Page 48 - Telebrasil - Setembro/Outubro 1979
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CONTRATOS
COMERCIAIS
OPERAÇAO
comercialização
ORDEM DE MARKETING
SERVIÇO CADASTRO
DE CONTROLE DC
r
ASSINANTES
FACIUOADES
OUTRAS LISTAS TELEFÔNICAS
TRAFEGO MANUAL
LIGAÇÕES
DDD
CONTROLE 06
RECEITAS
CONTROLE DOS
LIGAÇÕES PROCESSOS DE
MANUAIS TARIFAÇAO
FATURAMENTO
AUTOMATIZADO
SERVIÇO
ME Dl 0 0
MOVIMENTOS
"EXTRA"
Além desse emprego, existem os usos duais. O estudo de viabilidade técnico-
convencionais do cadastro: ifticrofi- econômica dessa transformação talvez Figura 2
chas, listagens, que permiteYn um já tenha sido feito e mereceria ser di
Conclusão
apoio ao serviço de atendimento. vulgado.
Embora seja uma discussão que trans Relacionamos a seguir alguns títulos de Um Cadastro de Assinantes em com
cenda o escopo deste trabalho, quero relatórios que podem ser extraídos do putador permite integrar áreas da em
presa, uniformizá informações, viabili
levantar o aspecto do acesso do aten- Cadastro de Assinantes, com apli
za o faturamento automático e aumen
dente comercial, por vídeo, ao Cadas cações em faturamento e atendimento
tro de Assinantes. Mesmo reconhecen e outras áreas como Listas Telefônicas, ta sua confiabilidade, constitui uma
do a complexidade do atendimento em Tráfego Manual, Comercialização, poderosa ferramenta de gerência e oti
miza atividades operacionais. A quan
grandes centros de rede, não vejo van Marketing, Controle de Equipamen
tidade de informações que o compõe,
tagens em se substituir, dessa forma, o tos, etc.
uma vez adequada ao tamanho e con
método tradicional de fichas indivi
dições da empresa, justifica sua exis
Informações Originadas Diretamente do Cadastro de Assinantes tência.
Informação Área de Aplicação
Contudo, sua criação de maneira oti
mizada, sem que sua manutenção ve
— Erros de consistência encontrados na atuuli — EtnicUode Ordcns/Coniriios
zaçdo do Cadastro nha a trazer ônus ao invés de be
— Atualizações feitas no Cadustro ( ontrole de <)rdcnx/C'ont raios nefícios, requer:
— Ocorrências dc tipos de serviço C icréncin dc Posoul
— L istagem geral do Cadastro ~ Atcndimcmo/I istus Iclclônicas
— Micro ficha do Cadastro AicndinictUo/lnlorroaçâo vtc ttatego ma — uniformização de codificações, fra
nuBl/ Arquivo hUiórico dc tegurançu
— Listagem ( micro fichas) dc assinantes espe Atendimento t oimolc dc Serviços Marke seologias, procedimentos das áreas en
ciais, terminais da companhia, etc. ting volvidas
— Quantidade de terminais, acessórios, exten (tcicnci.i de < ípciaçáo Ixpuusûo/ ( ontrole dc modificações no fluxo das infor
sões, linhas privativas c outras facilidades poi Kcccito/Markeüng
central telefônica, área administrativa, etc. mações
Quantidade de CP( I*s, troncos, ramais c CicrénciudcC IT I 's/Miirkciing/l talego — padronização de formulários e do
acessórios
— I tiquetas de endereçamento dc correspondên — ( orner ciai cumentos
cia — criação de uma gerência altamente
Serviços executados por cmprcgado/ccntro de — Gerência dc Pessoal
especializada para sua manutenção e
emissão
Relatório dc mudança dc número (listagem — Tráfego manual constante otimização
em micro ficha) — criação de uma linguagem adequada
rerminais cm situações especiais (retirados Tráfego manual/ Atendimento/Comercial
provisoriamente, implantados coiitabilmente, para leitura e compensação das infor
desligados na central) mações
— I detones que pagam coma em outra localida- Cobrança
dc
— Telefones que pagam conta cm outro telefone Cobrança Essas transformações são bastante ca
— Atualização pura gula telefônico Listas Telefônicas ras, requerendo um investimento dire
( .atálogo cm ordem de nomes Listas Telefônicas
— Catálogo cm ordem dc endereço Listas Telefônicas to considerável em análise e implemen
Assinantes que ultrapassam limites determina Comutação/Atendimento/ Marketing tação. Contudo, o sistema se torna ra
dos de impulsos (médias)
i ei minais cujos contadores não progridem Comutação pidamente rentável, particularmente
(n? dc meses) no esquema de Regionalização de Cen
Valores não incluídos dc movimentos extras Comcrcial/Renda tros de Processamento de Dados, sen
Valores nflo incluídos dc interurbanos Co me r c ia t / Renda /T rà fego/ Com u t ação
Contas telefônicas Comcrcial/Renda do que a integração dos cadastros de
— Mierofichas dc contas telefônicas Atendimento cada empresa virá a se tornar uma im
- Rateio contábil Contabilidade
Relatórios de renda por localidade, renda Marketing/Comcrcial/Renda posição ditada pela escassez dos recur
média dc terminais, segmentação de mercado sos.
Relatório de análise de interurbanos Tráfcgo/Markcting/ Atendimento
( onta telefónica compactada Atendimento Y