Page 45 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 2000
P. 45

TELEBUSINESS                               EMPRESAS

           ¦  A  T elebahia  C elular  meio  para  as  operadoras   ERICSSON  ?
           (Banda  A ),  empresa  do   cumprirem as metas de uni­
           grupo Iberdrola e do grupo   versalização”.         divulga seus resultados
           Telefonica, inaugurou sua
           nova sede, na Rua Silveira
                                                                A  Ericsson  mundial teve  me­
           Martins, 435, Cabula, Sal­
                                                              lhoria de 200% nos seus resulta­
           vador (BA).                                        dos  financeiros,  referentes  aos
           ¦  A   Ericsson  decidiu                           nove primeiros meses do exercício
           transferir da  Suécia e  dos                       fiscal  de 2000,  comparado  com
           EUA a fabricação de pro­                           idêntico período de  1999.  Como
           dutos  de  massa  para  as                         motor desse crescimento, um au­
           unidades  manufatureiras                           mento de 35% nas vendas, centra­
                                                              do  em  sistemas  móveis  celulares
           mais baratas, na Ásia, Les­  ¦ A Embratel/WorldCom
                                                              de  segunda geração.  A  Ericsson
           te  Europeu  e  A m érica   lançou o cartão com crédito.
                                                              espera alcançar, em três anos, ven­  Promessa:  "em  três  anos,  vendas
           Latina.                  É só discar 0800-902177;   das em 3G que levaram dez anos   em  3G  que  levaram  dez  anos  para
           ¦ A Edumax produz cursos   e se você tiver o cartão com   para serem alcançadas em 2G.  acontecer  em  2G"
           para treinamento técnico de   senha,  pode  fazer  seu   Na área das comunicações sem fio 3G, a empresa foi a escolhida
           pessoal e educação continu­  DDD ou DDI de qualquer   por 20 operadoras; e para as comunicações multisserviços em redes
           ada  por  computador  (11   telefone fixo. Acabou a taxa   fixas, por 28. A área de produtos de consumo, no entanto, registrou
           387-2010).  É  um  sistema   do  hotel para tais  chama­  uma perda apesar das vendas terem aumentado 43%. Houve falta de
           híbrido, mesclando módu­  das. Cool.               componentes e a Ericsson vai reivindicar indenização junto às suas
           los educacionais e Internet.  ¦ A QjTelecell GmbH ale­  seguradoras.  Um  programa  “de  volta  ao  lucro”  para  esta  área  foi
                                                              lançado, em julho, pelo presidente da Ericsson, Kurt Hellstrõm.
           ¦ A Globalstar lança o te­  mã e a Trópico brasileira for­
                                                                Os Estados Unidos são o maior mercado da Ericsson, com cresci­
           lefone público, via sa­  malizaram a distribuição no   mento de 57% das vendas. O aumento na América Latina foi de 53%
           télite,  do  tipo plug   Brasil do Telecell- H, uma   e na China de 82%. Medido pela participação no volume de vendas, o
           and play com preços      solução  W LL  -   Wireless   Brasil para a Ericsson é o 5.° melhor mercado, vindo depois dos EUA,
           atraentes. Para Fer­      Local Loop — a 400 MHz,  China, Reino Unido e México.
           nando Ceylão, da          otimizada para uso rural   Segundo  seu plano  estratégico,  a  Ericsson  quer crescer  mais  de
           Globalstar,                     e  já  testada  na   20% anualmente -  mais rapidamente que o mercado -  com retorno
           “este  é  um                    CTBC, em Minas     de capital entre 20 a 25% e uma margem operacional de 10%. Com
           excelente                       Gerais.            uma força de trabalho de 103 mil pessoas, a Ericsson teve um aumen­
                                                              to de 2  mil empregados, voltado para P&D  nas  áreas  de  3G  e  de
                                                              multisserviços para a Internet.



            EMPRESAS
            Fabricantes  aguardam  padrão  da tevê  digital

              O mercado nacional de te­  lizado no Brasil. A fabrica­  zeta Mercantil, a Philips ho­  apresentar  crescimento  de
            levisores está se preparando   ção de televisores analógicos   landesa e a LG coreana per­  33%,  em  relação  a  1999,  e
            para a chegada do padrão di­  no  País  é  extremamente   seguem  a  escala  de  produ­  chegar à marca de R$ 1 mi­
                       gital, a ser uti­  competitiva.  Marcas  como   ção. A Philips possui unida­  lhão  de  vendas  e  poderá
                                             Samsung,  Sharp,   de fabril na Argentina, que   comprar  tecnologia  para  a
                                             Sanyo  e  Cinerai   atende ao Cone Sul, e outra   tevê digital. O pólo eletrôni­
                                             dim inuíram   sua   em  M anaus,  servindo  ao   co de Manaus (Amazonas),
                                             presença nas  pra­  Brasil, Venezuela, Colômbia   com seus incentivos para os
                                             teleiras dos super­  e  Caribe. A  Semp Toshiba   produtos eletrônicos de mas­
                                             mercados.         concentra esforços na produ­  sa, continua vital na estraté­
                                                    Segundo    tividade  que  em  oito  anos   gia  das  empresas.  É  bom
                                                   Ana Lúcia   saltou de  30 para 240  apa­  lembrar que a tela represen­
                                                    F rança,   relhos por trabalhador-hora.  ta 80% dos custos do televi­
                                                     da  G a­    Já a CCE (nacional) deve  sor digital.



                                                                                          Telebrasü/novembro-dezembro-45
   40   41   42   43   44   45   46   47   48   49   50