Page 10 - Telebrasil Noticiário
P. 10
mensagem ao bombeiro, no
caso de um princípio de in
C O M P U T A D O R cêndio.
Quando ocorrer um proble
ma qualquer no Aeroporto,
D O G A L E Ã O como o de uma estação que
falha em seu circuito, o opera
S E R Á O M E L H O R dor recorrerá ao computador
para verificar, num grande
painel, o esquema daquela es
D O M U N D O os geradores cm funcionamen
tação, as falhas dos circuitos,
to c as voltagens c correntes
em cada linha. Em caso de
— O Aeroporto Internacio dio e radar e os equipamen princípio dc incêndio, o com
nal do Galeão vai ter o mais tos de detecção de rogo, tudo putador, com suas informa
completo sistema de controle isto sem interferir com os pas ções básicas armazenadas, en
por computador do mundo, sageiros. viará mensagem aos bombei
capaz de dar cobertura opera A cada segundo, mil dife ros, acusando a existência de
cional a todo o parque super explosivos ou inflamáveis na
rentes relógios de controle,
sónico. A revelação foi feita em todos os setores, serão ins área c indicando as precau
pelo engenheiro norte-ameri pecionados por meio do com ções elétricas das proximida
cano Louis Gcrald Firth Jú des, o que permitirá que os
putador. Quaisquer modifica
nior. durante a realização da I ções, alterações ou interrup bombeiros entrem cm ação
Convenção Latino-Americana ções serão imediatamente acu com equipamentos adequados
promovida pelo Institutc of sadas c corrigidas. Além de para cada caso.
Elcctrical and Eletronics Engi- exercer o controle, o sistema
ncers. no Parque Anhembi, em fornecerá relatórios sobre tu A instalação do sistema co
São Paulo. meçou há um ano c meio. As
do o que estiver ocorrendo e estações remotas já estão no
O novo sistema controlará informações para que a manu Aeroporto aguardando mon
ao mesmo tempo as instala tenção seja executada. O siste tagem. A estação central ain
ções elétricas, fluxo de água c ma terá condições de enviar da está nos Estados Unidos,
ar condicionado, subestações os reforços necessários ao se onde o pessoal que trabalhará
elétricas, sistemas de sinaliza tor afetado, seja um simples na manutenção já se encontra
ção luminosa, serviços de rá gerador que parou ou uma fazendo estágio.
mento em que são sintonizados os sinais de rá
P O U S O S E M dio terrestre. O instrumento move os lemes e os
flapes, ajusta o empuxo das turbinas e mantém
o Tristar firme no curso e perdendo altura na
I N T E R V E N Ç Ã O velocidade e no ângulo corretos. Uma vez em
terra, o aparelho rolará exatomente no centro
da pista até que o piloto — durante toda a ope
D O P I L O T O ração um simples espectador — decida reassumir
o comando e taxiar a aeronave para a área de es
tacionamento.
O sistema funciona tão bem e com tal preci
Durante o I Simpósio Americano-Soviético
são que muitos pilotos das linhas aéreas comer
de Tecnologia Aeronáutica, realizado recente
ciais que possuem frotas de Tristars L—1 011
mente em Moscou, John Gorham, importante
preferem pó-lo em funcionamento até em dias
consultor de avião de Los Angeles, revelou que
claros, com visibilidade total. Os instrumentos e
já foram feitos mais de cem mil testes do siste
a técnica foram aprovados pela Agência Federal
ma de pouso automático do Tristar L—1 011, de Aviação americana, para aterragens da cate
fabricado pela Lockheed Aircraft Corporation.
goria 3—A. Isto significa dizer que são permiti
O novo sistema que a Lockheed instalou no dos e aprovados os pousos automáticos do Tris
Tristar dispensa inteiramente a ação do piloto, tar com visibilidade zero e horizontal, ao nível
durante o pouso automático, a partir do mo do chão, de 213 metros.