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DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO presentam, por força de sua vincu- d) os prazos de entrega, para os fa
lação. tores utilizados pelas empresas do
mesmo grupo internacional; além disso Governo, não podem ser demasiado
o próprio projeto de suas instalações O Estado de Espírito longos, eis que este tem sérios com
industriais já ê feito baseado em pa promissos de fornecimento de bens e
drões utilizados em outros países, di Já mostramos que o desenvolvimento serviços ao público e às empresas
ficultando o uso de bens de capital tecnológico, no Brasil, dependerá nacionais (e por vezes, para expor
produzidos no Brasil. Quanto às em profundamente da atuação das gran tação);
presas do Governo, sua atuação me des empresas governamentais.
rece uma análise separada, que ten e) a criação de tecnologia própria é
taremos, embora superficialmente, efe Essa atuação, salvo melhor juízo, para demorada, pouco rentável a médio
tuar no decurso de nossa exposição. que se torne eficaz, quanto ao aspecto prazo, enquanto a tecnologia impor
que estamos abordando, pressupõe a tada é cara, porém, disponível;
crença na capacidade nacional de es
— a inexistência de um mercado que
tudar, projetar, desenvolver e produzir f) os produtos (bens de capital em es
justifique investimentos em desenvol
vimento tecnológico traz, como con- bens, com sofisticação crescente e pecial) fabricados no País são, obri
seqüência, o encarecimento demasia baseada, progressivamente, em maior gatoriamente, mais caros que os con
poder de criatividade autônoma, as gêneres estrangeiros, entre outros
do desse mesmo desenvolvimento,
uma vez que o mesmo passa a ser, não sociada ao bom aproveitamento de motivos em razão das economias de
mais uma função ligada à relação cus tecnologia disponível em âmbito inter escala já alcançadas nos países indus
to-benefício, mas, apenas, um ônus a nacional. trializados;
ser suportado por estruturas cuja fi
nalidade seja a pesquisa em si mesma, Poderá parecer, o que foi dito acima, g) a necessidade de treinamento de
e, portanto, de uma forma ou de outra, uma elocubracão acaciana. No entan- mão-de-obra local, absorção e fixação
ê
estreitamente vinculadas ao Governo, to, e infelizmente, não é tanto assim. de tecnologia, aprendizado experimen
capaz de prover os meios e fundos % tal dos "truques" de produção, inviabi
para a obtenção dos resultados al , As empresas de economia mista, lidade do uso de máquinas de grande
mejados; atuantes na área econômica da pro produção automatizada, levam a pra
dução de bens ou prestação de ser zos de entrega maiores do que as que
— como corolário do fato citado acima viços, cabe o relevante papel de bem se podem conseguir no mercado
decorre uma situação que muito se as cumprir suas missões: produzir com al externo.
semelha a um circulo vicioso: o alto ta qualidade e baixo custo, servir com
custo da pesquisa, a ser suportado eficiência e confiabilidade. A lista de fatos "perplexantes" ineren
pelo Governo, limita a plena utilização tes ao contexto brasileiro poderia ser
da infra-estrutura educacional de alto Ao Governo cabe, pois, a difícil tarefa, mais longa, mas acreditamos já ter
nível (um dos pré-requisitos do desen em sua dupla qualidade de responsável material para profunda meditação,
volvimento), já que a educação e a pela catali/ação e aperfeiçoamento como os já referidos anteriormente.
pesquisa se complementam e os recur dos processos produtivos e de grande
sos disponíveis são limitados; acresce usuário dos resultados tangíveis des Qual será a chave para a solução do
que a existência de apenas poucos ses mesmos processos, de conciliar e impasse delineado na exposição feita
centros de pesquisa, com parcos promover, exigir e incentivar, sem o reveladora de incompatibilidades, tal
recursos, favorece a já famosa fuga que, nada poderá ser obtido. vez até incontornáveis no modelo in-
dos cérebros, fato usual nos países dustrial-tecnológico brasileiro?
menos desenvolvidos; a falta de recur Tentaremos alinhar, a seguir, alguns
sos humanos tem, como conseqüên- fatos mais marcantes desse complexo Se fosse possível encerrar em uma
cia, a diminuição das possibilidades de universo em que o Poder Público atua, palavra apenas o que se nos afigura
desenvolvimento tecnológico, trazen como parceiro do Empresário Privado como a melhor resposta para esta
do, além de tudo, a escassez da ca e como fornecedor de Bens e Serviços questão, escolheríamos o verbo
pacidade gerencial nesse campo, por à Nação em geral: ACREDITAR. Acreditar no que po
pura inexistência do desafio e da a) o fornecimento de bens e serviços demos e devemos realizar, acreditar na
prática respectiva. de qualidade pressupõe a utilização de validade dos custos a serem pagos
fatores com alta qualidade (máquinas, pelo desenvolvimento, acreditar que
Concluímos que a conjuntura brasileira equipamentos, especificações, etc...); vale a pena, apesar de tudo o que
pareça indicar o contrário, "pagar para
atual não poderá ser propícia ao de
senvolvimento tecnológico sem o b) a obtenção local de fatores com alta ver", com realismo, com consciência,
grande incentivo das empresas vin qualidade pressupõe uma via crucis com os pés no chão — levantando-os
culadas ao Governo, via de regra de erros e acertos, convergindo, se tu um pouco se preciso for —, pois só a
detentoras de um mercado de pro do correr bem, para o paralelismo com crença e a autoconfiança são, como
dutos ou serviços do gênero mono- fatores existentes no mercado externo; sempre foram, capazes de levar o
homem à frente, ao longo da História.
polístico ou semi-monopolístico e,
além disso, de porte suficiente para in c) o poder aquisitivo da população
centivar a pesquisa e o desenvolvi exige produtos e serviços que não O Governo acredita no Brasil. E nem
mento de produtos, materiais, técnicas sejam muito custosos, sob pena de poderia ser diferente. E é o Governo,
e sistemas no País, agindo também em ficarem fora do alcance do consumidor através de suas empresas, que acredita
nome do interesse nacional que re (pessoa física ou jurídica); na viabilidade da indústria nacional, na