Page 11099 - Revista Telebrasil
P. 11099

Esses  fatos  demonstram  o  avanço  tecno­

    lógico  da  Ericsson  e  sua  preocupação  cons­


    tante  em  aperfeiçoar  e  atualizar  os  sistemas


    telefônicos, de maneira  a  suprir  as  exigências


    nacionais.  Cada  produto  é  fruto  desse  cons­


    tante esforço de  pesquisa  e  desenvolvimento


    e de  um  controle  de  qualidade  permanente,


     que  se  realiza  em  cada  etapa  de  fabricação,


     eliminando  quase  totalmente  as  possibili­


     dades  de  imperfeições.




      No treinamento,a base




     A tecnologia  sempre  mais  avançada  é  uma


     opção que  exige  equipes  técnicas  altamente


      ôspecializadas.  E  a  Ericsson,  desde  1959,


      quando dava  inicio  à  sua  grande  fase  de  ex­

      pansão,  vem  investindo  em  programas  de


      treinamento  e  aperfeiçoamento  profissional,


      tanto  para  seus  técnicos  como  para  as


      equipes profissionais de seus clientes.  O  nível


      dos seus cursos e  a  sua  capacidàde  de  aten­


      dimento  fizeram  da  Ericsson  uma  verdadeira


      escola,  responsável  pela  formação  da  maior


      parcela dos quadros  profissionais no  setor  de


      telecomunicações  no  Brasil.




       0 treinamento técnico da  Ericsson  se  proces­


       sa  em  três  níveis:  nas  fábricas,  através  de


       programas  internos  que  preparam  o  próprio


       pessoal de produção;  no  Centro  Ericsson,  em


       São  Paulo,  que  além  de  ser  a  sede  adminis­                                                                    Um trabalho atento e minucioso na linha de montagem.


       trativa  da  Empresa,  tem  uma  estrutura  de


       treinamento especialmente  adequada  ao  pes­

       soal  responsável  pelas  tarefas  de  instalação


       de equipamento;  e  o  Centro  de  Treinamento


       Técnico,  para  pessoal  altamente  especiali­


        zado,  equipado  com  todos  os  recursos  para


        um sofisticado treinamento e cuja capacidade


        lhe permite  atender,  simultaneamente,  e  em


        cursos diferentes,  até 700  alunos.  É  uma  ver­


        dadeira escola de alto  nível, com 5.000  m^  do

        área construída.




        Milhares  de  alunos,  profissionais  especiali­


        zados  de  todas  as  regiões  do  País,  já  pas­


        saram  pelos  cursos  ministrados  pelo  Centro


        de Treinamento Técnico;  até  1976,  as  estatís­


        ticas  indicavam  que  18  mil  profissionais  ali

        haviam aperfeiçoado sua especialização,  num


        regime letivo que  atingiu  mais de 3  milhões  e


        800  mil  horas/homem.




        A conquista do mercado internacional




        Integrada  na  estratégia  do  desenvolvimento


        nacional e apoiada na alta  tecnologia  de  seus

        produtos  e  processos  e  na  capacidade  de


        produção de seu parque industrial,  a  Ericsson


        do  Brasil  passou  a  desenvolver,  nos  últimos


         anos, um trabalho de penetração no  mercado


        internacional.  E os  resultados  não  se  fizeram

        esperar.






         No biênio  1975/76,  tendo  como  clientes  prin­

        cipalmente os  países  da  ALALC,  o  valor  das


        exportações  de  equipamentos  telefônicos  al­


        cançaram  o  valor  de  US$  10.840.387.00,  in­
                                                                                                                              O complexo de Eugênio de Melo possui 62 mH metros quadrados.
        cluindo  Centrais  de  Trânsito,  Mesas  Interur­

        banas,Equipamentos e  Entroncamentos  com


        Centrais Locais, Equipamento de Transmissão                                                                           de  expansão,  um  total  de  473  milhões  de                                                                              necessidades do mercado interno e  abrir  uma


        (Multiplex  M4)  e  Aparelhos  Telefônicos.  Os                                                                      cruzeiros.                                                                                                                   nova frente de exportações.  E esses objetivos,


        principais  importadores  foram  a  Argentina,                                                                                                                                                                                                    como se verifica,  estão  sendo  plenamente  al­
                                                                                                                              Com  a  conclusão  e  inauguração  do  Parque
        Bolívia, Colômbia,  Equador,  México,  Panamá,                                                                                                                                                                                                    cançados.
                                                                                                                              Industrial  de  Eugênio  de  Melo,  em  São  José
        Paraguai  e  Suécia.
                                                                                                                              dos  Campos,  a  Ericsson  alcançou,  em  1976,                                                                             Destaque-se, finalrpente,  que a  Ericsson, con­

       Política de investimentos                                                                                              um estágio de proeminência  não só  no  Brasil,                                                                             firmando  sua  vocação  de  pioneirismo,  é  a


                                                                                                                              mas em toda a América  Latina dentro do  setor                                                                              única  empresa  de  capital  aberto  no  setor  de

        0  perfil  da  empresa  que  aqui  traçamos  é  o
                                                                                                                              de  telecomunicações.                                                                                                       telecomunicações,  tendo,  hoje,  cerca  de  seis
        resultado  de  uma  política  de  investimentos,
                                                                                                                                                                                                                                                          mil  acionistas.
        audaciosa, mas adequada às necessidades do                                                                            Essa política  de  investimentos  teve  como  ob­


        desenvolvimento  nacional:  no  período                                                                               jetivos os  próprios  objetivos  nacionais  para  o                                                                         é,  portanto,  uma  empresa  que  acredita  no


        1974/76, a empresa investiu, em seus projetos                                                                         setor:  diminuir  as  importações,  prover  as                                                                              Brasil  e  nos  brasileiros.
   11094   11095   11096   11097   11098   11099   11100   11101   11102   11103   11104