Page 48 - Telebrasil - Setembro/Outubro 1979
P. 48

CONTRATOS
                                                                                                                                                                                                                                                                               COMERCIAIS
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                       OPERAÇAO


                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                       comercialização

                                                                                                                                                                                                                                                                               ORDEM DE                                                                MARKETING
                                                                                                                                                                                                                                                                               SERVIÇO                         CADASTRO
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                     DE                                CONTROLE DC
                                                                                                                                                                                                                                                                                           r
                                                                                                                                                                                                                                                                                                              ASSINANTES
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                           FACIUOADES
                                                                                                                                                                                                                                                                               OUTRAS                                                                  LISTAS TELEFÔNICAS


                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                       TRAFEGO MANUAL










                                                                                                                                                                                                                                                                               LIGAÇÕES
                                                                                                                                                                                                                                                                                   DDD
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                       CONTROLE 06
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          RECEITAS


                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                       CONTROLE DOS
                                                                                                                                                                                                                                                                               LIGAÇÕES                                                                  PROCESSOS DE
                                                                                                                                                                                                                                                                              MANUAIS                                                                     TARIFAÇAO


                                                                                                                                                                                                                                                                                                                       FATURAMENTO
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                       AUTOMATIZADO



                                                                                                                                                                                                                                                                              SERVIÇO
                                                                                                                                                                                                                                                                              ME Dl 0 0







                                                                                                                                                                                                                                                                             MOVIMENTOS
                                                                                                                                                                                                                                                                                "EXTRA"


    Além  desse  emprego,  existem  os  usos                                                                                         duais. O estudo de viabilidade técnico-



    convencionais  do  cadastro:  ifticrofi-                                                                                         econômica dessa transformação  talvez                                                                                             Figura 2



    chas,  listagens,  que  permiteYn  um                                                                                            já  tenha  sido  feito  e  mereceria  ser  di­
                                                                                                                                                                                                                                                                        Conclusão
    apoio ao serviço de atendimento.                                                                                                 vulgado.







    Embora seja uma discussão que trans­                                                                                             Relacionamos a seguir alguns títulos de                                                                                            Um  Cadastro  de  Assinantes  em  com­



    cenda  o  escopo  deste  trabalho,  quero                                                                                        relatórios  que  podem  ser  extraídos  do                                                                                         putador permite integrar áreas da em­

                                                                                                                                                                                                                                                                        presa, uniformizá informações, viabili­
    levantar  o  aspecto  do  acesso  do  aten-                                                                                      Cadastro  de  Assinantes,  com  apli­

                                                                                                                                                                                                                                                                        za o faturamento automático e aumen­
    dente comercial,  por  vídeo,  ao  Cadas­                                                                                        cações  em  faturamento  e  atendimento



    tro de Assinantes.  Mesmo reconhecen­                                                                                            e outras áreas como Listas Telefônicas,                                                                                            ta  sua  confiabilidade,  constitui  uma



    do a complexidade do atendimento em                                                                                              Tráfego  Manual,  Comercialização,                                                                                                 poderosa  ferramenta de gerência e oti­

                                                                                                                                                                                                                                                                        miza atividades operacionais.  A quan­
    grandes centros de rede,  não vejo van­                                                                                           Marketing,  Controle  de  Equipamen­

                                                                                                                                                                                                                                                                        tidade  de  informações  que  o compõe,
    tagens em se substituir, dessa  forma, o                                                                                         tos, etc.


                                                                                                                                                                                                                                                                        uma  vez adequada ao tamanho e con­
    método  tradicional  de  fichas  indivi­

                                                                                                                                                                                                                                                                        dições  da  empresa,  justifica  sua exis­




                                                  Informações Originadas  Diretamente do  Cadastro de Assinantes                                                                                                                                                        tência.




                                                Informação                                                                                                           Área de Aplicação

                                                                                                                                                                                                                                                                        Contudo,  sua  criação  de  maneira oti­


                                                                                                                                                                                                                                                                        mizada,  sem  que  sua  manutenção ve­
                  —  Erros  de consistência encontrados  na  atuuli                                                                       — EtnicUode Ordcns/Coniriios


                  zaçdo do Cadastro                                                                                                                                                                                                                                     nha  a  trazer  ônus  ao  invés  de  be­

                  — Atualizações feitas no Cadustro                                                                                             ( ontrole de <)rdcnx/C'ont raios                                                                                        nefícios, requer:

                  — Ocorrências dc tipos de serviço                                                                                             C icréncin dc Posoul


                  — L istagem geral do Cadastro                                                                                            ~ Atcndimcmo/I  istus  Iclclônicas

                  — Micro ficha do Cadastro                                                                                                       AicndinictUo/lnlorroaçâo  vtc  ttatego  ma                                                                             —  uniformização de codificações, fra­

                                                                                                                                          nuBl/ Arquivo hUiórico dc tegurançu


                  —  Listagem  ( micro fichas)  dc  assinantes  espe                                                                              Atendimento  t oimolc  dc  Serviços  Marke                                                                            seologias,  procedimentos das áreas en­

                  ciais, terminais da companhia, etc.                                                                                     ting                                                                                                                           volvidas

                  —  Quantidade  de  terminais,  acessórios,  exten                                                                             (tcicnci.i de < ípciaçáo  Ixpuusûo/ ( ontrole dc                                                                                    modificações  no  fluxo  das  infor­


                  sões,  linhas  privativas  c  outras  facilidades  poi                                                                  Kcccito/Markeüng

                  central telefônica, área administrativa, etc.                                                                                                                                                                                                          mações

                         Quantidade  de  CP(  I*s,  troncos,  ramais  c                                                                         CicrénciudcC  IT  I 's/Miirkciing/l talego                                                                               —  padronização  de  formulários e do­


                  acessórios

                  —  I tiquetas de endereçamento dc correspondên­                                                                         — ( orner ciai                                                                                                                 cumentos


                 cia                                                                                                                                                                                                                                                     —  criação  de  uma  gerência altamente

                        Serviços executados por cmprcgado/ccntro de                                                                       — Gerência dc Pessoal
                                                                                                                                                                                                                                                                         especializada  para  sua  manutenção e

                 emissão

                         Relatório dc  mudança  dc  número  (listagem                                                                     — Tráfego manual                                                                                                               constante otimização


                 em micro ficha)                                                                                                                                                                                                                                          — criação de uma linguagem adequada
                          rerminais  cm  situações  especiais  (retirados                                                                       Tráfego manual/ Atendimento/Comercial


                  provisoriamente,  implantados  coiitabilmente,                                                                                                                                                                                                          para  leitura  e  compensação das infor­


                 desligados na central)                                                                                                                                                                                                                                   mações

                  —  I detones que pagam coma em outra localida-                                                                                Cobrança

                  dc


                   —  Telefones que pagam conta cm outro telefone                                                                               Cobrança                                                                                                                  Essas  transformações  são  bastante ca

                  — Atualização pura gula telefônico                                                                                            Listas Telefônicas                                                                                                        ras,  requerendo  um  investimento dire

                       ( .atálogo cm ordem de nomes                                                                                             Listas Telefônicas


                 — Catálogo cm ordem dc endereço                                                                                                 Listas Telefônicas                                                                                                       to considerável em análise e implemen

                       Assinantes que ultrapassam limites determina­                                                                            Comutação/Atendimento/ Marketing                                                                                          tação.  Contudo, o sistema se torna ra


                 dos de impulsos (médias)

                         i  ei minais  cujos  contadores  não  progridem                                                                        Comutação                                                                                                                 pidamente  rentável,  particularmente


                 (n? dc meses)                                                                                                                                                                                                                                            no esquema de Regionalização de Cen
                       Valores não incluídos dc movimentos extras                                                                                Comcrcial/Renda                                                                                                          tros  de  Processamento de  Dados, sen


                       Valores nflo incluídos dc interurbanos                                                                                    Co me r c ia t / Renda /T  rà fego/ Com u t ação

                       Contas telefônicas                                                                                                        Comcrcial/Renda                                                                                                          do  que  a  integração  dos  cadastros de

                 — Mierofichas dc contas telefônicas                                                                                             Atendimento                                                                                                              cada empresa virá a se tornar uma im


                   -  Rateio contábil                                                                                                            Contabilidade

                        Relatórios de renda por localidade, renda                                                                                Marketing/Comcrcial/Renda                                                                                                posição ditada pela escassez dos recur

                  média dc terminais, segmentação de mercado                                                                                                                                                                                                              sos.


                        Relatório de análise de interurbanos                                                                                     Tráfcgo/Markcting/ Atendimento

                        (  onta telefónica compactada                                                                                            Atendimento                                                                                                                                                                                                                   Y
   43   44   45   46   47   48   49   50   51   52   53