Page 21 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 1978
P. 21

forma  como  padronizada  talvez                                                                                             temporal  n.° 4 ESS de Chicago e a                                                                                         Para ligações efetuadas dentro de



           nunca venha a ser usada; no entan­                                                                                           central de trânsito 4 A eletromecà-                                                                                        uma  única  região,  tem-se,  por


           to, sinalizações  por  canal  comum                                                                                          nica, equipada com tradutores ele­                                                                                         exemplo, o arranjo da figura 6, em



           com  características  filosóficas  si­                                                                                       trônicos, de Madison.                                                                                                      que a sinalização será encaminha­


           milares,  mais  simples  e  levando                                                                                                                                                                                                                     da normalmente, através de 2 enla­



           em  consideração  as  característi­                                                                                          A estrutura utilizada na rede de si­                                                                                       ces  A,  enquanto  o  circuito  de  voz



          cas próprias  das  redes  nacionais,                                                                                          nalização CCIS é do tipo não asso­                                                                                         seguirá o encaminhamento normal


          vêm sendo usadas largamente.                                                                                                  ciada.  Como  a  rede  interurbana                                                                                         cuja  rota  final  passa  através  do



                                                                                                                                        nos  Estados  Unidos  está  dividida                                                                                        centro de classe I da região.



                                                                                                                                        em  10  regiões,  em  cada  uma des­
          Como exemplo podem ser citados


          os sistemas de sinalização por ca­                                                                                            sas  10  regiões  serão  instalados



           nal comum usados:                                                                                                            dois pontos de transferência de si­

                                                                                                                                        nalização  (PTS).  A  utilização  de



                                                                                                                                        PTS duplicados em cada região se


           •  No Japão, entre centrais de trân­                                                                                         faz  necessária  por  questões  de


          sito D-10[4].                                                                                                                 confiabilidade.  A  figura  5  mostra




                                                                                                                                        esquematicamente  duas  regiões,

           •  Nos  Estados  Unidos,  entre  cen­                                                                                        cada  uma  com  dois  PTS.  As  cen­



          trais  de  trânsito  n.° 4  ESS  e  n.° 4                                                                                     trais  de  trânsito  providas  com  si­



          Crossbar[5].

                M                                                                                                                       nalização por canal  comum são li­

                                                                                                                                        gadas  (enlaces  tipo  A)  aos  dois

          Com respeito aos  Estados  Unidos                                                                                              PTS da região. Cada PTS é ligado a



          é  interessante  mencionar  alguns                                                                                            todos  os  PTS  das  outras  regiões



          dados. O Bell System desenvolveu                                                                                              (enlaces  tipo  B)  e  também  ligado


          um sistema de sinalização  por ca­                                                                                            ao outro PTS da própria região (en­



          nal  comum  denominado  CCIS                                                                                                   lace  tipo  C).  Deste  modo  existe



          (Common Channel Inter-Office Sig-                                                                                             uma  redundância  total,  pois  uma


          nalling) baseado no sistema CCITT                                                                                             falha em qualquer enlace A ou tipo



          n.° 6, a menos de variações no for­                                                                                           B  não  afeta  o  funcionamento  do                                                                                          Fig. 6



          mato das mensagens.  O  novo  sis­                                                                                            sistema, sendo a sinalização enca­                                                                                           Para  ligações  efetuadas  entre  re­



          tema de sinalização foi introduzido                                                                                           minhada através de um enlace tipo                                                                                           giões  distintas,  tem-se,  por exem­


          em 1976 entre a central de trânsito                                                                                           C.                                                                                                                          plo, o arranjo da figura 7.



































































































        Fig. 5                                                                                                                                                                                        Fig. 7





        A  sinalização  será  encaminhada                                                                                              tem  é  de  ir até  as  centrais  locais                                                                                     ximizar a  porcentagem  de  chama­



        normalmente  através  de  um  enla­                                                                                            CPA. A política para atingir tal ob­                                                                                         das  totalmente  controladas  pela



       ce A, um enlace B, e um enlace A,                                                                                              jetivo é justamente a instalação de                                                                                            rede  CPA,  isto  é,  que  são  origina­



       enquanto o circuito de voz seguirá                                                                                             centrais  de  trânsito  ou  a  modifi­                                                                                        das  e  terminadas  em  centrais  lo­



       o  encaminhamento  normal,  cuja                                                                                               cação das existentes de modo que                                                                                              cais  CPA,  passando  somente  por


       rota  final  passa  através  dos  cen­                                                                                         cada  área  de  numeração  fechada                                                                                            centrais de trânsito CPA e usando



      tros de classe  1  das  duas  regiões                                                                                           possua centrais de trânsito com si­                                                                                           somente sinalização por canal  co­



      envolvidas. Até 1980 o Bell System                                                                                              nalização  por canal  comum.  A es­                                                                                           mum.



      espera que 30% do tráfego interur­                                                                                             tas centrais de trânsito serão liga­



      bano utilize uma sinalização do ti­                                                                                            das  as  centrais  locais  CPA  exis­                                                                                          Como a rede de canais comuns de


     po CCIS.  Mas  a idéia do  Bell  Sys­                                                                                           tentes ou a instalar de forma a ma­                                                                                            sinalização  do  sistema  CCIS  será
   16   17   18   19   20   21   22   23   24   25   26