Page 4 - Telebrasil - Janeiro/Fevereiro 1977
P. 4

T e n d ê n c i a s












                                                                                                                                 d a   d e m a n d a   p o s t a l





























                                                                                                                                  LAUMAR  MELO  VASCONCELOS






                                                                                                                                  Secretário  de  Serviços  Postais  da  Se­


                                                                                                                                  cretaria  Geral  do  M inistério  das  C o­

                                                                                                                                  municações.


































          Introdução                                                                                                               praticamente,  dentro  de  limites  ra­                                                                                  mento demográfico. A porção do mer­



                                                                                                                                   zoáveis,  na  inexistência  de  elastici­                                                                                 cado correspondente à troca individual
         Esta rápida análise, longe de pretender
                                                                                                                                   dade-preço. A demanda postal é muito                                                                                      de mensagens  —  comunicação  ponto
         se  constituir  em  exercício  de  futuro-

                                                                                                                                   mais sensível aos padrões de qualidade                                                                                    a  ponto  —  vem  sendo  absorvida  pelo
         logia,  objetiva  delinear  alguns  indica­

                                                                                                                                   da oferta. Por exemplo, os reajustes de                                                                                   telefone.  Entretanto,  nas  comuni­
         dores da tendência da demanda  postal
                                                                                                                                   preço  equivalentes  aos  aumentos  de                                                                                    cações em que a  documentação é im­
         no Brasil.

                                                                                                                                   custo  não  devem  alterar  a  procura,                                                                                   portante, na publicidade seletiva ou no


          Nas  estimativas  não  foram  feitas                                                                                     para um sistema postal racionalizado e                                                                                     relacionamento  entre  instituições,


         correlações  diretas  com  fatores  da                                                                                    que  obedece  aos  requisitos  de  qua­                                                                                    clientes  e  fornecedores,  onde  se



         economia  nacional,  porque  o  cres­                                                                                     lidade.                                                                                                                    pretende estimular uma ação,  como o


         cimento da demanda nos últimos anos                                                                                                                                                                                                                  pagamento  de  uma  fatura,  a  compra

                                                                                                                                   O desenvolvimento dos meios e da in­
         decorreu, sobretudo, da reorganização                                                                                                                                                                                                                de  um  produto,  etc,  a  procura  vem

                                                                                                                                   fra-estrutura  de  transporte  trouxe
         do sistema postal brasileiro iniciada em                                                                                                                                                                                                             recaindo  sobre  o  correio.  No  que  se
                                                                                                                                   maior rapidez ao tráfego postal. É pos-
         1969. A análise está  baseada em com­                                                                                                                                                                                                                refere  ao  mercado  de  remessa  de ob­

                                                                                                                                   slvol, graças aos avanços no transporte
         parações  internacionais  e  em  padrões                                                                                                                                                                                                             jetos,  para  as  mercadorias  de  relação

                                                                                                                                   aéreo,  encaminhar  considerável  par­
         de  oferta  considerados  aceitáveis,                                                                                                                                                                                                                 valor/peso alta, a  posição  do correio é
                                                                                                                                   cela da correspondência no mesmo dia
         além da tendência verificada após 1970.                                                                                                                                                                                                               favorecida  pela  sua  ampla  rede  de

                                                                                                                                   da  postagem  e  entregá-la  aos  desti­

                                                                                                                                                                                                                                                               atendimento e pela  infra-estrutura res­
         O  mercado  postal                                                                                                        natários  no  dia  seguinte,  em  um  país


                                                                                                                                   com as dimensões do Brasil. Isto torna,                                                                                     tante, o que vem atraindo os envios de

         O  correio era praticamente absoluto no                                                                                                                                                                                                               "pequenas  encomendas"  e  a  "venda
                                                                                                                                   por  exemplo,  a  carta  uma  alternativa

         mercado  das  comunicações  até  o                                                                                                                                                                                                                     por  correspondência".
                                                                                                                                   para parte das mensagens telegráficas.
         começo do século, quando começou a



         conviver  com  o  desenvolvimento  das                                                                                     Mesmo  nos  países  onde  a  rede  de                                                                                       O quadro I mostra o crescimento anual



         telecomunicações.  Os  progressos  do                                                                                      telecomunicações  atingiu  um  nível                                                                                        médio  (%)  do  tráfego  postal  obser­


         mundo  moderno  têm  criado  uma                                                                                           elevado de desenvolvimento, o tráfego                                                                                       vado  entre  1965  e  1970,  e  estimado



         necessidade  crescente  de  comuni­                                                                                        postal  vem  se  expandindo  a  taxas                                                                                       para  o  período  1970/1990  para  alguns



         cações,  de  maneira  que  as  caracterís­                                                                                 geralmente  superiores  às  do  cresci-                                                                                      países. industrializados.



        ticas  dos  vários  sistemas,  como  a

                                                                                                                                            Quadro  I
        seletividade,  a  velocidade,  a  seguran­


         ça,  a  regularidade,  a  comodidade,  o                                                                                              Países                                                                                               1965-70                                             1970-80                                        1980-90



        custo  e  algumas  de  cunho  subjetivo,

                                                                                                                                               Bélgica                                                                                                        03                                                33
        orientam  a  oferta  e  a  procura.  A  efi­                                                                                                                                                                                                                                                                                                            33
                                                                                                                                               Dinamarca                                                                                                       23                                               2,0                                              1,7

        ciência máxima da oferta parece se en­
                                                                                                                                               Estados Unidos                                                                                                  3,6                                              33                                               33
        contrar  na  situação  em  que  os  sis­

                                                                                                                                               França                                                                                                          4,0                                              2>1                                              23
        temas  de  comunicações  sejam  com­

                                                                                                                                               Inglaterra                                                                                                      03                                                1,6                                             2,6
        plementares,  e  não  concorrentes.

                                                                                                                                               Japão                                                                                                           43                                                13                                                —


         Dada  a característica  social do serviço                                                                                              Países Baixos                                                                                                  33                                               2,4                                               13



        de  correios,  seus  preços  são  muito                                                                                                 Polônia                                                                                                         33                                              4,0                                                —



        reduzidos, não só em termos absolutos                                                                                                   UR.S.S.                                                                                                         8,1                                              6.1                                             53


        como também se comparados com os



        dos  outros  sistemas,  o  que  resulta                                                                                       Fonte:  Collection D'Etudes Postales -   U PU  —  Étude  5/311  —  1974.
   1   2   3   4   5   6   7   8   9