Page 6 - Telebrasil - Julho/Agosto 2000
P. 6
De volta ao futuro
Manoel Alberto Rodrigue»;
Estava à procura dc uma dessas revistas
tem po, a criação de regras no sentido de
antigas que não mais se encontra cm cir
eliminarem as barreiras de entrada para
culação, quando percebi que não faz tanto
novos participantes é clcm cnto-chave
tempo assim que eu a recebia em casa da
para permitir a utilização inovadora da
forma tradicional, cm papel. A o ler esse
tecnologia. A inserção dos órgãos regula Manoel Alberto Rodrigues
exemplar antigo dc agosto dc 2000, que
dores em um novo modelo ocorreu dc for
encontrei na Internet, percebi como as coi
ma determinante quando seu foco mu
no atendim ento da necessidade descrita
sas mudam em dez anos e ao mesmo tem
dou da fase dc incentivar investimentos
no perfil de cada indivíduo.
po continuam as mesmas. Resolvi então
cm infra-estrutura para a fase de garantir
A o m esm o tem po, a abordagem de
repassar mais profundamente o que foi
diversidade e qualidade de serviços para
marketing das empresas m udou drasti
realmentc importante durante nossa tra
os indivíduos. O s três principais progra
cam ente, uma vez que antigam ente as
jetória dc evolução.
mas que garantiram o sucesso dessa se
prestadoras de serviço se pareciam muito
Para se entender o passado, contudo, é gunda fase foram: 1) a implementação da
mais com empresas de venda de produ
necessário primeiramente ter em m ente o portabilidade numérico-geográfica, 2) a tos no varejo. H oje, ao invés de darem
contexto da época. Lembrar, por exemplo, prática extensiva do unbundling da infra- tanta importância a propaganda dc mas
que as empresas de telecomunicação no estrutura dc acesso das prestadoras de sa para atingir seu mercado desejado, as
mundo já foram m onopólios c que o m o serviço e 3) a integração da sinalização de empresas passaram a pesquisar os perfis
delo conceituai das telecomunicações se todos os prestadores de serviços na Inter de todos os clientes em potencial que se
manteve mesmo muito tempo depois do net. Estes programas tornaram o sistema encontram online para, continuam ente,
termino dos monopólios. A mudança des tão mais eficiente que o modelo dc múlti adequar suas ofertas direcionadas para
se modelo se deu apenas após os órgãos plos prestadores dc serviços se desenvol cada um individualmente.
reguladores puderam entender m elhor veu em níveis nunca dantes imaginados. O que, realmente, não tem mudado
esse mercado mais fragmentado e criar os Imagine que antes da revolução da In durante todo esse tem po é a eterna dúvi
novos elem entos de arquitetura para ga ternet não existia um mecanismo com cer da dc termos seguido o caminho correto e
rantir o pleno desenvolvimento da com tificação eletrônica individual que intera que outros cam inhos poderíamos ter se
petição. Vale à pena recordar que a revolu gisse com cada prestador de serviços e guido. E uma questão que sempre se in
ção da Internet estava apenas no início, adaptasse continuam cntc o conjunto dc sinua em nossas m entes é se pudéssemos
com os indivíduos ainda girando cm torno serviços ativos para cada pessoa, de acor voltar ao passado e fazer tudo de novo,
de seus prestadores de serviço e não o con do com seu perfil. Cada pessoa tinha que com o seria? Se pudéssem os sempre vol
trário. Essa revolução alterou sensivelmen se relacionar diretamente com cada um de tar e ter oportunidade de refazer os nos
te o modelo de negócio das empresas e a seus prestadores de serviços para obter os sos passos, tendo o benefício de aprender
forma de relacionamento das mesmas com serviços mais dc acordo com sua conveni o que aprendemos, faríamos sem dúvida
cada indivíduo. Finalmente, quem não se ência. M esm o assim, os serviços eram des tudo m uito melhor. C ontudo, a questão
recorda da época em que as prestadoras providos dc flexibilidade exatamente para realmentc importante é o que devem os
de serviço se diferenciavam pelos meios que os usuários ficassem fiéis à sua ope fazer hoje para que tenhamos um futuro
físicos através do qual acessavam os indi radora. A ineficiência daquele sistema me melhor? Eu acredito que, com o retomar
víduos e não pelos serviços que prestavam? parece ter sido tão grande quanto a de do futuro com esse aprendizado é im pos
Pois é, gostaria dc saber quem é capaz dc uma sociedade que necessita fazer trocas sível, a melhor alternativa é de imaginar o
dizer sobre que meios físicos seus serviços sem possuir moeda corrente. Agora com a futuro que gostaríamos de construir e agir
de comunicação lhe são entregues hoje sim ples atualização de sua página-perfil, no sentido de torná-lo realidade. Desta
dependendo de onde você esteja? Pois é, um indivíduo inicia sem perceber a exe forma estaremos, a cada passo, caminhan
nada como tentar entender o passado para cução de uma quantidade de compara do de volta ao futuro.
poder compreender o presente. ções para buscar a sua melhor com bina Pois é, se eu estivesse cm agosto de
E curioso como cada vez mais a socieda ção de serviços. A combinação da portabi 2000, eu tentaria então imaginar...______
de é orquestrada pelas leis da econom ia, c lidade, do unbundltng e da interconexão Manoel Alberto Rodrigues é diretor da Prolan e
que tecnologia tem sido seu elemento mais dc todos os prestadores dc serviço permi diretor da Associação Brasileira de
importante de transformação. A o m esm o tiram o melhor uso dos recursos coletivos Telecomunicações.