Page 63 - Telebrasil - Março/Abril 1985
P. 63
T e l e s p : D o z e a n o s d e r e a l i z a ç õ e s
Sem comemorações especiais, home e aumento de telefones públicos e comu
nageando apenas 372 empregados que n itá rio s em regiões de população
trabalham na empresa entre 10 e 55 carente; presença acentuada no in
anos, a Telesp completou no último dia terior, através da implantação de termi
12 de abril, doze anos de existência. nais rurais, que ultrapssam hoje a casa
Ao iniciar suas operações em 1973, o dos 47.800 aparelhos; aumento sensível
Estado de São Paulo contava com cerca do número de telefones em sua área de
de 800 mil telefones. Hoje contando com concessão, passando da proporção de 9,9
quase 4 milhões de aparelhos, a Telesp por 100 habitantes para 14,4 são apenas
concentra praticamente 40 por cento alguns dos objetivos alcançados pela
dos telefones existentes no país. Telesp, durante seus 12 anos, sinais pa
Ampliando sua presença em diversos tentes de mudanças no panorama da
aspectos do dia a dia do paulista nesses telefonia paulista.
doze anos, transmitindo sinais de televi Nesse período expansão e moderni
são para o interior do Estado, transpor zação não ocorreram por acaso, foram
tando dados de sistemas de computação, todas planejadas para satisfazer basica
a exemplo de informações bancárias e, mente três necessidades de seus usuá
ainda, inovando através do moderno sis rios: prestar serviço telefónico de alto
tema de transmissão por fibra óptica, a nível, cobrir maior rede possível e cor
operadora vem confirmando em sua his Carlos de Paiva Lopes: "O crescimento da responder à crescente demanda de trá
tória recente a disposição para a evolu Telesp como empresa não foi apenas quanti fego telefônico.
tativo, mas principalmente qualitativo”.
ção e o dinamismo. Essa disposição re Sintetizando a trajetória da empre
flete-se, entre outras, na aplicação de sa, o presidente Carlos de Paiva Lopes
mini e microcomputadores em suas ins de regiões administrativas e pelo surgi disse que "o crescimento da Telesp como
talações visando aumentar a eficácia de mento de escritório de serviços; implan empresa não foi apenas quantitativo
seus serviços: tação do sistema viodeotexto, numa ati- mas, principalmente, qualitativo, gra
Política de descentralização da em tude de pioneirismo; popularização dos ças a uma correta organização dos re
presa, responsável pelo fortalecimento serviços através de postos automáticos, cursos”.
& i f
Æ ,
T
A tecnologia da FICAP vai até aonde alcança
a imaginação humana. E está presente nos mais
avançados projetos de desenvolvimento do Pais
e da América Latina.
O Centro de Operações do primeiro satélite
doméstico brasileiro, por exemplo, tem muito da
tecnologia FICAP
Tem os fios e cabos que ajudam a Embratel a
operar o Brasilsat-I, integrando todo o nosso terri
tório pelas telecomunicações.
Em cima de toda essa tecnologia é que os pro
dutos FICAP são encontrados ainda em Itaipu,
Tucuruí, aeroportos, construção naval, siderúrgicas,
metrôs, cooperativas de telefonia rural, concessio
nárias de energia elétrica, petroquímicas, refinarias,
plataformas para prospecção de petróleo e em
muitas outras atividades.
Pode reparar: onde tem progresso, tem fios e
cabos FICAP.
Produtos com a qualidade lá em cima.