Page 10043 - Revista Telebrasil
P. 10043

C e n t r a i s   t r a n s p o r t á v e i s :














                                                                                                                                                            u m a   s o l u ç ã o












































                                                                                                                                                             LU IZ TELUO SAGUCHI










                                                                                                                                                             Formado  em  Engenharia  Eletrotécnica



                                                                                                                                                            pela  Escola  Politécnica  da  USP,  em  1975.




                                                                                                                                                             Fez  vários estágios no Japão.  Atualmente,



                                                                                                                                                            ocupa  o  cargo  de  Chefe  de  Seção  de Pro­



                                                                                                                                                            jetos                   de  Sistemas  do  Departamento  de




                                                                                                                                                            Comutação da  NEC do  Brasil.

































             1.  Introdução                                                                                                                                   des.  Isso  comprova-se  na  prática,  visto                                                                                                       2.  Constituição da Cabina




                                                                                                                                                              que  já foram  fornecidas até  hoje,  somente



            As  implantações  de  centrais  de  pequeno                                                                                                       por  uma  Empresa,  113  centrais  transpor­                                                                                                       A  central  telefônica  totalm ente  instalada




             porte  nas  localidades  urbanas  de  baixa                                                                                                      táveis  desde  1970  (v.  tabela  1.1),  quando                                                                                                    em  cabina  transportável,  elim ina  o  alto



             densidade  populacional,  ou  mesmo  em                                                                                                          foi  instalada  a  primeira  delas  na  localida­                                                                                                   investimento  na  construção  predial,  possi­




             áreas  rurais,  com  todos  os  serviços  pa­                                                                                                    de de São  Bento do  Sul(SC).                                                                                                                       bilita  a  entrega  da  central  pronta  para



            drões  inerentes â  discagem  direta à  distân­                                                                                                                                                                                                                                                      operar                       e          acrescenta                              a         facilidade                              de




             cia,  nacional  e  internaoional,  exige  por                                                                                                    Tabela  1.1.  —  Centrais  Transportáveis  já                                                                                                       remanejamento.



            terminal,  grandes  investimentos  operacio­                                                                                                       Entregues




            nais  e  administrativos,                                                             muitas                       vezes                                                                                                                                                                             2 .1.  Dimensões da  Cabina



             incompatíveis  com a  renda  per  capita  des­

                                                                                                                                                                                                                                                         Total

            sas localidades.                                                                                                                                                Companhia                                                                                                                             As  dimensões  da  cabina,  além  de  serem


                                                                                                                                                                              Telefônica                                                                                                                          compatíveis  com  os  equipamentos  nela

                                                                                                                                                                                                                                  Centrais Terminais


            A  própria  característica  do  País,  de  gran­                                                                                                                                                                                                                                                      instalados,  devem  estar  rigorosamente



            de  extensão  territorial,  com  núcleos  po­                                                                                                                                                                                                                                                         dentro                       da             padronização                                      internacional


                                                                                                                                                                  TELESP                                                                   46                       26.484                                         (ISO ),  de  modo  a  possibilitar  nos  padrões
            pulacionais  distantes  um  dos  outros  e


                                                                                                                                                                  TELESC                                                                    17                          4.892                                      normais, o transporte  rodoviário, ferroviá­
            muitas  vezes  com  taxas  de  crescimento


                                                                                                                                                                  C ETEL                                                                    10                          7.800                                     rio  e,  mesmo,  o  transporte  aéreo  (figuras
            de  difícil  avaliação,  com  agravante  ainda,

                                                                                                                                                                  TE LE S T                                                                09                           2.052                                     2.1  e 2.2).
            da  necessidade  imediata  de  implantação


                                                                                                                                                                  T E L E B R A S IL IA                                                    07                           2.800
            do  serviço  telefônico,  conseqüência  de


                                                                                                                                                                  T E L E M IG                                                             05                           4.300                                     2.2.  Lay-out
            diversos  fatores, requerem dessas centrais,


                                                                                                                                                                  TE LE P A R                                                              04                           2.000
            características  peculiares,  que  podem  ser

                                                                                                                                                                  TE LE R J                                                                04                            1.200                                     Na  cabina,  deve  haver  o  maior  aproveita­
            sintetizadas em: 1 2 3 4


                                                                                                                                                                  CTBC                                                                     03                            1.000                                     mento  possível  do espaço  interno.  Os  cor­



                                                                                                                                                                  TE LP A                                                                  02                           2.000
            1)  baixo  investimento global,  comparados                                                                                                                                                                                                                                                            redores  entre  filas  de  bastidores,  existen­


                                                                                                                                                                  T E L E B A H IA                                                         01                            1.000
                     com  as centrais prediais convencionais                                                                                                                                                                                                                                                       tes  nas  centrais  prediais,  são  considerados


                                                                                                                                                                  T E L E M A Z O N                                                         02                           2.000                                     espaços  ociosos.  Existe,  portanto,  um  úni­




                                                                                                                                                                  T E L E M A T                                                             02                           2.000
            2)  implantação  imediata                                                                                                                                                                                                                                                                               co  corredor  central  e  de  cada  lado,  duas


                                                                                                                                                                  C R T                                                                     01                                 192                                  filas de  bastidores  (figura  2 .3 ).




            3)  flexibilidade na  razão  de tráfego





                                                                                                                                                                  T O T A L                                                             113                          59.720                                         Para  possibilitar  a  operação  de  m anuten­



            4)  facilidade de remanejamento.                                                                                                                                                                                                                                                                        ção  dos  equipamentos,  todos  os  bastido­



                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    res  são  do  tipo  móvel,  perm itindo  assim,




            Considerando-se  todos  esses  fatores,  as                                                                                                        Esse  número  seguramente  eleva  o  Brasil                                                                                                          o  acesso  do  mantenedor  ao  bastidor  dis­



            CENTRAIS  T R A N S P O R T Á V E IS   surgem                                                                                                      ao  maior  País  da  América  Latina,  em  im ­                                                                                                       posto  na  fila  posteriora  fila  do  corredor




            como  a  melhor  opção  para tais  necessida­                                                                                                      plantação                              de            Centrais  Transportáveis.                                                                       central  (figura.  2.4).
   10038   10039   10040   10041   10042   10043   10044   10045   10046   10047   10048