Page 37 - Telebrasil - Maio/Junho 1980
P. 37
Apesar de sua área de concessão cobrir o que poderíamos — ligação provisória de obras
chamar de uma pequena parcela do território nacional, ou — pedido de extensão de rede
seja, 32.725 knr, é a região mais densamente povoada, com — re ligação
uma população (estimada em 1978) de 22.051.000 habitan — transferência de nome
tes, resultando uma densidade populacional de 674 hab/knv. — corte efetivo
— segunda via de conta
Nesta área, a taxa anual de crescimento do número de consu
qp
midores vem se mantendo, na última década, a 4,9% , Reclamações recebidas pelo telefone
enquanto que o aumento da população, na mesma região, — alta/baixa voltagem
tem sido de 3,9% aó ano. — conta bloqueada
— débito de antiga residência
Para o ultimo ano, os dados são os seguintes: — excesso de consumo
— conta não recebida
Dezembro/78 Dezembro/79 — falta de leitura
São Paulo 2.899.175 3.056.575
Rio de Janeiro 1.721.730 1.791.680 Informações
— mensagens nas contas
Total 4.620.905 4.848.255
— demora na execução de serviços
Dif. +4,9% — contas elevadas
— outras
Além deste crescimento da quantidade de consumidores,
significativa tem sido a evolução do consumo de energia, Desde a entrada em operação do Ligue-Light, já foi signifi
constatando-se uma ampliação de cerca de 50% nestes últi cativo o número de ligações recebidas, apesar dos problemas
mos anos. que a estação “ 243” do Rio tem apresentado:
Para aprimorar o atendimento a estes milhões de consumi
Out/79 Nov/79 I)ez/79 Ban/80 Fev/80
dores, entram então as facilidades públicas de telecomunica
S . P a u l o 29.625 29.742 27.234 32.187 33.159
ções, principalmente os sistemas locais, como fator decisivo
Rio de
de entendimento e comunicação púbjico-empresa, onde 4.375 8.081 17.497 17.091 16.874
Janeiro
devem ser estabelecidos “ Serviços Especiais' * com as finali
dades básicas de prestação de serviços aos usuários, de segu
rança e bem-estar da população e de prevenir acidentes e res Sendo que a tendência é um aumento substancial, enquanto,
guardar a vida. aos poucos, os consumidores passam a “ acreditar” na efici
ência do serviço, vendo a desnecessidade de se dirigirem às
Esses serviços podem ser divididos em dois tipos fundamen agências da Light para qualquer tipo de informação.
tais:
Obviamente, se fosse designado um código especia de três
— comercial dígitos para este tipo de atendimento, as vantagens seriam
— emergência inúmeras, e uma vez que já existem, entre outros, códigos
previstos para “ Acesso ao Serviço BIP” , “ Programação de
O atendimento telefônico comercial, que vinha sendo feito Cinemas’ ’, além do designado para um serviço semelhante a
descentralizado mesmo nas áreas metropolitanas do Rio de este executado pelo Ligue-Light, qual seja o “ Comercial da
Janeiro e de São Paulo, foi em outubro último centralizado Empresa Operadora ’ ’.
no que recebeu a denominação de Ligue-Light, no Rio, pelo
n.ü 243-4850 com 9 linhas seqüenciais e 8 terminais de vídeo O outro “ Serviço Especial” que a Light tem aprimorado é o
diretamente ligados ao computador e, em São Paulo, pelo n," relativo à “ Emergência” .
239-0122 com 2 0 linhas seqüenciais e 1 0 terminais.
Esse atendimento, que também vinha sendo feito descentra
Os tipos de atendimentos são os seguintes: lizado, |á passou a ser centralizado, em São Paulo, abrangen
do os Municípios de São Paulo e Guarulhos, através do códi
Serviços atendidos pelo telefone go “ ft96’1 operando desde 29 de fevereiro próximo passado.
— ligação nova
— transferência de nome Já no primeiro dia de operação foram recebidas 594 ligações
— desligação simbólica e, até o momento, a máxima diária foi de 2.893 ligações.
— retificação de nome/endereço
— aferição de medidor No Rio de Janeiro o serviço continua descentralizado. Quan
— aumento de carga do implantado o código “ 196” íprevê-se o recebimento de
— ausência temporária cerca de 35.000 ligações mensais.
— furto de medidor
m
— ligação festiva Esses serviços, pelo telefone, abrangem: