Page 31 - Telebrasil - Julho/Agosto 1983
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• Iv a n L e ã o J o rn a lis ta e C onsultor de E m p re s a s no Rio de Janeiro
Ao final da primeira quinzena de ju
E C O N O M IA B R A S ILE IR A
nho o Governo Federal havia decidido
cortar Cr$ 2 trilhões dos orçamentos das
1983 1984
empresas estatais, medida adotada jun
tamente com um pacote econômico de PIB — Geral (2.5) % 2,5%
corte de subsídios cujo principal objetivo Agricultura com c a fé .............................. 7,1 3,0
é conter o déficit público. No âmago da Agricultura sem c a fé .............................. 2,6 1.9
questão está uma complicada negocia Indústria — g e ra l .................................................. (2,8) 2,5
ção com o Fundo Monetário Internacio Indústria — m anufatura .............. (3.7) 1.9
nal (FMI), entidade para a qual o Go Serviços — qeral .................................................. (3.7) 2.3
Exportações ............................................................................ $21,4b. 23,5b.
verno havia prometido conter o déficit
Importações ............................................................................ 9 . 17,4 19,1
público em 8% do Produto Interno Bru 4,0 4.4
Balança comercial ...........................................
to. mas. já no final do primeiro quadri- Conta co rre n te ............................................................... (8.5) (8,3)
mestre do ano, ficava patente que este
déficit poderia alcançar Cr$ 10 trilhões FONTE: Wharton Econometric
ou até CrS 12 trilhões, representando
respectivamente 10% e 12% do PIB. O \ Wharton Econometrias prevê uni desempenho negativo du PWpura vstem we um superávit
náo cumprimento desta meta com o FMI comercial dcapcmts l 'S$ \ hilhôes, quando a meta e US$6 bilhões. As projeções também esta
belecem um desempenho negativo do setor industrial.
representa o não recebimento das par
celas de empréstimo combinadas em de
zembro, estando previsto o recebimento
de US$ 411 milhões agora em julho. O
problema não é restrito a esta parcela de O R Ç A M E N T O S E S T P A R A 1 9 8 3 (0)
empréstimo, por si só mão muito expres (em Cr$ bilhões)
siva. mas, sem o aval do FMI, atestando
que a economia brasileira vai no rumo GASTO GASTO
EMPRESA INVESTIMENTO INVESTIMENTO GLOBAL GLOBAL
considerado correto, os bancos interna INICIAL AGORA INICIAL AGORA
cionais não se animam a discutir a rene-
gociaçcáo da dívida externa brasileira. Siderbrás 302,8 301,4 2.041,4 2.486,4
0 pacote econômico de junho decidiu Telebrás 494,5 475,0 1 180,5 1.316,2
cortar subsídios do crédito agrícola, da CVRD 442,0 388,4 1.052,2 1.114,0
compra de trigo e da conta petróleo, pro Eletrobrás 615,2 708,5 2.138,9 2.530,0
gramando um a eliminação gradual. Nuclebrás 172,9 147,7 295,0 328,1
Além dessa medida, de maior peso para Petrobrás 1.320,4 1.218,6 7.320,1 8.341,4
a economia, foram adotadas outras, en Itaipu 336,1 356,8 478,2 566,6
Portobrás 94,9 80,9 268,6 323,1
tre as quais podem ser destacadas: o au Rede F.F. 188,1 202,2 770,0 899,1
mento do imposto na rentabilidade das DNER 172,0 222,0 473,8 456,4
aplicações financeiras; a antecipação do
Imposto de Renda dos bancos e a suspen (*) Essas dez empresas da tabela representam 92% do orçamento de investimentos.
são do controle quantitativo do crédito à
Fonte: SEST
iniciativa privada. O fim dos subsídios
significaram de imediato o aumento dos Com os cortes anunciados as empresas estatais apresentam diminuição no investimento já
derivados do petróleo, demonstrando que, com a maxidesvalorizaçào do cruzeiro, os gastos com juros e amortizações de dividas au
que o temido efeito inflacionário da me mentaram muito.
dida seria inevitável. No Rio de Janeiro,
a equipe de economistas que edita a re
vista de análise Suma Econômica pre apenas nos índices dos salários e anun preços industriais passariam a ser tri
via a inflação de 135% sem o pacote eco cia o estudo de novas fórmulas de evitar mestrais e náo mensais e que o teto do
nômico. Com o pacote a previsáo é de a inflação realim entada pelo próprio aumento passaria a ser de 80% da corre
que a inflação poderá atingir os 200%. O sistema de correção. O assessor econô ção monetária e náo de 90% como vinha
economista Julian Chacel, presidente mico da Secretaria de Planejamento, Sr. sendo feito. Existia também a hipótese
do Instituto Brasileiro de Econohiia, in Akihiro Ikeda, informou de Brasília que do teto do aumento de preços ser consi
formava à Gazeta Mercantil que a infla estava sendo considerado um expurgo, derado em funçáo do INPC.
ção de junho poderia perfeitamente ul aplicado de uma só vez, abrangendo to
trapassar os 10,1% de março. dos os índices de preços. O assessor da
Diante dessa perspectiva o debate so Seplan informou também que este ex Déficit e desindexaçáo
bre a desindexação da economia ganhou purgo seria inferior a 5%. Ao lado desta
corpo. O Governo, através de porta-vo medida, o Conselho Interministerial de No debate sobre a desindexação exis
zes da área política, mostrava a invia Preços (CIP) deveria baixar uma por tem os que pregam expurgo bem maior
bilidade de se promover desindexaçáo taria determinando que os reajustes dos que o anunciado pelo assessor da Se-