Page 9 - Telebrasil - Março/Abril 1986
P. 9
Pesquisa:
Usuários opinam sobre
o serviço telefônico
M inistério das Comunicações. A conclu levantam ento, apenas 27,9% das pes
são da pesquisa indica que a grande soas entrevistadas não precisam se co
m aioria dos entrevistados (76,6%) con municar com o interior.
Contudo, 23,5% dos entrevistados
siderou entre "ótim o” e "bom ” o serviço
telefônico prestado pelas empresas de acham que o serviço é "r e g u la r ” ou
"ruim ” . O Ibope ouviu habitantes de to
telecomunicações.
I I A pesqu isa tam bém m ostrou que dos as regiões do País, porém concen
ainda se usa muito pouco o telefone no trou a distribuição dos questionários no
Brasil e, por isso mesmo, o Ministro A n Sudeste (Espírito Santo, M inas Gerais,
tonio Carlos M agalhães tem definido Rio de Janeiro e São Paulo), onde foram
como prioridade o programa de popula ouvidos 60,8% do total de pessoas entre
rização do telefone, baseado principal vistadas, divididas em 72,7% de áreas
mente na ampliação do atendimento a metropolitanas e 27,3% do interior.
cam adas de m enor poder aqu isitivo, M a is de 60% dos e n tr e v is ta d o s
através de alternativas técnicas como acham que as ligações locais e interur
as Centrais Telefônicas Comunitárias e banas são "caras” . Outras 39,2$ enten
o aumento da Rede de Telefones Públi dem que não são "baratas” e acham o
cos. O resultado desta pesquisa está nos custo das chamadas locais "m ediano” .
quadros anexos. 21$ dos usuários pensam o mesmo dos
interurbanos. 43,7% não acreditam que
Telefones Públicos o preço das ta rifa s tenha ficado, em
1985, abaixo da inflação, embora seja
Depois de dois meses de trabalho, o Ao determinar a implantação, até o verdade, segundo a Telebrás. Apenas
Ibope d ivu lgou os resultados de uma final deste ano, de pelo menos 60 mil no 6,3$ dos entrevistados concordam com
pesquisa encomendada pela Telebrás no vos telefones públicos, a Telebrás estará a "holding”, e outros 36,6% acham que
sentido de se avaliar estatisticam ente o alcançando imenso número de usuários, as tarifas ficaram iguais à inflação.
que mudou na expectativa da população como mostra a pesquisa do Ibope, onde As demais informações da pesquisa
no primeiro ano de atuação do M inistro 79,2% recorrem aos "orelhões” para fa do Ibope estão relacionadas nos quadros
Antonio Carlos M agalhães à frente do zer qualquer chamada. De acordo com o anexos. "®"
TELEFONE E UM 0 USO DO TELEFONE A IMAGEM DO SETOR
BEM PRECIOSO REFLETE A SOCIEDADE
• Um em cada três entrevista Quase a metade (49,9%) dos • A maioria (76,6%) acha o ser
dos (34,3%) tem telefone e usuários usam o telefone viço ótimo e bom.
acham que o mesmo: duas vezes por dia para cha
madas locais, principalmente
— dá maior comunicação para falar com parentes
(76%) (27,6%) ou por necessidade • Praticamente todos (99,6%)
— é bom na em ergência (20,7%). utilizam o telefone público.
(65%) Uma boa parte (22,5%) usa o As fichas são encontradas fa*
— economiza combustível S 3 telefone entre 3 e 5 vezes por cilmente (81,5%) e os TPs
(31,8%) dia, principalmente para tra também (69,8%).
— dá maior segurança tar de negócios (31,1%) e falar
(20,3%) com parentes (27,8%).
— é bom in vestim ento Uma minoria (6,6%) usa o
telefone mais de 10 vezes por • Os entrevistados desejam:
(22,2%)
dia. Trata-se de conversações — Mais telefones públicos
de negócios (73,4%). (10,4%).
• Dois terços dos entrevistados De cada três usuários (30%) — ampliação da rede (10,3%).
(65,6%) disseram não ter tele um, pelo menos, faz duas — tarifas mais baixas (8,6%).
fone e se comunicam: chamadas interurbanas por
mês para falar com parentes
— via telefone público (65,9%).
(79,2%) • Poucos (6,6%) fazem mais de • 0 telefone compartilhado
— pelo telefone do vizinho 10 chamadas interurbanas não é conhecido (76%), mas
(25%) mensais. Metade para negó tem demanda (32,6%).
— no trabalho (18,7%) cios (51%) e o restante para
falar com parentes.