Page 24 - Telebrasil - Janeiro/Fevereiro 1976
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CENTREX
TRÂNSITO
RC
Fig. 4
cessarias para completar chama timada por chamada na ordem de A organização das centrais Cen
das. 25 segundos sobre o equipamento trex é idêntica a das centrais lo
e 20 segundos sobre os troncos. cais (Fig. 4). A diferença mais mar
A numeração dos assinantes e ra cante entre a configuração das
mais de uma central Centrex é Vantagem centrais Centrex e locais encon
do tipo YNN-NNNN (numeração tra-se no “Software”. Na configu
local), sendo dados números cha Na solução convencional as em ração Centrex, o “ Software” deve
ve a grupos de operadoras. Po presas, que adquirem PABX, são prever, para qualquer ramal, to
rém, o sistema permite, por exem sempre colocadas frente ao im das as facilidades inerentes as
plo, para uma empresa com 100 passe de adquirir equipamento a centrais locais e as centrais PABX.
ramais, que se estabeleça liga custo mínimo para atender as Esta exigência faz com que o
ções internas pela discagem de suas necessidades imediatas, ou “Software” das centrais Centrex
apenas 2 algarismos. Isto possi prever o crescimento ao longo dos seja mais elaborado.
bilita: anos o adquirir equipamentos de
maior capacidade a custos mais Operação e manutenção
elevados. A adoção do sistema
— Discagem direta a ramal (DDR)
— Discagem a partir de um ra Centrex permite a adequação en A concentração, em um só ponto,
mal com identificação automática tre as necessidades imediatas de das funções de uma série de equi
do mesmo. cada uma das empresas e as re pamentos PABX, que estariam
servas necessárias para atender dispersos no caso da solução clás
o seu crescimento futuro, uma sica, reduz consideravelmente o
O número de operadoras, conse- vez que os equipamentos e ser esforço para manutenção e ope
qüentemente, ó bastante reduzido, viços são concentrados em uma ração do sistema e possibilita um
podendo diversas empresas serem única central, reduzindo-se assim controle mais direto e efetivo da
servidas por um grupo comum de o investimento global para aquisi qualidade de serviço do mesmo.
operadoras, o que diminui o custo ção de equipamentos PABX pelas
operacional do sistema. empresas. Os métodos de operação e manu
tenção das centrais Centrex se
Como a grande maioria das cha Centrex — CPA guem os mesmos princípios esta
madas, tanto internas como exter belecidos para centrais locais e
nas ao sistema Centrex, dispen O desenvolvimento das centrais permitem, por exemplo, através da
sam o auxílio de operadoras, eli controladas por programas arma comunicação homem-máquina (te-
mina-se o tempo de manipulação, zenados (CPA) veio consolidar leimpressor):
que normalmente varia na faixa definitivamente os conceitos do
de 20 a 30 segundos por chama sistema Centrex, uma vez que a — efetuar mudança de categoria
da, sem contar com as naturais fi flexibilidade desses novos equipa e numeração de assinantes
las de espera que se formam para mentos permitiu que se conjugas — fornecer novas facilidades aos
seu atendimento. Devido a isto os se, de uma maneira mais exeqüí- assinantes
tempos de ocupação do equipa vel, as características de uma — alterar o plano de encaminha
mento de comutação e dos tron central local e PABX em um mes mento
cos da rede telefônica são redu mo equipamento de comutação te — obter dados de tarifação e es
zidos. Essa redução pode ser es lefônica. tatísticos.
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