            duas vezes por dia para cha­

                                                                                                                                                                                  madas locais, principalmente


                                                    — dá  maior  comunicação                                                                                                      para         falar         com          parentes


                                                     (76%)                                                                                                                        (27,6%)  ou  por necessidade                                                                                            •  Praticamente todos  (99,6%)

                                                    —  é  bom  na  em ergência                                                                                                     (20,7%).                                                                                                                    utilizam  o telefone  público.


                                                     (65%)                                                                                                                         Uma boa parte (22,5%) usa o                                                                                                 As fichas são encontradas fa*


                                                    — economiza  combustível                                                                  S 3                                 telefone entre 3 e 5 vezes por                                                                                               cilmente  (81,5%)  e  os TPs


                                                     (31,8%)                                                                                                                       dia,  principalmente para tra­                                                                                               também (69,8%).

                                                     —  dá  maior                      segurança                                                                                   tar de negócios (31,1%) e falar


                                                     (20,3%)                                                                                                                       com parentes (27,8%).

                                                     —  é  bom  in vestim ento                                                                                                     Uma  minoria  (6,6%)  usa  o

                                                                                                                                                                                   telefone mais de 10 vezes por                                                                                           •  Os entrevistados desejam:
                                                     (22,2%)

                                                                                                                                                                                   dia. Trata-se de conversações                                                                                                —  Mais telefones  públicos

                                                                                                                                                                                   de negócios (73,4%).                                                                                                         (10,4%).


                                                 •  Dois terços dos entrevistados                                                                                                  De cada três usuários (30%)                                                                                                  — ampliação da rede (10,3%).


                                                      (65,6%) disseram não ter tele­                                                                                               um,  pelo  menos,  faz  duas                                                                                                 — tarifas mais baixas (8,6%).


                                                      fone e se comunicam:                                                                                                         chamadas interurbanas  por

                                                                                                                                                                                   mês para falar com  parentes


                                                     —  via  telefone                           público                                                                            (65,9%).


                                                      (79,2%)                                                                                                                    • Poucos (6,6%) fazem mais de                                                                                               •  0  telefone  compartilhado

                                                     — pelo telefone do  vizinho                                                                                                   10 chamadas interurbanas                                                                                                       não é conhecido (76%),  mas


                                                      (25%)                                                                                                                        mensais.  Metade para negó­                                                                                                    tem demanda (32,6%).


                                                     — no trabalho (18,7%)                                                                                                         cios  (51%)  e o  restante para

                                                                                                                                                                                   falar com parentes.
   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14