Page 24 - Telebrasil - Janeiro/Fevereiro 1976
P. 24

CENTREX








                                                                                                           TRÂNSITO
                                                                                                                                                                                                                                                         RC























































































                                                                                                                                                                                             Fig. 4






           cessarias  para  completar  chama­                                                                                    timada  por  chamada  na  ordem  de                                                                                  A  organização  das  centrais  Cen­


           das.                                                                                                                  25 segundos sobre  o  equipamento                                                                                    trex  é  idêntica  a  das  centrais  lo­



                                                                                                                                 e  20  segundos  sobre  os  troncos.                                                                                 cais (Fig. 4). A diferença mais mar­



           A  numeração  dos  assinantes  e  ra­                                                                                                                                                                                                      cante  entre  a  configuração  das


           mais  de  uma  central  Centrex  é                                                                                    Vantagem                                                                                                             centrais  Centrex  e  locais  encon­



           do  tipo  YNN-NNNN  (numeração                                                                                                                                                                                                             tra-se  no  “Software”.  Na  configu­



           local),  sendo  dados  números  cha­                                                                                  Na  solução  convencional  as  em­                                                                                   ração  Centrex,  o  “ Software”  deve


           ve  a  grupos  de  operadoras.  Po­                                                                                   presas,  que  adquirem  PABX,  são                                                                                   prever,  para  qualquer  ramal,  to­



           rém,  o  sistema  permite,  por exem­                                                                                sempre  colocadas  frente  ao  im­                                                                                    das  as  facilidades  inerentes  as



           plo,  para  uma  empresa  com  100                                                                                    passe  de  adquirir  equipamento  a                                                                                  centrais locais e as centrais PABX.


           ramais,  que  se  estabeleça  liga­                                                                                  custo  mínimo  para  atender  as                                                                                      Esta  exigência  faz  com  que  o



           ções  internas  pela  discagem  de                                                                                   suas  necessidades  imediatas,  ou                                                                                    “Software”  das  centrais  Centrex



           apenas  2  algarismos.  Isto  possi­                                                                                 prever o crescimento ao longo dos                                                                                     seja  mais  elaborado.


           bilita:                                                                                                              anos  o  adquirir  equipamentos  de



                                                                                                                                maior  capacidade  a  custos  mais                                                                                   Operação  e  manutenção



                                                                                                                                elevados.  A  adoção  do  sistema
          —  Discagem  direta a ramal (DDR)



          —  Discagem  a  partir  de  um  ra­                                                                                   Centrex  permite  a  adequação  en­                                                                                  A  concentração,  em  um  só  ponto,



          mal  com  identificação  automática                                                                                   tre  as  necessidades  imediatas  de                                                                                  das funções de  uma série de equi­


          do  mesmo.                                                                                                            cada  uma  das  empresas  e  as  re­                                                                                  pamentos  PABX,  que  estariam

                                                                                                                               servas  necessárias  para  atender                                                                                     dispersos no caso da solução clás­



                                                                                                                                o  seu  crescimento  futuro,  uma                                                                                     sica,  reduz  consideravelmente  o


         O  número  de  operadoras,  conse-                                                                                    vez  que  os  equipamentos  e  ser­                                                                                    esforço  para  manutenção  e  ope­



         qüentemente,  ó  bastante  reduzido,                                                                                  viços  são  concentrados  em  uma                                                                                      ração  do  sistema  e  possibilita  um



         podendo  diversas empresas serem                                                                                      única  central,  reduzindo-se  assim                                                                                  controle  mais  direto  e  efetivo  da



        servidas  por  um  grupo  comum  de                                                                                    o  investimento  global  para  aquisi­                                                                                qualidade  de  serviço  do  mesmo.



        operadoras,  o  que diminui  o  custo                                                                                  ção  de  equipamentos  PABX  pelas


        operacional  do  sistema.                                                                                              empresas.                                                                                                              Os  métodos  de  operação  e  manu­



                                                                                                                                                                                                                                                     tenção  das  centrais  Centrex  se­



        Como  a  grande  maioria  das  cha­                                                                                    Centrex —  CPA                                                                                                        guem  os  mesmos  princípios  esta­


        madas,  tanto  internas  como  exter­                                                                                                                                                                                                         belecidos  para  centrais  locais  e



        nas  ao  sistema  Centrex,  dispen­                                                                                    O  desenvolvimento  das  centrais                                                                                      permitem,  por exemplo, através da



       sam  o  auxílio  de  operadoras,  eli­                                                                                 controladas  por  programas  arma­                                                                                     comunicação  homem-máquina  (te-



        mina-se  o  tempo  de  manipulação,                                                                                   zenados  (CPA)  veio  consolidar                                                                                        leimpressor):



       que  normalmente  varia  na  faixa                                                                                      definitivamente  os  conceitos  do


       de  20  a  30  segundos  por  chama­                                                                                   sistema  Centrex,  uma  vez  que  a                                                                                    —  efetuar  mudança  de  categoria



        da,  sem  contar com  as  naturais fi­                                                                                flexibilidade  desses  novos  equipa­                                                                                  e  numeração  de  assinantes



        las  de espera que se formam  para                                                                                     mentos  permitiu  que  se  conjugas­                                                                                  —  fornecer  novas  facilidades  aos


       seu  atendimento.  Devido  a  isto  os                                                                                 se,  de  uma  maneira  mais  exeqüí-                                                                                   assinantes



       tempos  de  ocupação  do  equipa­                                                                                      vel,  as  características  de  uma                                                                                     —  alterar  o  plano  de  encaminha­



       mento  de  comutação  e  dos  tron­                                                                                    central  local  e  PABX  em  um  mes­                                                                                  mento



       cos  da  rede  telefônica  são  redu­                                                                                   mo equipamento de comutação te­                                                                                       —  obter  dados  de  tarifação  e  es­



       zidos.  Essa  redução  pode  ser  es­                                                                                  lefônica.                                                                                                              tatísticos.



                                                                                                                                                                                                                                                                           %
   19   20   21   22   23   24   25   26   27   28   29