Page 6 - Telebrasil - Julho/Agosto 1983
P. 6

mico-fmanceiro, ressaltamos o fato de


                                                                                                                                                  termos continuado trabalhando com re­



                                                                                                                                                   cursos próprios e, ainda, uma taxa de re­


                                                                                                                                                   muneração dos nossos investimentos


                                                                                                                                                   que, se não alcançou os desejados  12%


                                                                                                                                                   a.a.  legais, chegou a 7,16%, que consi­



                                                                                                                                                   deramos bom, particularmente em fun­


                                                                                                                                                    ção da insuficiência tarifária sofrida


                                                                                                                                                    pelo setor.







                                                                                                                                                    TB  — E xiste  dem anda  reprim ida  na


                                                                                                                                                    área da  Telebrasília? Em   caso afirm a­


                                                                                                                                                     tivo como esta poderá ser atendida?


                                                                                                                                                    DEN — A Telebrasília vem mantendo a


                                                                                                                                                     política de atendimento em 100% à de­


                                                                                                                                                     manda existente nas áreas de concen­



                                                                                                                                                     tração dos poderes públicos, das empre­                                                                                                 A Telebrasília, com a colaboração da


                                                                                                                                                     sas e das camadas mais expressivas da                                                                                              iniciativa privada, instalou, no centro da


                                                                                                                                                     população no Distrito Federal.  Quanto                                                                                                          cidade, modernas cabines para


                                                                                                                                                     às áreas de menor poder aquisitivo, no                                                                                                                           telefones públicos,


                                                                                                                                                     DF, onde  não seria aconselhável um


                                                                                                                                                     atendimento em percentual muito alto,


                            telebrasíl ia                                                                                                            a empresa tem procurado situar-se na                                                                                            Os edifícios mais importantes de Brasília



                                                                                                                                                     faixa de 80% da demanda registrada e


                                                                                                                                                      detectada em campo, completando-se o                                                                                           foram planejados por Oscar Niemayer. Na


                                                                                                                                                      atendimento através da instalação de                                                                                           foto, a Praça dos 3 Poderes, com destaque
                                    Danton Eifler Nogueira                                                                                            equipamentos de uso coletivo. O atendi-                                                                                       para o Congi'esso Nacional.












                     T e le b ra sil  — Como foi o desempenho


                      da Telebrasília, em  1982?



                     D an to n  E. N ogueira — O exercício en­


                     cerrado em 31/12/82 foi, para as empre­


                     sas estatais e, é lógico, para a Telebra­


                     sília, um período difícil.  Isto não impe­


                     diu que a Telebrasília obtivesse um de­


                      sempenho apreciável,  nas suas três di­



                      mensões básicas: No plano administra­


                      tivo a ênfase que continua a ser dada ao


                      projeto de humanização da empresa,


                      buscando, em última análise, a valori­


                      zação da sua força de trabalho. Graças a


                      esse esforço, estamos conscientes de que


                      foi possível melhorar a nossa produtivi­



                      dade, paralelamente à contenção de des­


                      pesas com  pessoal.  No  plano  técni­


                      co-operacional podemos destacar, como


                      principal realização, a modernização e a



                      descentralização do atendimento ao pú­


                      blico, obtidas através da regionalização


                      dos serviços operacionais e administra­


                      tivos, fatos que certamente possibili­


                      tarão, a partir do corrente ano, a obten­



                      ção de  resultados operacionais ainda


                      melhores.



                              Também  foi  modificada  a  sistemá­


                      tica de atendimento aos grandes usuá­


                      rios,  assegurando-lhes tratamento di­


                      ferenciado, com resultados que favore­



                      ceram o tráfego telefônico.  Os  indica­


                      dores operacionais foram  melhorados,


                      em conseqúência das medidas acima,


                      notadamente no que diz respeito à inci­



                      dência de defeitos e  aos tempos de re­


                      paro, instalação e atendimento a solici­


                      tações diversas. Quanto ao plano econô-





                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             Telebrasil.                               1


                      A
   1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11