Page 34 - Telebrasil - Setembro/Outubro 2001
P. 34
Resultados mostram
evolução
(e alguns problemas)
Em 29 de julho ontudo, três anos depois, se o se para o controle privado no final de
1999 - passaram de 19,87 milhões
de 1998, 0 Sistema C tor de telecomunicações tem de terminais, em julho de 1998, para
muito a comemorar, também
Telebrás foi existem problemas para as operado 39,7 milhões linhas instaladas, em
ras. A competição na telefonia fixa junho de 2001. A CRT, que era con
3 4 privatizado.
I tem sido maior nas chamadas de lon trolada pelo Governo do Rio Gran
ga distância. Mas, nas locais, milha de do Sul, foi privatizada pela Tele
A iniciativa privada
iiuluhm prometeu ampliar res de municípios brasileiros continu fônica e depois vendida para a Brasil
am com apenas uma operadora. As
Telecom, em 2000; e a Ceterp, da
M 'l-in liio a oferta de telefones, novas fixas conseguiram uma parti Prefeitura de Ribeirão Preto (SP), foi
cipação restrita no mercado, como
adquirida pela Telefônica.
IELEBRA5IL melhorar a qualidade ocorreu também em outros países. Na a telefonia no Brasil, contudo os be
O aumento das linhas democratizou
telefonia celular, a concorrência mai
dos serviços e
or acabou gerando problemas com
nefícios não se limitaram à maior dis
oferecer novas inadimplência e baixa rentabilidade ponibilidade de terminais, cuja taxa de
média por aparelho celular. habilitação apresentou queda vertigi
alternativas Bons resultados nosa, praticamente eliminando o mer
Antes da privatização, uma linha cado secundário de telefones em qua
para os usuários.
telefônica fixa em alguns bairros de se todas as regiões brasileiras. A Ana
E tais promessas grandes capitais chegou a custar US$ tei passou a cobrar metas de qualidade
10 mil e hoje a habilitação para a de serviços das operadoras e elas vêm
foram cumpridas. mesma linha gira em torno de RS 70. atendendo a boa parte delas, o que se
As empresas do Sistema Telebrás - traduz em melhores serviços para os
juntamente com a CRT privatizada usuários. Em julho último, relatório da
um mês antes e a Ceterp, que passou Anatei afirmou que do conjunto de 35
metas de qualidade para as
operadoras fixas apenas duas
não foram atendidas.
As operadoras fixas passa
ram a oferecer novos serviços
aos seus clientes, como cha
mada #em espera, transferên
cia da ligação para outro nú
mero programado pelo usuá
rio, secretária eletrônica etc..