Page 20 - Telebrasil - Setembro/Outubro 1975
P. 20
procurou-se as distâncias, fixado
um determinado número de ca
Tabela 2 — CUSTO GLOBAL 5 ANOS
nais, para as quais essa razão é
igual a um, chamadas aqui de dis
COMPRIMENTO N.° DE CANAIS
DO ENLACE tâncias críticas. Os resultados es
(KM) 120 300 600 960 1800 2700 tão mostrados na Tabela 5.
100 1.10 1.14 1.18 1.22 1.28 1.32
200 1.01 1.04 1.08 1.11 1.16 1.20 Obtidos esses resultados, os
400 0.91 0.94 0.97 1.00 1.05 1.08 mesmos foram plotados em um
800 0.84 0.86 0.88 0.90 0.93 0.95 papel semi-log, tendo por abcissa
1600 0.86 0.87 0.87 0.89 0.91 0.92 o número de canais e por orde
Ui 0.99 0.97 0.96 0.96 0.96 0.97
nada o comprimento de enlace,
de que resultou a Figura 1, com
posta de 3 curvas: Curva 1, que
corresponde ao critério de só con
Tabela 3 — CUSTO GLOBAL 10 ANOS
siderar o investimento inicial co
COMPRIMENTO N.° DE CANAIS mo parâmetro de decisão; Curva
DO ENLACE 2, que corresponde ao critério de
120 300 600 960 1800 2700
(KM) considerar o custo global em 5
100 1.13 1.16 1.19 1.22 1.27 1.30 anos como parâmetro de decisão
a
200 1.06 1.08 1.11 1.14 1.18 1.21 e Curva 3, que corresponde ao
400 1.00 1.01 1.04 1.06 1.09 1.12 critério de* considerar o custo glo
800 0.93 0.95 0.96 0.98 1.01 1.03 bal em 10 anos como parâmetro
1600 0.95 0.96 0.97 0.98 1.00 1.02
3200 1.08 1.06 1.05 1.06 1.06 1.07 de decisão. Quanto ao custo glo
bal de 20 anos, vê-se na Tabela 4
que em nenhum caso a razão aci
ma ó menor que um, indicando
Tabela 4 — CUSTO GLOBAL 20 ANOS que em todos os casos é mais
econômico o sistema cabo.
COMPRIMENTO N.° DE CANAIS
DO ENLACE
(KM) 120 300 600 960 1800 2700 Definindo um sistema, dado o
número de canais e o comprimen
100 1.16 1.18 1.20 1.22 1.26 1.29 to do enlace, um ponto fica bem
1.13 1.14 1.16 1.18 1.21 1.24
400 1.09 1.11 1.13 1.15 1.18 1.20 determinado na Figura 1, o da in
800 1.06 1.08 1.10 1.11 1.14 1.16 tercessão da abcissa com a orde
1600 1.10 1.12 1.13 1.15 1.17 1.18 nada correspondente. Conhecida
3200 1.25 1.24 1.23 1.24 1.25 1.25
a posição desse ponto e o crité
rio de decisão adotado pode-se
Tabela 5 — DISTANCIAS CRITICAS (KM)