Page 10017 - Revista Telebrasil
P. 10017

Revista Brasileira  de  Telecomunicações





                   ôrgío Oficiei de TELEBRASIL

                   Aisocieçio Brasiltira de Telecomunicações

                   Regtvtro 2762/L-8/3-CRCPC/RJ,

                   Sad«

                  Av. Peiteur, 383 -  Botafogo

                   22.290 -  Tel.; 246-8194
                                                                                                                                                                                                      G r a n d e s   U s u á r i o s
                  Telex: (021) 23067
                  Rio de Janeiro -  RJ


                  Eic/itôrk) «m Sáo Paulo

                  Av. PiulUte, 9 2 3 -   139 andar -   c|.  131
                  -  Edifício Salcoit

                  01.311  -T a U .: (0111284*4308.284-1948
                  a 284-0337


                  Dlratona daTELEBRASIL

                  Présidant«: Antônio Salles Leito                                                                                                             A  Revista  Telebrasil  vem  gradualmente  modificando  sua  apresentação
                  Vice-Presidente: Alberto Padraira Cardoso
                                                                                                                                                              gráfica  e  o  conteúdo  de suas páginas.  Inicialmente, acolhia  os artigos que

                  Diratorai

                  Guttavo Nilo R. Bandeira de Mello
                  Helvécio Gilson                                                                                                                             nos  eram  enviados,  confiando  aos autores  o pioneirismo  dos temas.  Hoje,

                  Joio Carlos Pinheiro da Fonseca

                  John Frederick Christensen                                                                                                                  sem  lim itarm os essa  Uberdade  que se mostrou interessante e ú til, procura­
                  joié Olavo Dink
                                                                                                                                                              mos  orientar  certos  números  a  temas  específicos,  como,  por  exemplo,
                  Paulo Martinez Netto

                  Expédiante

                  Diretor Executivo: Joio C.  P,  Fonaeca                                                                                                     o  nÇ  Set/Out-78 que destinamos à  Teleinformática.  Outro  assunto p a lp i­

                  Diretor Responsive!: J. C. Valllm
                 Gerente Comercial: Joi4 D In li Gonçalvas                                                                                                     tante e que precisa ser debatido até os detalhes se prende ao títu lo  — Gran­

                 Seattirio d t Redeçlo: Pauk) Affonso A.

                  Filho
                  Repreiantante (SP): Elze M.  Farrtlra                                                                                                       des Usuários.


                  Conselho de Radaçlo

                  Antônio Martini Farrarl
                  César Rômulo Silveira Nato
                                                                                                                                                              A ausência de um Plano D iretor, a falta de tarifas e financiamentos adequa­
                  Cláudio  Mietsa Rigo
                  Dione Craveiro Pereira da Silva

                  Flivio L. Gomes                                                                                                                             dos e  os excessos burocráticos  fizeram  com  que serviços públicos de tele­
             -
                  Gtnnyson Castro Azevedo
                  Güitivo Nilo R. Bendeln de Mello
                  Hélio Estrella                                                                                                                              comunicações se arrastassem penosamente ao longo dos anos.

                  Hormino Barroca

                 Jaime Cimerman
                 Jefferson Machado de Ûôes Soares

                 Jolo Carlos Plnhalro da Fonseca                                                                                                              O Código  Brasileiro de Telecomunicações (1962), a criação da EM BR A TEL,
                 Jdo Victôrlo Pareto Neto

                 Joié Leme Lopes Filho
                  Luiz Mauro Vi anna Camargo                                                                                                                 a  subordinação  constitucional  das  Telecomunicações à  União  (1967)  e a

                 Marco Antomo da Souza
                                                                                                                                                              criação  da  TELEBRÁS  foram pontos de  viragem  que deram novos rumos
                 Paulo Portocarrero Valioso
                 Raimundo Vieira Filho

                 Riphaal Rogar  Isaak Douek                                                                                                                  ao Setor.
                 Solon 8enayon da Silva


                 Retponiéveli pelas stçdet

                 Telemática
                 José Leme Lopes Filho                                                                                                                       Procurou-se,  um  tanto  apressadamente,  recuperar  o  tempo  perdido,  no

                 Raphael Roger Isaak Douek

                 Solon Beneyon da Silve
                                                                                                                                                             que se lograram êxitos apreciáveis. Mas tudo tem seu tempo de maceração,
                 Brasil Exportaçio

                 Jaime Cimerman                                                                                                                              o  que não permite que a  velocidade buscada possa ser atingida nos prazos
                 Luiz Mauro V»anna Camargo


                 Caltndirio de Eventos                                                                                                                       desejados. Requer mais  tempo, inclusive para a homogeneização da m enta­

                 Joio V  Pareto Neto

                 Informe Econômico                                                                                                                           lidade.  isto  ainda  nos mantém  de arrasto à  evolução  técnica e às manifes­

                 Gennyson Castro Azevedo
                 César Rômuto Silvalra Nato

                 Cláudio Miessa Rigo                                                                                                                         tações da  demanda.  O atendimento das necessidades dentro das limitações

                 O que dU e Imprensa

                 Joio Carlos P. d t Fonseca                                                                                                                  das  possibilidades  requer  mais  do  que  cursos  e  prática  de planejamento

                 Seçio Jurfdica

                 Jefferson M. de Góes Soares                                                                                                                 técnico e econômico, exige o preciso e atualizado conhecimento da deman­
                 Hélio Estrella
                                                                                                                                                            da sob seus aspectos a curto e médio prazos e sua antevisão a longo prazo.
                 Editoria t  Progrimeçío Gráfica
                 ACI -   Assessoria de Comuníciçio Inte­

                 grada Ltda.

                 Rua Osório de Almeida. 40 -  Urca
                 22.291  -  Rio de Janeiro -  RJ .                                                                                                          Para  tanto  se abrem  as páginas da  Revista  Telebrasil com  o propósito  de

                 Tel: (0211286 9992 -  Telex: (021)22891

                                                                                                                                                            colher  a  manifestação  de  necessidades  e  conhecimentos  e  para  d ifu n d ir
                 Imprtssora: Golden Ster Publicadora  Ltda.


                 Tiragem: 10.          exemplares
                                                                                                                                                            idéias e sugestões.
                Oi irtigot »sunxtos puMcêdos em  Te/eòresJf

                Revittê ião de intein responsâòi/idâde

                 de seus autores.














                                                                                                                                                            ín d ic e                                                                                                                                                                                                                                                    p á g in a







                                                                                                                                                            Evolução das comunicações brasileiras durante o Governo G eisel..................                                                                                                                                                                                                   2


                                                                                                                                                           Contagem de impulsos de tarifação em centrais CPA —  uma experiência correta  . . .                                                                                                                                                                                                 5



                                                                                                                                                            Liderança eficaz X   Humanização da gerência......................................................................                                                                                                                                                                  9


                                                                                                                                                           Telecomunicações —  critica ao atual sistema norm ativo.................................................                                                                                                                                                                         13



                                                                                                                                                           Medidor de resistência e isolação em linhas telefónicas...................................................                                                                                                                                                                       19



                                                                                                                                                           Centrais transportáveis: uma so luçã o .............................                                                                                                                                                                                                             27



                                                                                                                                                           ECT................................................................................................................................................                                                                                                                              33


                                                                                                                                                          Calendário de e ve ntos..............................................................................................................                                                                                                                                             39



                                                                                                                                                           Brasil Exportação...........................                                                                                                                                                                                                                                     41


                                                                                                                                                          Seção ju ríd ic a .............................................................................................................................                                                                                                                                   47



                                                                                                                                                          Informe económ ico............................................................................................                                                                                                                                                                    53



                                                                                                                                                          Telem ática....................................................................................................................................                                                                                                                                   55


                                                                                                                                                          B its ......................................................................................................................                                                                                                                                                      59



                                                                                                                                                         O que diz a imprensa...................................................................................................................                                                                                                                                            65



                                                                                                                                                          Bolsa de em pregos.....................................................................................................................                                                                                                                                           70


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                                                                                                                                                          Foto de Capa:  Fernando Abrunhosa





                                                                                                                                                          Os artigos publicados poderão ser reproduzidos desde que citada a fonte
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