Page 6 - Telebrasil - Julho/Agosto 2000
P. 6

De volta ao futuro













                       Manoel  Alberto  Rodrigue»;















                           Estava à procura dc uma dessas revistas
                                                                                                                       tem po,  a criação de  regras no sentido de

                      antigas que não mais se encontra cm cir­
                                                                                                                       eliminarem  as  barreiras  de  entrada  para

                      culação, quando percebi que não faz tanto
                                                                                                                       novos  participantes  é  clcm cnto-chave
                      tempo assim  que eu  a recebia em casa da
                                                                                                                       para  permitir  a  utilização  inovadora  da
                      forma  tradicional,  cm  papel.  A o  ler  esse
                                                                                                                       tecnologia. A  inserção dos órgãos regula­                                                      Manoel  Alberto  Rodrigues
                      exemplar  antigo  dc  agosto  dc  2000,  que
                                                                                                                       dores em um novo modelo ocorreu dc for­

                      encontrei na Internet, percebi como as coi­
                                                                                                                       ma  determinante  quando  seu  foco  mu­
                                                                                                                                                                                                                         no  atendim ento  da  necessidade  descrita
                      sas mudam em dez anos e ao mesmo tem ­
                                                                                                                       dou  da  fase  dc  incentivar  investimentos
                                                                                                                                                                                                                         no perfil de cada indivíduo.
                      po  continuam  as  mesmas.  Resolvi  então
                                                                                                                       cm  infra-estrutura para a fase de garantir
                                                                                                                                                                                                                             A o  m esm o  tem po,  a  abordagem   de
                      repassar  mais  profundamente  o  que  foi
                                                                                                                       diversidade  e  qualidade  de  serviços  para
                                                                                                                                                                                                                         marketing  das  empresas  m udou  drasti­
                      realmentc  importante durante  nossa tra­
                                                                                                                       os indivíduos.  O s três principais progra­
                                                                                                                                                                                                                         cam ente,  uma  vez  que  antigam ente  as
                      jetória dc evolução.
                                                                                                                       mas  que  garantiram  o  sucesso  dessa  se­
                                                                                                                                                                                                                         prestadoras de serviço se pareciam muito
                           Para se entender o passado, contudo, é                                                      gunda fase foram:  1) a implementação da
                                                                                                                                                                                                                         mais  com   empresas de venda de  produ­
                      necessário primeiramente ter em m ente o                                                         portabilidade  numérico-geográfica,  2)  a                                                        tos  no  varejo.  H oje,  ao  invés  de  darem


                      contexto da época. Lembrar, por exemplo,                                                         prática extensiva do unbundling da infra-                                                         tanta importância a propaganda dc mas­


                      que  as  empresas  de  telecomunicação  no                                                       estrutura  dc  acesso  das  prestadoras  de                                                       sa para atingir seu  mercado desejado,  as


                      mundo já foram m onopólios c que o m o­                                                          serviço e 3) a integração da sinalização de                                                       empresas  passaram  a  pesquisar os  perfis


                      delo  conceituai  das  telecomunicações  se                                                      todos os prestadores de serviços na Inter­                                                        de todos os clientes em  potencial que se


                      manteve  mesmo  muito  tempo depois do                                                           net.  Estes programas tornaram o sistema                                                          encontram  online  para,  continuam ente,



                      termino dos monopólios. A  mudança des­                                                          tão mais eficiente que o modelo dc múlti­                                                         adequar  suas  ofertas  direcionadas  para


                      se  modelo  se  deu  apenas  após  os  órgãos                                                    plos prestadores dc serviços se desenvol­                                                         cada um individualmente.


                      reguladores  puderam  entender  m elhor                                                          veu em  níveis nunca dantes imaginados.                                                               O   que,  realmente,  não  tem  mudado


                      esse mercado mais fragmentado e criar os                                                              Imagine que antes da revolução da In­                                                        durante todo esse tem po é a eterna dúvi­


                      novos  elem entos  de  arquitetura  para  ga­                                                    ternet não existia um mecanismo com cer­                                                          da dc termos seguido o caminho correto e


                      rantir o pleno  desenvolvimento  da  com ­                                                       tificação eletrônica individual que intera­                                                       que outros cam inhos poderíamos ter se­



                      petição. Vale à pena recordar que a revolu­                                                      gisse  com  cada  prestador  de  serviços  e                                                      guido.  E uma questão que sempre se in­


                      ção  da  Internet  estava  apenas  no  início,                                                   adaptasse  continuam cntc  o  conjunto  dc                                                        sinua em nossas m entes é se pudéssemos


                      com os indivíduos ainda girando cm torno                                                         serviços ativos para cada pessoa, de acor­                                                        voltar  ao  passado  e  fazer  tudo  de  novo,


                      de seus prestadores de serviço e não o con­                                                      do com seu perfil. Cada pessoa tinha que                                                          com o seria?  Se pudéssem os  sempre vol­


                      trário. Essa revolução alterou sensivelmen­                                                      se relacionar diretamente com cada um de                                                          tar e ter oportunidade de refazer os nos­


                      te o modelo de  negócio das empresas e  a                                                        seus prestadores de serviços para obter os                                                        sos passos, tendo o benefício de aprender


                      forma de relacionamento das mesmas com                                                           serviços mais dc acordo com sua conveni­                                                          o que aprendemos, faríamos sem dúvida



                      cada indivíduo. Finalmente, quem não se                                                          ência. M esm o assim, os serviços eram des­                                                       tudo  m uito  melhor. C ontudo, a questão


                      recorda  da  época  em  que  as  prestadoras                                                     providos dc flexibilidade exatamente para                                                         realmentc  importante  é  o  que  devem os


                      de  serviço  se  diferenciavam  pelos  meios                                                     que  os  usuários  ficassem  fiéis  à  sua ope­                                                   fazer hoje para que tenhamos um  futuro


                      físicos através do qual acessavam os indi­                                                       radora. A  ineficiência daquele sistema me                                                        melhor? Eu acredito que, com o retomar


                      víduos e não pelos serviços que prestavam?                                                       parece  ter  sido  tão  grande  quanto  a  de                                                     do futuro com esse aprendizado é im pos­



                      Pois é, gostaria dc saber quem é capaz dc                                                        uma sociedade que  necessita fazer trocas                                                         sível, a melhor alternativa é de imaginar o


                      dizer sobre que meios físicos seus serviços                                                      sem possuir moeda corrente. Agora com a                                                           futuro que gostaríamos de construir e agir


                      de  comunicação  lhe  são  entregues  hoje                                                       sim ples atualização de sua página-perfil,                                                        no  sentido  de  torná-lo  realidade.  Desta


                      dependendo  de  onde você  esteja?  Pois  é,                                                     um  indivíduo  inicia  sem  perceber a exe­                                                       forma estaremos, a cada passo, caminhan­


                      nada como tentar entender o passado para                                                         cução  de  uma  quantidade  de  compara­                                                          do de volta ao futuro.


                      poder compreender o presente.                                                                    ções  para buscar a  sua  melhor com bina­                                                             Pois  é,  se  eu  estivesse  cm   agosto  de


                           E curioso como cada vez mais a socieda­                                                     ção de serviços. A  combinação da portabi­                                                        2000, eu tentaria então imaginar...______


                      de é orquestrada pelas leis da econom ia, c                                                      lidade,  do  unbundltng e  da  interconexão                                                       Manoel  Alberto  Rodrigues  é  diretor  da  Prolan  e



                      que tecnologia tem sido seu elemento mais                                                        dc todos os prestadores dc serviço permi­                                                        diretor  da  Associação  Brasileira  de


                      importante de transformação. A o m esm o                                                         tiram o melhor uso dos recursos coletivos                                                        Telecomunicações.
   1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11