Page 25 - Telebrasil - Março/Abril 1980
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Janír Aloísio dos Santos
F a c i l i d a d e s d e a s s i n a n t e s Engenheiro de Operações em Telecomunicações
pelo USA TEL (1969). Diplomado em Engenharia
Elétrica opção Eletrônica pelo ISA TEL (197J).
e m c e n t r a i s C P A especialização no Brasil e na Suécia, na árcade
Cursos diversos de complementaçao e
Telefonia e Comutação, inclusive Centrais ( IA.
Engenheiro de Telecomunicações da Ericsson do
Brasil (Diretoria de Tecnologia) desde 1970.
com o opcionais e implementadas só
Com o advento das centrais telefônicas controladas por computadores, muito
por software. Existem serviços que
se tem falado sobre as inegáveis e extraordinárias facilidades que os sistemas
necessitam módulos de hardware para
telefônicos podem vir a oferecer aos assinantes. A bem da verdade, quase
realizarem seus objetivos. Algumas fa
todas essas facilidades sâo teoricamente possíveis nos sistemas eletromecâni-
cilidades são mutuamente exclusivas,
cos tradicionais, sua implementação, entretanto, assumindo características
isto é, a utilização de uma delas inibe a
tão custosas, que as torna inviáveis para os sistemas hoje em operação.
utilização de outra ou outras facili
1. Introdução dependentemente do tipo de central a dades.
que está interligado.
Embora o fator de ser a seguir mencio
A par de uma descrição resumida dos
principais serviços de assinantes que Como as inovações a que nos referi nado não se revista de grande impor
os sistemas CPA estão tornando eco mos no parágrafo anterior demandarao tância, a implementação destes recur
nômica e operacionalmente atraentes, um bom tempo antes de chegarem ao sos opcionais de assinantes vai sempre
pretende-se apresentar neste artigo um Brasil, preferimos acreditar que não signif icar uma carga a mais para o sis
ligeiro enfoque de algumas consequên terem os disponíveis para o grande tema de processamento da central pro
cias e im plicações que o uso destas público, mesmo a médio prazo, as vocando em contrapartida alguma di
facilidades adicionais poderá signifi “ sem dúvida extraordinárias e inegá minuição da capacidade real de trata-
car quer para as Administrações Tele veis facilidades de assinantes que os
fônicas quer para os assinantes. sistemas CPA podem oferecer aos usu- memórias da central. Outro aspecto a
jrme ser também mencionado é que algumas
facilidades exigirão neçessariamente
A grande dúvida que hoje se coloca em
termos de novas facilidades diz respei Outra dificuldade é a implantação, por telefone de teclado a 12 teclas, o que,
to à impossibilidade que as Adminis parte das concessionárias e a curto pra em determinadas situações, represen
trações defrontam, no sentido de esten zo, de uma estrutura administrativa di tará um inconveniente. Ainda mais,
der tais recursos a todos os assinantes, rigida para suportar e fazer fluir a carga supõe-se que nem todos os assinantes
a curto ou mesmo médio prazo. A nos extra de serviços e solicitações que as desejariam ou poderiam ter acesso a to
so ver, e isso é um ponto de vista estri novas facilidades significarão. dos os serviços, isto significando que
tamente pessoal, tal impossibilidade as Administrações Telefônicas deve
acabará por forçar as concessionárias Isto não quer dizer, entretanto, que as rão fixar, a priori, as porcentagens de
de serviço telefônico a não se utiliza centrais CPA, a serem brevemente im assinantes a usufruírem de cada facili
rem comercialmente destas facilida plantadas, não deverão conter tais dade específica, de forma otimizar o
des, pelas implicações sociais, políti recursos. Até porque as Administra projeto de uma nova central.
cas e até legais de se oferecerem servi ções Telefônicas necessitam avaliar na
ços extraordinários a um número redu prática, isto é, em operação, as dificul Neste sentido, apresenta-se na Tabela
zido de assinantes, em um número dades e implicações de todo tipo que as I, o resultado de um estudo estatístico
reduzido de centrais (o que, sem dúvi novas facilidades poderão representar, conduzido por Mr. G. A. Langley
da, complica mais ainda a situação). embora isto deva ser feito em caráter (“ Cable and Wireless Communicati
interno e com alguns assinantes experi ons Systems & Services” ), no sentido
Claro está que alguns serviços podem mentais. Entendemos que quanto mais de avaliar as preferências (e respectiva
ser implementados nos sistemas eletro- se discutir o assunto e mais opiniões utilização) dos assinantes com relação
mecânicos hoje em operação, o que forem coletadas de diferentes setores, às principais facilidades que lhes são
significaria poder oferecê-los a todos maior a probabilidade de sucesso no oferecidas.
os assinantes. Além disso, atuando de momento em que o leque de facilida
forma a facilitar a utilização de novas des adicionais for definitivam ente A conclusão a que se chega, reforçan
facilidades de assinantes, há, nos paí aberto a todos os usuários. do opinião anteriormente emitida, é no
ses desenvolvidos, uma tendência níti sentido de que as facilidades de assi
da e clara de se utilizarem aparelhos te 2. Alguns detalhes operacionais nantes não estão, no momento, desper
lefônicos “ inteligentes” , o próprio tando interesse significativo, por ra
aparelho telefônico podendo, então, As novas facilidades de assinantes, de zões várias que não vamos aqui discu
incorporar recursos adicionais (como p en d en d o , é claro , do fabricante tir, algumas delas sendo, entretanto,
discagem abreviada, por exemplo), in- envolvido, são em geral consideradas facilmente dedutíveis. (Telefone com