Page 34 - Telebrasil - Setembro/Outubro 2001
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Resultados  mostram




                                                     evolução







                       (e  alguns  problemas)





          Em  29 de julho                        ontudo, três anos depois, se o se­  para  o  controle  privado  no  final  de
                                                                                1999  -   passaram  de  19,87  milhões
         de  1998,  0 Sistema                C    tor  de  telecomunicações  tem   de terminais, em julho de 1998, para
                                                  muito  a  comemorar,  também
         Telebrás foi                        existem  problemas  para  as  operado­  39,7  milhões  linhas  instaladas,  em
                                             ras.  A  competição  na  telefonia  fixa   junho de 2001. A CRT, que era con­
      3 4  privatizado.
      I                                      tem sido maior nas chamadas de lon­  trolada pelo Governo do Rio Gran­
                                            ga  distância. Mas,  nas locais,  milha­  de  do  Sul, foi privatizada pela Tele­
         A iniciativa  privada
      iiuluhm    prometeu  ampliar           res de municípios brasileiros continu­  fônica e depois vendida para a Brasil
                                             am  com  apenas  uma  operadora.  As
                                                                                Telecom,  em  2000;  e  a  Ceterp,  da
      M 'l-in liio    a  oferta  de telefones,   novas  fixas  conseguiram  uma  parti­  Prefeitura de Ribeirão Preto (SP), foi
                                             cipação  restrita  no  mercado,  como
                                                                                adquirida  pela Telefônica.
      IELEBRA5IL   melhorar a  qualidade     ocorreu também em outros países. Na   a  telefonia  no  Brasil,  contudo  os  be­
                                                                                  O aumento das linhas democratizou
                                             telefonia celular, a concorrência mai­
         dos serviços e
                                             or  acabou  gerando  problemas  com
                                                                                nefícios não se limitaram à maior dis­
         oferecer novas                      inadimplência  e  baixa  rentabilidade   ponibilidade de terminais, cuja taxa de
                                             média por aparelho celular.        habilitação  apresentou queda vertigi­
         alternativas                                Bons  resultados           nosa, praticamente eliminando o mer­
                                              Antes  da  privatização,  uma  linha   cado secundário de telefones em qua­
         para  os  usuários.
                                             telefônica fixa  em alguns bairros  de   se todas as regiões brasileiras. A Ana­
          E tais promessas                   grandes capitais chegou a custar US$   tei passou a cobrar metas de qualidade
                                             10  mil  e  hoje  a  habilitação  para  a  de serviços das operadoras e elas vêm
         foram  cumpridas.                   mesma linha gira em torno de RS 70.  atendendo a boa parte delas, o que se

                                             As  empresas  do  Sistema Telebrás  -    traduz  em  melhores  serviços  para  os
                                             juntamente com  a CRT privatizada  usuários. Em julho último, relatório da
                                             um mês antes e a Ceterp, que passou  Anatei afirmou que do conjunto de 35
                                                                                       metas  de  qualidade  para  as
                                                                                       operadoras  fixas  apenas  duas
                                                                                       não foram atendidas.
                                                                                        As  operadoras  fixas  passa­
                                                                                       ram a oferecer novos serviços
                                                                                       aos  seus  clientes,  como  cha­
                                                                                       mada #em  espera,  transferên­
                                                                                       cia da ligação para outro  nú­
                                                                                       mero programado pelo usuá­
                                                                                       rio,  secretária  eletrônica  etc..
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