Page 78 - Telebrasil - Janeiro/Fevereiro 1986
P. 78

Standard Eletrônica




























                                                                                                                                                                                                                                                       Reportagem: Nícia Cherem Ribas

                                                                                                                                                                                                                                                       Fotos: Antonio Nery









                                                                                        Passada a crise, a Standard Eletrônica S/A-Sesa, parte para a



                                                      conquista de uma fatia cada  vez maior do mercado privado de telecomunicações.












                             Com uma nova estrutura comercial e                                                                              um matemático de 25 anos, que está na                                                                                mestre de 1985: junho, Cr$ 2 bilhões; ju­


                      a garra de diretores jovens e dinâmicos,                                                                              empresa desde 1982. Com este objetivo,                                                                                lho, Cr$ 3 bilhões 200; agosto, Cr$ 3 bi­


                      a Sesa vai de vento em popa: o fatura­                                                                                 Carrilho implantou uma nova estru­                                                                                   lhões 300; setembro, Cr$ 4 bilhões 100;


                      mento com vendas para o mercado pri­                                                                                  tura comercial, que proporciona maior                                                                                 outubro, Cr$ 4 bilhões 970; novembro,


                      vado, que em junho de 1985 foi de Cr$ 2                                                                               dinamismo às vendas e à assistência                                                                                   Cr$ 6 bilhões 100; dezembro, Cr$ 7 bi­


                      bilhões, chegou a Cr$ 7 bilhões em de­                                                                                técnica. Hoje, a Sesa, uma empresa inte­                                                                              lhões. Para o ano de 1986, as perspecti­


                      zembro. Em janeiro de 1986, as enco­                                                                                  gralmente nacional sob o controle do en­                                                                              vas são ainda mais animadoras. So­


                      mendas foram da ordem de Cr$ 24 bi­                                                                                   genheiro Samsào Wõiler, com uma dire­                                                                                 mente no mês de janeiro, a Sesa recebeu



                      lhões, ultrapassando todas as expectati­                                                                              toria formada por empresários e técni­                                                                                encomendas da ordem de Cr$ 24 bi­


                      vas. Através de uma política agressiva                                                                                cos competentes, como Nilson Carolino,                                                                                lhões. "Nossa meta para este ano é au­


                      de vendas e assistência técnica, a Sesa                                                                                Leo Fidlarczyk e Luiz de Macedo Couti-                                                                               mentar a produtividade com o mesmo


                      recupera e consolida sua imagem junto                                                                                  nho, tem gerências regionais de vendas                                                                               número de empregados: 2.030”, diz Car­


                      à clientela. Ao mesmo tempo, lança no­                                                                                em São Paulo, Rio de Janeiro e Fortale­                                                                              rilho.


                      vos produtos e incrementa as exporta­                                                                                 za, além de escritórios em todo o terri­                                                                                     Na Praça Aquidauana, 7, Vicente de


                      ções. "Com cautela, com os pés no chão, e                                                                             tório nacional para vendas e assistência                                                                             Carvalho, Rio de Janeiro, onde a Stan­


                      com a experiência de quem já viveu uma                                                                                técnica.                                                                                                             dard ocupa uma área de 69 mil metros


                      crise muito séria, avançamos na busca                                                                                         "Reativamos toda a nossa infra-es­                                                                           quadrados, o clima é de euforia. Dire­


                      de novos cominhos”, alerta o diretor co­                                                                              trutura comercial, aumentamos o nú­                                                                                  tores e empregados se sentem gratifica­


                      mercial, João José Carrilho.                                                                                           mero de vendedores e fizemos um bom                                                                                 dos com a recuperação da Sesa e orgu­


                              Ao mesmo tempo em que cumpre os                                                                               trabalho de marketing”, informa o dire­                                                                              lhosos da sua situação atual: está


                      prazos de entrega de produtos para as                                                                                 tor adjunto, Paulo Gomide, 41 anos, res­                                                                             pronta para competir com grandes fa­


                      concessionárias da Telebrás, de acordo                                                                                 ponsável pelas áreas de marketing, ex­                                                                              bricantes.


                      com o Plano de Recuperação da Sesa im­                                                                                portação e treinamento.



                      plantado pelo Ministério das Comunica­                                                                                        O novo esquema de trabalho e o bom                                                                                                        Mercado privado


                     ções em março de 1985, a Standard Ele­                                                                                 entrosamento entre os empregados da


                     trônica S/A avançou com firmeza no                                                                                     área comercial, que atuam em equipe,                                                                                          A mesa telefônica PABX P200, que


                      mercado privado de telecomunicações.                                                                                  sem tomar decisões isoladas, apresen­                                                                                 pode ter de 50 a 1.000 linhas, é o produto


                     "Queremos mostrar nossa capacidade                                                                                      taram resultados animadores em pouco                                                                                 mais antigo e também o mais rentável


                     comercial na área privada”, declara o                                                                                  tempo. As vendas para o mercado pri­                                                                                  para a Sesa. Grandes empresas, bancos


                     diretor comercial, João José Carrilho,                                                                                  vado cresceram durante o segundo se­                                                                                 e indústrias costumam solicitar folhetos



                                                                                                                                                                                                                                                                  e propostas de venda deste equipa­


                                                                                                                                                                                                                                                                  mento. Todos os meses, a Sesa coloca no


                                                                                                                                                                                                                                                                  mercado de 16 a 20 mesas desse tipo.


                                                                                                                                                                                                                                                                          Em termos de quantidade, o produto


                                                                                                                                                                                                                                                                  mais vendido é o aparelho telefônico:


                                                                                                                                                                                                                                                                  sete mil por mês. A linha de telefones da


                                                                                                                                                                                                                                                                   Sesa inclui dois modelos. O Standard


                                                                                                                                                                                                                                                                  versão teclado, aparelho projetado de


                                                                                                                                                                                                                                                                   acordo com a padronização da Telebrás,


                                                                                                                                                                                                                                                                   tem circuito e teclado eletrônico desen­



                                                                                                                                                                                                                                                                   volvidos pela Sesa. O mesmo modelo é


                                                                                                                                                                                                                                                                   fabricado com disco e diversas cores. O


                                                                                                                                                                                                                                                                   Gôndola teclado tem linhas modernas e


                                                                                                                                                                                                                                                                   vários recursos: campainha eletrônica


                                                                                                                                                                                                                                                                   com controle de sonoridade, botão para


                                                                                                                                                                                                                                                                   obtenção de linha sem necessidade de


                                                                                                                                                                                                                                                                   acionar o gancho e facilidade de instala­


                                                                                                                                                                                                                                                                  ção através do plug. Além disso, o tecla­


                                                                                                                                                                                                                                                                  do permite armazenar chamadas, repe­


                                                                                                                                                                                                                                                                  tir automaticamente a chamada em


                                                                                                                                                                                                                                                                  caso de ocupado, e retirar o número da


                                                                                                                                                                                                                                                                  memória, garantindo o sigilo das liga­



                                                                                                                                                                                                                                                                  ções.


                                                                                                                                                                                                                                                                          A diretoria comercial da Sesa está

                                                                                                                                                                                                                                                                  planejando uma campanha publicitária



                                                                                                                                                                                                                                                                  junto à Mesbla, para divulgação do tele­
                            C arrilho  e  Gomide  im plantaram   uma  nova  estrutura  comercial  e  vibram  com  n cresci
                                                                                                                                                                                                                                                                  fone tipo Gôndola. Carrilho acredita na
                            mento das vendas.




                                                                                                                                                                                                                                                                                                                              Telebrosil. Jan  Fev,86
   73   74   75   76   77   78   79   80   81   82   83