Page 37 - Telebrasil - Maio/Junho 1980
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Apesar de  sua  área  de  concessão  cobrir  o  que  poderíamos                                                                                                                                                           — ligação provisória de obras



         chamar de  uma  pequena  parcela  do  território  nacional,  ou                                                                                                                                                           — pedido de extensão de  rede




         seja, 32.725 knr, é a região mais densamente povoada, com                                                                                                                                                                 — re ligação




         uma população (estimada em  1978) de 22.051.000 habitan­                                                                                                                                                                  — transferência de nome




         tes, resultando uma densidade populacional de 674 hab/knv.                                                                                                                                                                — corte efetivo




                                                                                                                                                                                                                                   — segunda via de conta




         Nesta área, a taxa anual de crescimento do número de consu­



                                                                                                                                                                                                                                                                                      qp
         midores  vem  se  mantendo,  na  última  década,  a 4,9% ,                                                                                                                                                                Reclamações recebidas pelo telefone




         enquanto que  o  aumento  da  população,  na  mesma  região,                                                                                                                                                              — alta/baixa voltagem




         tem sido de 3,9% aó ano.                                                                                                                                                                                                  — conta bloqueada




                                                                                                                                                                                                                                   — débito de antiga  residência




          Para o ultimo ano,  os dados são os seguintes:                                                                                                                                                                           — excesso de consumo




                                                                                                                                                                                                                                   — conta não recebida




                                                                                     Dezembro/78                                                                 Dezembro/79                                                       — falta de  leitura



          São Paulo                                                                         2.899.175                                                                   3.056.575




          Rio de Janeiro                                                                     1.721.730                                                                   1.791.680                                                  Informações





                                                                                                                                                                                                                                   —  mensagens nas contas

          Total                                                                             4.620.905                                                                   4.848.255

                                                                                                                                                                                                                                   — demora na execução de serviços




           Dif.  +4,9%                                                                                                                                                                                                             — contas elevadas



                                                                                                                                                                                                                                   — outras





           Além  deste  crescimento  da  quantidade  de  consumidores,




           significativa  tem  sido  a evolução  do  consumo  de  energia,                                                                                                                                                          Desde a entrada em operação do Ligue-Light, já foi  signifi­




           constatando-se uma ampliação de cerca de  50%  nestes últi­                                                                                                                                                             cativo o número de ligações recebidas, apesar dos problemas




            mos anos.                                                                                                                                                                                                              que a estação  “ 243”  do  Rio tem  apresentado:










           Para aprimorar o atendimento a estes  milhões  de consumi­
                                                                                                                                                                                                                                                                                  Out/79                                 Nov/79 I)ez/79  Ban/80  Fev/80


           dores, entram então as facilidades públicas de telecomunica­
                                                                                                                                                                                                                                   S .   P a u l o                                 29.625                                 29.742 27.234                                                32.187  33.159


           ções, principalmente os sistemas locais, como fator decisivo
                                                                                                                                                                                                                                   Rio de


           de entendimento  e  comunicação  púbjico-empresa,  onde                                                                                                                                                                                                                     4.375                                   8.081  17.497                                            17.091                            16.874
                                                                                                                                                                                                                                   Janeiro

           devem ser estabelecidos “ Serviços Especiais' * com as finali­




            dades básicas de prestação de serviços aos usuários, de segu­




            rança e bem-estar da população e de prevenir acidentes e res­                                                                                                                                                          Sendo que a tendência é um aumento substancial, enquanto,




            guardar a vida.                                                                                                                                                                                                        aos poucos, os consumidores passam a “ acreditar”  na efici­


                                                                                                                                                                                                                                   ência do serviço,  vendo a desnecessidade de se dirigirem às






            Esses serviços podem ser divididos em dois tipos fundamen­                                                                                                                                                             agências da Light para qualquer tipo de  informação.




            tais:


                                                                                                                                                                                                                                   Obviamente, se fosse designado um código especia  de três





            — comercial                                                                                                                                                                                                            dígitos  para este  tipo  de  atendimento,  as  vantagens  seriam




            — emergência                                                                                                                                                                                                           inúmeras,  e  uma  vez que já existem,  entre  outros,  códigos


                                                                                                                                                                                                                                   previstos para “ Acesso ao Serviço BIP” ,  “ Programação de





             O atendimento telefônico comercial,  que  vinha sendo  feito                                                                                                                                                          Cinemas’ ’, além do designado para um serviço semelhante a




             descentralizado mesmo  nas  áreas  metropolitanas do Rio de                                                                                                                                                           este executado pelo Ligue-Light, qual seja o “ Comercial da




             Janeiro e de São Paulo,  foi em outubro último centralizado                                                                                                                                                           Empresa Operadora ’ ’.




             no que recebeu a denominação de Ligue-Light, no Rio, pelo




             n.ü 243-4850 com 9  linhas seqüenciais e 8  terminais de vídeo                                                                                                                                                       O outro “ Serviço Especial” que a Light tem aprimorado é o




             diretamente ligados ao computador e, em São Paulo, pelo n,"                                                                                                                                                          relativo à  “ Emergência” .




             239-0122 com 2 0  linhas seqüenciais e  1 0  terminais.




                                                                                                                                                                                                                                  Esse atendimento, que também vinha sendo feito descentra­



             Os tipos de atendimentos são os seguintes:                                                                                                                                                                           lizado, |á passou a ser centralizado, em São Paulo, abrangen­





                                                                                                                                                                                                                                  do os Municípios de São Paulo e Guarulhos, através do códi­



             Serviços atendidos pelo telefone                                                                                                                                                                                     go “ ft96’1 operando desde 29 de fevereiro próximo passado.




             — ligação nova




             — transferência de nome                                                                                                                                                                                              Já no primeiro dia de operação foram recebidas 594 ligações




             — desligação simbólica                                                                                                                                                                                               e,  até o momento,  a máxima diária foi de 2.893  ligações.




             — retificação de nome/endereço




             — aferição de medidor                                                                                                                                                                                                No Rio de Janeiro o serviço continua descentralizado. Quan­



             — aumento de carga                                                                                                                                                                                                   do  implantado o código  “ 196” íprevê-se  o recebimento de




             — ausência temporária                                                                                                                                                                                                 cerca de 35.000 ligações mensais.




              — furto de medidor



                                                                                                                                                                       m
              — ligação festiva                                                                                                                                                                                                    Esses serviços,  pelo telefone,  abrangem:
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