Page 23 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 1975
P. 23
C o m u n i c a ç õ e s
t e l e f ô n i c a s
n o m e t r ô d e S . P a u l o .
VALENZ V. THALACKER
JOÃO PAULO MENDES PARREIRA
Valenz V. Thalacker, formado en) Enge João Paulo Mendes Parreira, Engenheiro
nharia Eletrônica pela EPUSP, trabalha Eletrônico pela EPUSP, trabalha na Sie
no setor de Sistema de Centrais Particula mens no setor de Desenvolvimento em
res da Siemens. Telecomunicações.
No final do ano de 1974, a popu por ocasião dos serviços de ma de módulos interconectáveis. é
lação paulistana recebeu o pri nutenção. usada para a Administração do
meiro trecho do sistema metroviá- Metrô e tem duas mesas- de aten
rio de São Paulo. Um sistema para Necessitou-se ainda de um equi dimento.
o transporte rápido de pessoas pamento estrltamente privado,
entre dois pontos extremos da ci perfeito a ponto de não possibili A central ESK 3000E dispõe ainda
dade, interligados através de 14 tar falhas, que permitisse comu de um equipamento de conferên
km de túnel e 3 km de via aérea, nicação imediata entre os centros cia adicional, o qual permite à te
com 20 estações ao longo do per vitais do sistema metroviárlo, e lefonista convocar, quando lhe for
curso, espaçadas de 900 m, que também de sistemas de alarme, solicitado, até 8 ramais desta cen
utiliza trens elétricos em com com ligação direta e imediata ao tral, para a realização de confe
posições de 2, 4 ou 6 carros, cada centro de controle operacional, rências.
um comportando até 333 pessoas, acentuando, sobremaneira, a sua
composições estas que trafegam segurança e em especial a do Uma central ESK 400E também
separadas por intervalos de pou usuário. instalada no CCO, do tipo PAX,
cos minutos, atendendo à toda po serve à Supervisão e Manutenção
pulação. Esse equipamento em concepção do Metrô.
e 'técnica modernas condizentes
é bastante fácil imaginar os pro com as do próprio metropolitano Sua capacidade atual é de 160 ra
blemas de comunicação que se foi fornecido pela Siemens S.A. mais e 25 enlaces internos poden
apresentam, mormente sabendo- do ter até 400 ramais e 40 enlaces
que por trás destas composições Tal sistema é composto de uma internos.
de carros estão os escritórios do central ESK 3000E, duas centrais
Centro de Controle Operacional ESK 400E, três centrais BASA, um Uma outra central ESK 400E ins
(CCO) no Paraíso, salas de super sistema “ Key-System” REIPOS e talada no pátio do Jabaquara, ó
visão nas estações, oficinas e pá um equipamento para conferência do tipo PABX e tem atualmente
tio de manobras, no Jabaquara, via telefone. uma capacidade de 15 troncos,
que têm na comunicação o fator 100 ramais, 25 enlaces internos,
vital à coordenação. Na Figura seguinte temos um dia podendo chegar a 40 troncos, 400
grama de interligação do sistema ramais e 40 enlaces internos, é
Este complexo sistema metroviá- telefônico existente no Metrô. usada para satisfazer as necessi
rio necessitou, para o perfeito de dades de comunicação das ofici
sempenho de suas funções, de um A central ESK 3000E instalada no nas e o Pátio de Manobra, no Ja
equipamento por comunicações Centro de Controle Operacional baquara. Esta central está interli
que, a despeito das grandes dis (CCO), do tipo PABX, é construída gada através de 20 linhas à cen
tâncias envolvidas, fosse rápido, segundo a moderna técnica ESK- tral ESK 3000E.
seguro, confiável e moderno. CROSSPOINT, com relés rápidos
com contatos de metal nobre. Sua As três centrais BASA, tipo PAX,
O sistema de comunicações devia capacidade atual ó de 36 troncos, pela primeira vez usadas no Bra
permitir uma comunicação perfei 500 ramais, 55 enlaces internos, sil, consistem de um ponto de co
ta entre os escritórios, salas de 10 troncos para interligação com mando (no CCO) e vários ramais
supervisão, centro de controle, ofi a outra central, e pode ser am a ele ligados por um único par de
cinas e até mesmo túnel, quando pliada indefinidamente por meio fios. Ao retirar o monofone do gan-