Page 82 - Telebrasil - Julho/Agosto 1983
P. 82
D e n t e i c o m «
Criado em 1962, pela Lei 4.117, o De blica; serviços de radiomonitoragem e um a das atuais diretrizes do Dentei
partamento Nacional de Telecomunica radiogoniometria (Renar); fiscalização Para atingir seus propósitos, o órgão dis
ções (Dentei), órgão executivo da Admi dos serviços outorgados; e atribuição e põe das seguintes publicações: Può-Leg
nistração direta, comemora a 27 de gerenciamento de freqüências. De sua — para divulgar, interpretar e consoli
agosto deste ano sua maioridade — 21 importância na estrutura adm inistra dar textos legais. Pub-Tec — resumo de
anos de contínua atividade de orientar, tiva basta dizer que absorve m ais de assuntos técnicos coligidos em litera
coordenar, fiscalizar e controlar a apli 60% das verbas e do pessoal do Minis tura especializada; Divulgação— publi
cação da lei e das normas que regulam tério das Comunicações. cações explicativas de atos normativos;
as atividades do setor de telecomunica Faça Você Mesmo — folhetos destina
ções, entre as quais se destacam: O atual diretor-geral, Antonio Fer dos a facilitar a resolução de problemas
— a outorga de serviços de radioco- nandes Neiva, tem como tônica de sua de interferência.
municações; idem quanto a serviços de política descentralizar tarefas, confian
radiodifusão; estudo técnico e jurídico do-as às Diretorias Regionais e facilitar Ao ensejo da data, a Telebrasil parti
das petições cujos atos de outorga sejam o acesso e a orientação ao público. Escla cipa dos aplausos que consagram as pro
da competência do Presidente da Repú recer e orientar, em vez de punir, são fícuas atividades do Dentei.
O Fone-Pag II, para duas cabines, é
Esta aplicação enfrentava, até hoje,
AVEL LANÇA um sistema em tudo semelhante ao ori um sério empecilho para sua implanta
ginal, proporcionando todas as suas fa ção: os métodos atuais de controle de pe
0 FONE-PAGII cilidades, com a vantagem adicional de quenos PS, baseados em relógios e afins,
ser comercializado por menos de um
não possuem recursos para garantir um
quarto do preço, permitindo que o inves- relacionamento sem atritos entre a con
tim ento para autom atizar os PS de cessionária e o arrendatário, e entre este
A Avel instalou a l.° de julho, no Fo- cerca de mil ligações por mês seja recu e o usuário. O Fone-PagII, ao contrário,
ne-Shop da Cetel, no Barra Shopping, o perado em 180 dias de operação. ao incorporar as funções de emissão de
100.° Fone-Pag, um sistema de automa A Avel espera do Fone-Pag II um re bilhete e controle de caixa permite ao
ção de postos de serviço telefônico. O Fo sultado ainda melhor que o de seu pre cliente a verificação dos dados referen
ne-Pag nasceu de uma necessidade de decessor. Talvez, incentive, inclusive, o tes à cobrança de suas ligações e propor
tectada pela Telebahia que, em con desenvolmento de um segmento do mer ciona à concessionária todos os meios
junto com a Avel, procurou especificar cado ainda não explorado conveniente necessários à fiscalização dos serviços
um sistema que racionalizasse as roti m ente pelas co n cessio n árias, e de executados pelo arrendatário. Estes fa
nas de atendimento dos Postos de Ser grande potencial: o arrendam ento de tos, segundo a Avel, acabam por gerar
viço, beneficiando a empresa através de pequenos PS. confiança no sistema.
redução de custos operacionais e cresci
mento de receita, além de proporcionar
ao usuário conforto e rapidez.
O sucesso comercial do Fone-Pag depois
pode ser avaliado pelo fato de há menos
de dois anos de seu lançamento no mer
cado — além de fazer parte do Programa
de Serviços da Telebrás —já atingiu a
marca dos cem sistemas instalados em
todo o Brasil, o que corresponde a cerca
de mil cabines e é hoje utilizado por
mais de 20 empresas do Sistema Tele
brás e de três empresas do exterior.
Agora, a Avel está lançando o Fone-Pag
II, versão simplificada, para uma ou
duas cabines desenvolvidas para en
frentar os problemas de investimento
criados pelo corte.
O Fone-PagIIdestina-se a atender os
PS das cidades menores do interior,
porém com demanda razoável e rentá
vel, e os PS com movimento de cerca de
mil ligações por mês, que não possuem
capacidade de faturamento suficiente
para justificar a utilização de um sis
tema capaz de gerenciar 5 ou 10 cabines. O sistema Fone-Pag é atualmente utilizado por de 20 empresas do Sistema Telebrò'
Telebrasil. JulhO'Agos*: ¦ •