Page 6 - Telebrasil - Maio/Junho 1980
P. 6
A esses sistemas, estão conectadas 4,800 linhas-tronco da rede
pública, proporcionando conexãb para 23.700 ramais.
Possuímos ainda 3.980 linhas telefônicas comerciais.
O custo mensal das linhas telefônicas é em tomo de 40 milhões
de cruzeiros.
2) Rede telegráfica
— Rede Nacional
Contamos hoje com 625 terminais a um custo médio mensal
acima de 8 milhões de cruzeiros.
— Rede Particular
875 terminais a um custo mensal de 20,5 milhões de cruzeiros, No início da década de 60, contávamos com equipamentos de
sem considerar despesas com manutenção do sistema EDX, 2,a geração, controlando as movimentações dos correntistas.
contabilidade e carteiras de empréstimos.
3) Rede de rádio
O maior problema se concentrava na movimentação de contas
Contamos ainda com 28 estações de rádio SSB atendendo a 321 correntes, devido ao grande volume de dados, meios de trans
agências, notadamente as localizadas em praças pioneiras, porte e capacidade de processamento de nossos computadores.
onde o serviço telefônico é precário ou inexistente.
Surgiram então duas classes de agências: ‘ ‘Centralizadas” e
4) Rede de teleprocessamento “ Não-i entra!izadas", dependendo ou não do movimento de
contas correntes ser processado eletronicamente.
Na constituição da rede de comunicação de dados, temos em
funcionamento 170 canais a um custo de 25,5 milhões de cru Em 1965 entraram em operação os computadores de 3.* gera
zeiros mensais e mais 134 a serem ativados, ção, e foram centralizadas as agências mais próximas da Cidade
dc São Paulo: Santos, Jundiaí, Campinas, etc., cujos documen
Evolução da informática no Bradesco tos eram transportados por can os, enquanto que no caso do Rio
dc Janeiro foi usado o transporte aéreo.
O crescimento do Bradesco foi acompanhado de um intenso
programa de automação, que começou com máquinas conven O próximo passo foi a criação da 3.a classe de agências: “Semi*
cionais no tratamento de informações, na década dc 50. Desde centralizadas", cujo movimento de contas correntes era proces
essa época a alta administração considerava indispensáveis os sado semanalmente.
controles sobre as operações obtidas através de sistemas meca
nizados, que foram utilizados inicialmente nas carteiras de co- Em 1973 foi inauguradoo I." ponto avançado de entrada e pro
brança/desconto, controle da conta Departamentos no País e na cessamento de dados na Cidade de Curitiba. Paralelameníe à
folha de pagamento dos funcionários. implantação de subcentros, foi iniciada experiência em comu
nicação de dados a 9.600 bands utilizando linhas telefônicas,
interligando Salvador à Matriz.
Foi inaugurado também nesta época o Subcentro Rio de Janeiro
/ CENTRO CMC 1
REGIONAL comunicando-se com a Matriz.
800 000
Foram implantados ainda em diversos locais pontos de entrai
de dados, no sentido de obter melhor qualidade nos dados.
CMC 7 J
m
450 000
V A descentralização dos serviços foi seguida por uma rede i
*- « -4- 4 . .
comunicação de dados interligando os diversos locais:
Matriz:
Central de processamento recebendo, transmitindo e gerani
posições gerenciais para a alta administração.
SC PONTO
Centro Regional:
««*f
Central de processamento atendendo uma região, receben*
transmitindo dados para a Matriz.