Page 75 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 1985
P. 75

senvolvimento cia Telerj.  Um dos fabri­


             cantes licenciados está negociando a ex­


             portação do equipamento para o Peru.


                    Eis uma  breve descrição das  unida­



             des do Sitasu e de alguns outros produ­


             tos desenvolvidos  e  em  d e s e n v o lv i­


             mento na Telerj:



              Unidade de Supervisão  e  C ontrole  de


             Estação (Usce)  —  R ealiza  a  m acro-


             supervisão da  central  telefônica  com


             surpreendentes ganhos de tempo em re­



              lação aos equipamentos convencionais:


              reduz de seis meses para quatro horas a


              supervisão dos seletores; para  15 m inu­


              tos a supervisão dos órgãos de controle.



              Outra vantagem: bloqueia autom atica­


              mente os órgãos com baixa qualidade.


               Unidade  de  R eg istros  de  T em p os  e


               Eventos (Urte) — Completa  a  ação da


               Usce, aumentando o  poder de  localiza­



              ção de defeitos em  centrais de com uta­


               ção eletromecânicas.  Realiza  uma  pes­


               quisa  mais  m inuciosa,  selecionando                                                                               Os produtos desenvolvidos atendem às necessidades da própria  Telerj.   e sao também


               unidades das centrais, registrando suas                                                                              empregados em outras operadoras do Sistema  Telebrâs.



               sequências de eventos. Sua implantação


               na central  286  da  E stação  B otafogo


               junto com a Usce ampliou em mais de 30                                                                               Com a Ute, a Telerj vai reduzir a dúvida                                                                                 'Transmissão (USQT)                                               Este módulo do


               por cento o nível das chamadas com ple­                                                                              dos  assinantes  sobre  pulsos  faturados,                                                                              Sitasu  identifica  sinais de circuito de


                tadas por terminal naquela central.                                                                                  um dos maiores fatores de reclamações.                                                                                 transmissão analógica  e  aponta  circui­


                Unidade de Tarifação de Estação (Ute)                                                                                0  protótipo do laboratório está em teste                                                                              tos de  nu»  qualidade.  Apresenta  uma



                — Outro módulo do Sitasu destinado a                                                                                 na central *286, de Botafogo. Industriali­                                                                             inédita  vantagem:  identifica  defeitos


                tarifação automática  de  chamadas  lo­                                                                              zação prevista para 86.                                                                                                antes da  reclamação do assinante,  de­


                cais,  interurbanas  e  internacionais                                                                                1  Jnidadedc Supervisão da Qualidade de                                                                               terminando a  existência de  problemas


                                                                                                                                                                                                                                                            em potencial, como curto entre fios, dia-


                                                                                                                                                                                                                                                            fonia,  ruídos  na  linha,  ineficiência  de


                                                                                                                                                                                                                                                            capsulas  receptora  e  transmissora  ou



                                                                            D e f i n i n d o   o   e s p a ç o                                                                                                                                             mau  funcionamento do disco  do  tele­

                                                                                                                                                                                                                                                            fone. I)e caráter preventivo, reduz de 20


                                                                                                                                                                                                                                                            horas para  menos de  uma  hora  o diag­



                              Para o chefe do Departamento de                                                                        emendador, apresentando um ganho                                                                                       nóstico de 10 mil circuitos. Protótipo em


                        Apoio Técnico  da  Telerj, o setor de                                                                         de tempo cinco vezes maior que o sis­                                                                                 operação na central  286.


                        telecomunicações esta  vivendo  um                                                                            tema  convencional” ,  lembrou.  As­                                                                                   Unidade de Controle Central (UCC) —


                        momento propicio para a delimitação                                                                           sim,  também  surgiram  o  Controla­                                                                                  Considerado  um  estágio acima  do  Si­


                        de espaço de atuação dos centros de                                                                           dor  Interurbano  Autom ático para                                                                                    tasu, a  UCC  vai  gerenciar estações  re­


                        desenvolvim ento  das  em p resa s                                                                            Postos de Serviço, o Sistema de Su­                                                                                   motas de  supervisão,  processar dados


                        operadoras e do CPqD da  Telebrâs.                                                                            pervisão de Telefones Públicos e o se­                                                                                para  melhor distribuição dos  recursos



                        "Um país que busca a autonomia tec­                                                                           parador automático de fichas de alto                                                                                  humanos  na  manutenção de  centrais


                        nológica não deve inibir as ativida­                                                                          e baixo valor para TP com  DD D,  to­                                                                                 telefônicas e  identificar  itens de baixa


                        des de centros que geram tecnologia,                                                                          dos buscando  atender às  necessida­                                                                                  confiabilidade.  Montagem  do  protótipo


                         mas sim coordenar seus esforços para                                                                         des  imediatas e concretas da Telerj.                                                                                 para novembro do próximo ano.


                         que  não  atuem  na  m esm a  faixa  e                                                                       Mas  também  podem  ser  utilizados                                                                                   Supervisão de Telefones Públicos tSisu-


                         para que transfiram para a indústria                                                                         por outras empresas.                                                                                                  TP) — Controlado  por  microcomputa­


                         nacional  os seus  inventos,  a  fim  de                                                                             "Pelo  fato de o  laboratório estar                                                                           dor, esse equipamento supervisiona au­


                         serem transformados em  produtos                                                                             dentro da empresa, ele é mais sensí­                                                                                  tom aticam ente,  à  distância,  a  quali­


                         industriais. Aí sim, obteremos resul­                                                                        vel  na identificação dos problemas e                                                                                 dade de  desempenho dos telefones  pú­


                         tados sociais”, diz ele.                                                                                     no encontro de soluções” , sintetizou.                                                                                blicos,  permitindo  ainda  a  aferição de


                                Em sua opinião,  cabe ao CPqD  a                                                                              Outro aspecto destacado pelo che­                                                                             dados sobre a rentabilidade dos  apare­


                         realização  de  projetos  de  grande                                                                         fe do TAT é a  importância da  infor­                                                                                 lhos e o gerenciamento da coleta  de  fi­


                         porte, que demandam grandes inves­                                                                           mática nos projetos desenvolvidos na                                                                                  chas. Já  industrializado, o Sisu-TP en­


                         timentos,  beneficiam  todas  as  em ­                                                                       área de telecomunicações "por abrir                                                                                   contra-se  instalado em  diversas cen­


                         presas do Sistema Telebrâs e propor­                                                                         novos horizontes na prestação de ser­                                                                                 trais da Telerj, Cetel e Telpa.


                         cionam a substituição de equipamen­                                                                          viços”. Exemplo disso é o telefone pú­                                                                                Controlador Interurbano Autom ático


                         tos importados  por  nacionais.  Com                                                                         blico com cartão magnético.  O usuá­                                                                                  para Postos de Serviço (Ciaps) — Equi­


                         isso, os esforços de criatividade das                                                                         rio tecla o código e é liberado imedia­                                                                              pamento controlado por microcomputa­


                         operadoras se voltariam para a com-                                                                          tamente pelo computador para fazer                                                                                    dor, desenvolvido para permitir a reali­


                         plementação de  seus próprios  siste­                                                                        a ligação.  Para o chefe do TAT, a fu­                                                                                zação das chamadas  locais,  interurba­


                         mas,  facilitando  sua  operação.  "A                                                                        são das  telecomunicações com  a  in­                                                                                 nos e  internacionais em  postos de ser­


                         Telerj, por exemplo,  passou  por  mo­                                                                       formática já  é  uma  realidade.  "Pro­                                                                               viço, através de telefone comum.  Emite


                         mentos difíceis em  sua  rede  telefô­                                                                       curamos utilizar a  nova  tecnologia                                                                                  nota impressa relativa a cada chamada


                         nica. Desenvolvemos um dispositivo                                                                           sem pre  em  favor dos  usuários,  de                                                                                 realizada  na cabine.  Reduz o custo  do


                         para secagem de emendas, que  vem                                                                            forma  a  criar facilidades  cada  vez                                                                                PS, melhorando o atendimento ao usuá­


                         facilitando enormememte  a  vida do                                                                          maiores” .                                                                                                            rio. Já  industrializado e  em  funciona­

                                                                                                                                                                                                                                                            mento em diversos PS’s da Telerj.                                                                     )
   70   71   72   73   74   75   76   77   78   79   80