Page 10050 - Revista Telebrasil
P. 10050

seu  valor  total  (72%)  e no seu valor                                                                                                                                                                                                                                                       A  ECT tem firmado contratos com




          médio  (26%).                                                                                                                                                                                                                                                                                  vários órgãos,  como  o Ministério da




                                                                                                                                                                                                                                                                                                          Fazenda  (distribuição  de documen­



                                                                                                                                                                                                                                                                                                         tos  fiscais,  inclusive os referentes a




                                                                                                                                                                                                                                                                                                          Imposto  de  Renda),  o  DNER  (dis­




                                                                                                                                                                                                                                                                                                         tribuição  de  multas e guias da taxa



                                                                                                                                                                                                                                                                                                         rodoviária),  o  SERPRO, etc. No en­




                                                                                                                                                                                                                                                                                                         tanto, o  mercado  em  potencial ain­




                                                                                                                                                                                                                                                                                                         da  é  muito vasto, razão porque vêm




                                                                                                                                                                                                                                                                                                         se  desenvolvendo  estudos,  em con­




                                                                                                                                                                                                                                                                                                         junto  com  diversos setores públicos




                                                                                                                                                                                                                                                                                                         e  privados,  no  sentido  de  se  obter



                                                                                                                                                                                                                                                                                                         maior penetração do SEED.












                                                                                                                                                                                                                                                                                                          3.1.7. 0  SERCA









                                                                                                                                                                                                                                                                                                          0  Serviço de Correspondência Agru­




                                                                                                                                                                                                                                                                                                          pada  —  SERCA -  efetua a coleta,o




             A té junho de  1978:  reembolsos postados —  1.987.654                                                                                                                                                                                                                                      transporte  e  a  distribuição  de  cor­




                                                                               valor (C r$ 1.000,00) -                                                       430.222                                                                                                                                      respondência  agrupada  em recipien­



                                                                               valor médio                                                     -                   215.45                                                                                                                                tes  especiais  —  malotes -  de pessoa




                                                                                                                                                                                                                                                                                                         jurídica  cadastrada  como cliente do




                                                                                                                                                                                                                                                                                                          serviço.  Atuando  competitivamente



                                                                                                                                                                                                                                                                                                          desde  sua  criação,  em  1970, absor­




                                                                                                                                                                                                                                                                                                         veu,  no  início de 1975, todo o mer­




                                                                                                                                                                                                                                                                                                          cado nacional. Nessa ocasião, a ECT




                                                                                                                                                                                                                                                                                                          encontrou  as  dificuldades  naturais



                                                                                                                                                                                                                                                                                                         de  um processo de absorção de uma




                                                                                                                                                                                                                                                                                                         atividade a  cargo, até então, da pró­




                                                                                                                                                                                                                                                                                                          pria  ECT  e,  em  grande  proporção,



                                                                                                                                                                                                                                                                                                         de organizações particulares.










                                                                                                                                                                                                                                                                                                          Objetivando  a  satisfação  —  eviden­




                                                                                                                                                                                                                                                                                                         temente gradual  —  das necessidades



                                                                                                                                                                                                                                                                                                         dos  usuários em  termos de qualida­




                                                                                                                                                                                                                                                                                                         de,  foi  iniciada  a  integração  dos



                                                                                                                                                                                                                                                                                                          procedimentos  operacionais  do  an­




                                                                                                                                                                                                                                                                                                         tigo  Serviço  de  Correspondência A-




                                                                                                                                                                                                                                                                                                         gtupada  —  SERCA — com os proce­



                                                                                                                                                                                                                                                                                                         dimentos  do  serviço  postal  conven­




                                                                                                                                                                                                                                                                                                         cional.  Foram  observadas  as  mes­




                                                                                                                                                                                                                                                                                                          mas  diretrizes  que  conduziram  a





          3 .1 .6 .0   SEED                                                                                                                                  suas  vantagens  operacionais  e  eco­                                                                                                      qualidade  do  serviço  postal aos ní­



                                                                                                                                                             nômicas.                                                                                                                                    veis  verificados  desde  1975,  reco­
                                     #


         O  Serviço  Especial  de  Entrega  de                                                                                                                                                                                                                                                           nhecidamente  satisfatórios.  Assim,


                                                                                                                                                                               Objetos Tratados pelo Seed                                                                                                como  fruto  de  um  aprimoramento
         Documentos  —  SEED  —  coloca  â




        disposição  de  pessoas jurídicas toda                                                                                                                                                                                                                                                           operacional  e  com  a  utilização ade­

                                                                                                                                                                                                                                                 Crescimento
        uma  estrutura  própria  para  coleta,                                                                                                                        Ano                              Quantidade                                                                                        quada  da  estrutura  posta,  notada-




        triagem  e  distribuição  de  documen­                                                                                                                                                                                                             Anual                                         mente  da  Rede  Postal Aérea Notur­




       tos  na  área  urbana  das  localidades                                                                                                                       1970                                    1.986.400                                           —                                       na, que, em  1977, conduziu 85% do




       onde  está  implantado,  mediante                                                                                                                  '          1971                               12.403.529                                         524%                                          peso  transportado  por vias aéreas, a




       contratos  específicos  e  a  um  custo                                                                                                                       1972                               34.336.273                                         177%                                          qualidade  do  serviço  de  malotes já




       relativamente  reduzido.  0   cresci­                                                                                                                        1973                                71.030.796                                         107%                                         atinge,  de  forma  global, a níveis ex­



       mento  do  número  de  objetos trata­                                                                                                                                                                                                                                                             celentes.
                                                                                                                                                                    1974                               92.594.932                                             30%


      dos  mostra  que  este  serviço já é lar­

                                                                                                                                                                    1975                               99.154.483                                                 7%

      gamente  utilizado,  para  envio de t í ­                                                                                                                                                                                                                                                          Na  área  económico-financeira,  a

                                                                                                                                                                   1976                            115.410.000                                                16%                                       Empresa  dirigiu  o  desenvolvimento

     tulos,  extratos  bancários,  contas de

                                                                                                                                                                   1977                            140.265.000                                                22%                                       do  serviço  segundo  duas diretrizes:
      luz,  avisos  de  vencimentos  e  do­




     cumentos  em  geral,  atestando  as                                                                                                                Até junho de  1978: 78.573.050                                                                                                                 a  contenção dos custos, obtida tam-
   10045   10046   10047   10048   10049   10050   10051   10052   10053   10054   10055