Page 43 - Telebrasil - Janeiro/Fevereiro 1979
P. 43
I I C o n g r e s s o B r a s i l e i r o d a
Linha Aberta
I n d ú s t r i a E l é t r i c a e
E l e t r ô n i c a p e d e m a i s
a p o i o à E m p r e s a N a c i o n a l
Realizou-se em S. Paulo nos dias28, le a s in g convencional para operação d) estímulo à pesquisa e à aquisição
29 e 30 de novembro de 1978, no de novas instalações, poderia ser ele de tecnologia;
magnífico Palácio da Secretaria de expandido, em alguns casos, para
Agricultura do Estado, o II Congres arrendamento de instalações inte e) maior estabilidade às previsões e
so Brasileiro da Indústria Elétrica e grantes do patrimônio de empresas correções dos programas, em virtu
Eletrônica que versou sobre o tema: estatais. Desse modo teria o Estado de da característica de monopólio '•
"A Conjuntura Nacional e os Proble fonte segura de receita, e melhor de alguns mercados;
mas da Indústria". O fato de ter fi conjugação de seus objetivos sociais
cado inteiramente lotado o grande e desenvolvimentistas com a agilida f ) revisão das leis fiscais emprestan-
auditório da Secretaria atesta o in de da administração privada. Com do-lhes maior sentido social edesen-
teresse despertado pelo Congresso isso ter-se-ia mais uma possível for volvimentista, cuidando não onerar
cuja organização só elogios mereceu. ma de apoio à empresa de capital demasiadamente pequenas empresas
privado nacional, ao mesmo tempo não integrantes de conglomerados;
A TELEBRASIL submeteu duas
que se poderia reduzir um dos fato
proposições que tomaram os n9s 57
res inflacionários, constituído pela g) não limitar a medidas monetaris-
e 61. A primeira objetivando o de
limitação da produtividade ocasio tas a luta contra a inflação e o cus
senvolvimento integrado da Infor
nada pela inevitável burocracia da to de vida, de vez que ambos são
mática e das Telecomunicações. A
gestão estatal. sensíveis, também, às improprieda
segunda pugnando pelo reconheci
des estruturais.
mento dos serviços de comunicações
A idéia visa levar ao terreno da prá
como prioritários e, como primeira
tica o propósito de amparar a indús Esta, em linhas muito rápidas e des-
providência prática desse reconheci
tria de capital nacional, criando des compromissadas, a síntese das me
mento pelo Governo, o retorno in
ta forma uma nova opção fora da didas julgadas necessárias à melhora
tegral do Fundo Nacional de Tele
atual dicotomia do mercado. das condições de nosso parque in
comunicações - FNT - ao setor. As
dustrial.
razões de nossas propostas são tão
Das proposições e das justificativas
óbvias que ocioso seria apresentá-
apresentadas, quase uma centena, é Em nosso entender as proposições
las neste resumo.
possível destacar alguns enfoques: apresentadas, conquanto proceden
tes e bem postuladas visaram, nota-
0 Documento Básico aprovado aco
a) desejo, ou melhor, necessidade damente, a correção de fatos obser
lheu também proposição nossa obje
do diálogo entre o Poder Público e vados e não as causas das improprie
tivando desonerar, através operação
as Classes Produtoras a fim de que dades sentidas.
de le a s in g , pequenas empresas na
as decisões sejam mais adequadas;
cionais de imobilizações que redu %
Acreditamos, por isso, que em cada
zem o capital e gravam o patrimônio
b) necessidade de revisão do organo Ministério deveria haver um Conse
já realizado, para obtenção de fi
grama funcional dos setores de con lho constituído de Representantes
nanciamentos. Para tanto propuze-
trole da produção, da importação e de Ministérios afins e de Delegados
mos que as expansões ou investimen
tos iniciais,reconhecidos como téc da exportação, a fim de reduzir bu (do Capital e do Trabalho) de As
nica e economicamente viáveis, rocracia e superposição funcional; sociações .das Classes Produtoras
dispusessem de instalações e equipa abrangidas. Assim, ir-se-ia à fonte
mentos necessários, por arrendamen c) estímulo à indústria de capital das decisões, o que seria mais efeti
to mercantil. privado nacional através de incenti vo que modificá-las a p o s t e r i o r i .
vos, financiamentos acessíveis, ar y r
Conquanto houvéssemos limitado a rendamento e garantia de faixas de
justificativa de nossa proposição ao mercado;