Page 15 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 1975
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A  partir  daí,  qualquer  que  seja  o



                                                                                                                                                                                                                                                                 planejamento  utilizado  na  área  de


                                                                                                                                                                                                                                                                comutação,  por  exemplo,  alguns



                                                                                                                                                                                                                                                                fgtores  devem  ser  considerados,



                                                                                                                                                                                                                                                                como:







                                                                                                                                                                                                                                                                1)  a  qualidade  do  serviço




                                                                                                                                          JOSÉ  OLAVO  D1NIZ                                                                                                    2)  o  custo  de  implantação

                                                                                                                                                                                                                                                                3)  o  custo  operacional

                                                                                                                                          Bacharel  em  Ciências  Jurídicas  e  Sociais


                                                                                                                                          pela  Faculdade  de  Direito  da  Universidade

                                                                                                                                          de  São  Paulo.  Assessor  da  Diretoria  da                                                                          O  planejamento  das  empresas  —


                                                                                                                                          Ericsson  do  Brasil.  Diretor  da  Associação                                                                       ou  da  principal  empresa  —<  tem


                                                                                                                                          Brasileira  da  Indústria  Elétrica  e  Eletrôni­                                                                    que  considerar,  de  qualquer  for­


                                                                                                                                          ca  —  ABINEE.  2V  Vice-Presidente  da

                                                                                                                                          TELEBRASIL.                                                                                                          ma,  as  alternativas  possíveis  den­

                                                                                                                                                                                                                                                               tro  do  quadro  brasileiro.  Estas  se­



                                                                                                                                                                                                                                                               riam:







                                                                                                                                                                                                                                                               1)  cada  empresa  atendida  apenas



                                                                                                                                                                                                                                                                        por  um  fabricante;


             No  passado,  o  mercado  brasileiro                                                                                        De  lá  para  cá  a  história  é  nossa                                                                              2)  cada  empresa  atendida  por  2



             de  centrais  telefônicas  foi  ardua­                                                                                      contemporânea  e  todos  testemu­                                                                                              ou  3  fabricantes,  aos  quais  se­


             mente  disputado  pelas  empresas                                                                                           nharam  o  grande  salto  de  integra­                                                                                         ria atribuída  uma ou  mais  áreas



             fabricantes.  Os  componentes  mais                                                                                         ção  nacional  consagrando  a  EM-                                                                                            geograficamente  agrupadas;


             exóticos  e  estranhos  influíram  nas                                                                                       BRATEL  e  mais  recentemente  a                                                                                    3)  cada  empresa  atendida  por vá­



             decisões  para  a  adoção  deste  ou                                                                                        TELEBRÁS.                                                                                                                     rios  fabricantes  atuando  até



             daquele  sistema.  Não  havia  ne­                                                                                                                                                                                                                        mesmo  em  uma  mesma  cidade.


             nhuma  norma  disciplinadora,  ne­



             nhum  diploma  legal,  sequer  uma                                                                                          Com  esta,  surgiu  o  “ dirigismo                                                                                   Da  análise  detida  e  isenta  destas


             orientação.                                                                                                                 mercadológico” ,  isto  é,  uma  po­                                                                                 alternativas,                                 decorrerão,                                  certa­

                                                                                                                                         lítica  de  divisão  em  termos  na­


                                                                                                                                        cionais,  do  mercado  existente  en­                                                                                 mente,  vantagens  e  desvantagens

             Vivíamos  a  época  do  “ empirismo                                                                                        tre  empresas  selecionadas  pela                                                                                    que precisam ser examinadas atra­


             mercadológico” ,  uma  era  em  que                                                                                                                                                                                                             vés  da  ótica  de  interesse  nacio­



             a  agressividade,  o  oportunismo,  o                                                                                       holding  do  setor.  Ao  mesmo  tem­                                                                                nal  —  preponderante  sobre  todos
                                                                                                                                         po,  o  estabelecimento  da  meta
             momento  político,  a  preferência                                                                                          “ empresa-pólo estadual” ,  uma úni­                                                                                os  outros  —  pela  conveniência



             pessoal  e  até  o  non  sense  deter­                                                                                      ca operadora de serviços em  cada                                                                                   técnica e pelo fator — pouco  men­


             minavam  as  decisões  e  o  país  as­                                                                                                                                                                                                           cionado  mas  tão  importante  —  da



             sistia  instalar  —  aqui  e  acolá  —                                                                                      unidade  da  Federação.                                                                                             viável  equação  financeira  que  nos



              uma  ou  outra  central  telefônica,                                                                                      A  divisão  desse  mercado  seria                                                                                    dias  do  “dinheiro  contado”  voltou


             cujos  contratos  —  para  não  falar                                                                                      feita  tanto  quanto  possível  ten­                                                                                 a  ser  o  mais  importante  elemento


              nas  inaugurações  —  eram  objeto                                                                                        do  em  vista  uma  desejável  padro­                                                                                informativo  para  as  grandes  deci­



              de  intensas  comemorações, fogue-                                                                                         nização  por  área.  Empresas-pólo                                                                                  sões  nacionais.



             tório,  discursos  e  placas  que  se                                                                                      de  diferentes  portes  e  necessida­


             multiplicaram  aos  milhares  país                                                                                         des  começaram  a  surgir  dentro                                                                                    O  que  se  teme,  afinal,  quando  se



             afora.                                                                                                                      do  complexo  quadro  de  desenvol­                                                                                  entrega determinada área para de­




                                                                                                                                        vimento  nacional,  onde  as  reali­                                                                                 terminado  fabricante?  A  depen­

             Um  dia,  porém,  a  história  come­                                                                                       dades  regionais  continuam  a  de­                                                                                  dência  da  concessionária  a  este



             çou  a  mudar  seu  curso  e  o  antes                                                                                     terminar  crescimentos  e  a  conti­                                                                                 fabricante,  sua  real  capacidade,


             atribulado  mercado  das  concor­                                                                                          nuação  indesejada  de  imensos                                                                                      seu  progresso  tecnológico?  São



             rências  despreparadas  começou  a                                                                                         espaçes  vazios.                                                                                                     preocupações válidas,  porém, data


             ser  substituído  por  uma  ordem                                                                                                                                                                                                               venia,  no  caso  bra&ileiro  isto  não



             institucional,  regras  próprias  fo­                                                                                                                                                                                                           faz  sentido,  eis  que  as  indústrias



             ram  estabelecidas,  uma  legislação                                                                                       Estão  concentradas  na  região                                                                                       existentes  têm  condições  de  dar


             sancionada,  enfim.  Surgia  o  an­                                                                                        centro-sul  —  aproximadamente                                                                                       conta  do  recado,  corrigidas  algu­



             siado  “ Código  Brasileiro  de  Tele­                                                                                     75%  das  necessidades  de  equi­                                                                                     mas  distorções,  tanto  do  ponto  de


             comunicações”  e  o  CONTEL.  Al­                                                                                          pamentos  telefônicos  no  Brasil.                                                                                   vista  da  capacidade  como  do



             gum  tempo  depois,  a  Revojução                                                                                          De  acordo  com  este  dado,  depen­                                                                                  avanço  nas  novas  técnicas,  pois



             de  1964  e  o  estabelecimento  de                                                                                        derá  muito  da  capacidade  de  pla­                                                                                 sua  experiência  no  ramo  continua


              uma  nova  meta  —  a  meta  das  te­                                                                                     nejamento sensato o  maior ou  me­                                                                                    sendo  sua  mais  importante  cre­



              lecomunicações. As  principais  em­                                                                                       nor  sucesso  das  concessionárias                                                                                    dencial.


              presas  operadoras  foram  naciona­                                                                                       em  proporcionar  aos  seus  usuá­



              lizadas,  as  tarifas  foram  atualiza­                                                                                   rios  o  que  é,  inquestionavelmente,                                                                                O  que  não  acreditamos  seja  con­



              das,  surgiu  o  Ministério  das  Co­                                                                                     a  grande  meta  do  setor:  “ um  ser­                                                                               veniente  para  o  país  é  a  excessi­


              municações  junto  com  a  Consti­                                                                                        viço  telefônico  de  boa  qualidade,                                                                                 va  e  indiscriminada  divisão  de



              tuição  de  março  de  1967.                                                                                              por  um  preço  razoável” .                                                                                           áreas  no  mesmo  mercado  geográ-
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