Page 82 - Telebrasil - Julho/Agosto 1983
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D e n t e i                                                                 c o                  m                 «














                   Criado em 1962, pela Lei 4.117, o De­                                                                                blica;  serviços de radiomonitoragem  e                                                                                       um a  das  atuais  diretrizes do  Dentei



          partamento Nacional de Telecomunica­                                                                                          radiogoniometria (Renar);  fiscalização                                                                                        Para atingir seus propósitos, o órgão dis­


           ções (Dentei), órgão executivo da Admi­                                                                                      dos serviços outorgados; e  atribuição  e                                                                                     põe das seguintes publicações: Può-Leg


           nistração  direta,  comemora  a  27  de                                                                                     gerenciamento  de freqüências.  De  sua                                                                                       — para divulgar,  interpretar e consoli­


           agosto deste ano sua maioridade —  21                                                                                       importância na estrutura adm inistra­                                                                                         dar textos legais. Pub-Tec — resumo de


           anos de contínua atividade de orientar,                                                                                     tiva basta  dizer que  absorve  m ais  de                                                                                     assuntos  técnicos  coligidos em litera­


           coordenar, fiscalizar e controlar a apli­                                                                                   60% das verbas e do pessoal  do Minis­                                                                                        tura especializada; Divulgação— publi­


           cação da lei e das normas que regulam                                                                                       tério das Comunicações.                                                                                                       cações explicativas de atos normativos;



           as atividades do setor de telecomunica­                                                                                                                                                                                                                   Faça  Você Mesmo — folhetos destina­


           ções, entre as quais se destacam:                                                                                                   O atual diretor-geral, Antonio Fer­                                                                                  dos a facilitar a resolução de problemas


                   — a outorga de serviços de radioco-                                                                                 nandes Neiva, tem como tônica de sua                                                                                         de interferência.


           municações; idem quanto a serviços de                                                                                      política descentralizar tarefas, confian­


           radiodifusão; estudo técnico e jurídico                                                                                    do-as às Diretorias Regionais e facilitar                                                                                              Ao ensejo da data, a Telebrasil parti­


           das petições cujos atos de outorga sejam                                                                                   o acesso e a orientação ao público. Escla­                                                                                    cipa dos aplausos que consagram as pro­


           da competência do Presidente da Repú­                                                                                      recer e orientar,  em  vez de punir,  são                                                                                     fícuas atividades do Dentei.






















                                                                                                                                               O Fone-Pag II, para duas cabines,  é
                                                                                                                                                                                                                                                                            Esta aplicação  enfrentava, até hoje,
           AVEL LANÇA                                                                                                                 um sistema em tudo semelhante ao ori­                                                                                        um sério empecilho para sua implanta­




                                                                                                                                      ginal, proporcionando todas as suas fa­                                                                                      ção: os métodos atuais de controle de pe­


           0 FONE-PAGII                                                                                                               cilidades, com a vantagem adicional de                                                                                       quenos PS, baseados em relógios e afins,


                                                                                                                                      ser comercializado  por  menos  de  um
                                                                                                                                                                                                                                                                   não possuem recursos para garantir um

                                                                                                                                      quarto do preço, permitindo que o inves-                                                                                     relacionamento sem atritos entre a con­



                                                                                                                                      tim ento  para  autom atizar  os  PS  de                                                                                     cessionária e o arrendatário, e entre este


                   A Avel instalou a l.° de julho, no Fo-                                                                             cerca de mil ligações por mês seja recu­                                                                                     e o usuário. O Fone-PagII, ao contrário,


           ne-Shop da Cetel, no Barra Shopping, o                                                                                     perado em  180 dias de operação.                                                                                             ao  incorporar as  funções de emissão de


           100.° Fone-Pag, um sistema de automa­                                                                                              A Avel espera do Fone-Pag II um re­                                                                                  bilhete  e  controle  de caixa permite ao


           ção de postos de serviço telefônico. O Fo­                                                                                 sultado ainda  melhor que o de seu pre­                                                                                      cliente  a verificação dos dados referen­


           ne-Pag nasceu de  uma  necessidade de­                                                                                     decessor. Talvez, incentive, inclusive, o                                                                                    tes à cobrança de suas ligações e propor­


           tectada  pela  Telebahia  que,  em  con­                                                                                   desenvolmento de um segmento do mer­                                                                                         ciona  à  concessionária  todos os meios


          junto com  a Avel,  procurou  especificar                                                                                   cado ainda não explorado conveniente­                                                                                        necessários  à  fiscalização dos serviços


           um  sistema que racionalizasse as roti­                                                                                     m ente  pelas  co n cessio n árias,  e  de                                                                                  executados pelo arrendatário. Estes fa­


           nas de atendimento dos Postos de Ser­                                                                                      grande  potencial:  o  arrendam ento  de                                                                                     tos,  segundo  a  Avel,  acabam por gerar


           viço, beneficiando a empresa através de                                                                                    pequenos PS.                                                                                                                 confiança no sistema.


           redução de custos operacionais e cresci­


           mento de receita, além de proporcionar


           ao usuário conforto e rapidez.


                   O  sucesso  comercial  do  Fone-Pag                                                                                                                                                                                                                                      depois


           pode ser avaliado pelo fato de há menos


           de dois anos de seu lançamento no mer­


           cado — além de fazer parte do Programa


           de Serviços da Telebrás —já atingiu a


           marca  dos cem  sistemas instalados em


           todo o Brasil, o que corresponde a cerca


           de  mil  cabines e  é  hoje  utilizado  por


           mais de  20 empresas do  Sistema Tele­


           brás  e  de  três  empresas do  exterior.



           Agora, a Avel está lançando o Fone-Pag


           II,  versão  simplificada,  para  uma  ou


           duas  cabines  desenvolvidas  para  en­


           frentar os problemas de  investimento


           criados pelo corte.






                   O Fone-PagIIdestina-se a atender os


           PS  das  cidades  menores  do  interior,


           porém com  demanda razoável  e  rentá­


           vel, e os PS com movimento de cerca de


           mil  ligações por mês, que não possuem


           capacidade de  faturamento  suficiente



           para justificar a utilização  de  um  sis­


           tema capaz de gerenciar 5 ou 10 cabines.                                                                                    O sistema Fone-Pag é atualmente utilizado por                                                                                             de 20 empresas do Sistema Telebrò'







                                                                                                                                                                                                                                                                                                                           Telebrasil. JulhO'Agos*: ¦ •
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