Page 56 - Telebrasil - Março/Abril 1984
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Exito total m
A noticia sobre o êxito do oitavo lançamento
Para o diretor geral do Inmarsat, a di em 406 MHz, que é uma nova freqüência ___do foguete Ariane da Base da Kourou. na
ferença deste sistema para o Intelsat re especificamente escolhida para servir Guiana Francesa, deixou a Embratel mais trarv
side no fato de que o primeiro basica aos radtofaróis de baixa potência a serem qüila. apos os insucessos da Missão Challenger.
mente oferece um serviço orientado para empregados em situações de em er que perdeu dois satélites de telecomunicações
unidades móveis Existem porem outras gência. (Westar-6. norte-americano, e o Palapa B-2, da
diferenças. O Intelsat opera geralmente Discute-se hoje se a freqüência de Indonésia) em fevereiro ultimo, além de assinalar
como um portador de tráfego de opera emergência para o futuro deve se situar outro fracasso a explosão do balão plástico ínflá-
doras. ao passo que o sistema marítimo em 0.406 ou 1.6 GHz. mas além deste vel a nitrogénio, destinado a exercícios de res
também acessa diretamente o usuário fi problema técnico também se discute a gate no espaço.
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nal do serviço. o> que lhe dá uma estru nível mundial quem participara, geren Como todos já sabem, a Ananespace (fran
tura econômica mais diversificada. ciara e pagará pelo sistema de salva cesa) é a responsável pelo lançamento do satélite
Defendendo o ponto de vista de que mento a se tornar totalmente operacio doméstico brasileiro previsto para o final de fe-
há espaço para vários sistemas interna nal. lá pelos anos 90. vereiro de 1985 e os últimos fracassos com vei-
cionais especializados, o representante Comunicações Aeronáuticas culos lançadores vinham criando um clima psi
do Inmarsat indicou que não vèo sistema cológico negativo e de incerteza nos países que
Intelsat com o direito adquirido de mo A comunidade aeronáutica de longa contrataram satélites de comunicações para uso
nopólio para todos os sistemas de comu data pensa na utilização de satélites domestico, cujos investimentos em dólares são
nicações por satélites. A finalidade do In como uma solução para localização de bastante consideráveis.
marsat, finalizou, “é a de prover a um sis aeronaves cobrindo o mundo inteiro. Os
tema universal de comunicações para planos para o Aerosat. que teriam sido Comércio espacial
unidades móveis e semirnóveis. espalha lançados em 80. não foram porem Os dois satélites brasileiros estão sendo fabri
das pelos quatro cantos do globo”. ante e o Inmarsat através de diversos cados pela empresa Spar Aerospace (canadense)
pronunciamentos não esconde seu de- em consórcio com a Hughes, (norte-americana) e
¦^jo d» vit a atender a esse segmento do os cronogramas estão dentro dos prazos esta
mercado. belecidos, segundo o presidente da Embratel.
O objetivo final a ser alcançado é. se
gundo a maioria dos especialistas, o de
implementai as COlTIUniCaçoes i om aero
naves e lot ali/á las t om prêt is,u> e t on
habilidade, mesmo sobro extensas areas L * L
marítimas iNe.ro o sistema completa a 1
ac,ao do radar, que npi't a nas pat tes < on I P A R A D O
t mentais, e sua ação poderá ser obtida
por intermédio do emprego de Sfltclítes V E G A
Existem porem outras aplicíiçòes via geo-estacionários.
satolite de caráter universal, que preci
sam ser resolvidas por mecanismo de Auxílio à Navegação
cooperação entre países, destacando-se O Brasil irá participar, pela primei
as comunicações e localização de aerona Existem dois sistemas em voga para ra vez, de uma experiência envol
ves e o auxílio à navegação. prover auxilio à navegação marítima via vendo navegação espacial, quando
satélite, denominados de Transit e Tsi- será utilizada a grande antena de 14
Salvamento Marítimo kada. Completam este quadro dois siste metros do Rádio-Observatório do Ita-
mas militares: um americano e outro so petininga (Atibaia, SP), pertencente
O salvamento marítimo se vale hoje viético Par a um futuro próximo também ao Instituto de Pesquisas Espaciais
cio sistema Sarsat/Cospas resultante de encontra se planejado o sistema Navsat. (INPE). Trata-se do Projeto VEGA-
urn entendimento mantido entre Or destinado à navegação para uso civil e VLBI. que prevê o envio de duas son
nada. Estados Unidos. França o Umão sob patrocínio da Agência Européia Es das soviéticas ao planeta Vénus, onde
Soviética e que se iniciou com o lança pacial. lançarão dois balões na atmosfera do
mento fio artefato russo Cosmos 1383. Um dos sistemas militares é o US segundo planeta mais quente de nos
em junho de 82. Pouco depois este satéli Navstar VPS, que conta atualmente com so sistema solar. Após essa primeira
te localizava por efeito doppler (a fre 6 satélites e que deverão atingir um total etapa do experimento, as duas sondas
quência varia em função da velocidade de 18 até o final da década O Glonass é a continuarão viajando no espaço inter
relativa entro emissor e receptor) uma replica russa do Navstar americano e planetário. com o objetivo de encon
aeronave que cafre na região ártica, per também se encontra operacional, apre trar-se com o cometa Hailey, cuja
mitindo salvar pela rapidez do sistema, sentando um desempenho técnico equi maior aproximação da Terra deverá
um total de três tripulantes. valente. ocorrer entre fevereiro e abril de 1986.
Os três satélites de demonstração Ao que tudo indica, o problema do au Parai a condução do Projeto Vega.
Cosmos n o americano NOAA operam xílio à navegação, bem como o das comu que deverá se concretizar em 1985. é
em órbita polar a cerca de 500 milhas de nicações < om unidades móveis, por suas necessário uma navegação de alta
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altitude, varrendo o globo ciclicamente à implicações militares e civis, deverão agi precisão, permitindo a determinação
procura de sinais iníc rnacionais de so tar os meios internacionais que lidam das posições das sondas de forma
< on o emitidos em I21.5(>u 243 Ml Ia Fu com satélites, ao longo de toda esta dé mais apurada possível. Essa navega*
turos satélites d o v < mo operar também cada. (JCF)