Page 46 - Telebrasil - Julho/Agosto 2000
P. 46

João  Carlos  Fonseca




                       SISTEMA




                       Ibope dá radiografia do  celular









                           O   Ibope  Intcract  efetuou                                      A  e  B  tem  celular.  O   percen­                                     soas (61%) afir­


                      pesquisa  nas  praças  de  São                                         tual cai para as classes C (18%)                                        ma usar o celu­


                      Paulo, Rio de Janeiro, Belo H o­                                       e D -E (8% ).                                                          lar  para  rece­


                      rizonte, Recife, Salvador, Porto                                            Segundo o estudo, o sistema                                       ber  lig a çõ es,

                                                                                                                                                                                                            Celular  em  alta
                      Alegre, Curitiba, Distrito Fede­                                       pré-pago  goza  da  preferência  contra                                                      36%


                      ral  e  Fortaleza  cobrindo  13,5                                      das classe C (59%), D -E  (64%)                                        que declaram usar o aparelho                                                  N as  nove  cidades  pesquisa­


                      milhões de consumidores, cor­                                          c dos jovens com ate 25  anos.                                         para fazer chamadas.                                                     das, os aparelhos mais vendidos


                      respondentes  a  35% da  popu­                                              Em  sete  capitais,  o  sistema                                        N a  relação  entre  telefone                                       são, na ordem: Motorola, Erics­


                      lação  de  38,5  milhões  de  pes­                                      pós-pago é mais utilizado. Em                                         fixo c celular, Belo H orizonte                                         son, N okia e Gradiente. Mais da



                      soas  das  regiões  pesquisadas.                                        Salvador, o mercado é dividido                                         tem  68%  para  o  fixo  e  11%                                         m etade  dos  usuários  que com­


                           A   penetração  do  celular  na                                   e no Rio de Janeiro, o pré-pago                                        para o celular. A  média brasi­                                         praram  aparelho  há  dois  anos


                      população  ouvida  foi  de  22%,                                       ganha  com  65%  dos  morado­                                          leira com o fixo em casa é  de                                          tem  um M otorola; e para os que


                      significando  8,4  m ilhões  de                                         res. D os consumidores que ad­                                         54%, mas em Recife é apenas                                            adquiriram   aparelhos  há  três


                      consumidores. Os números in­                                            quiriram um aparelho nos últi­                                        de 27%. Porto Alegre é a pra­                                           m eses,  a  participação caiu para


                      dicaram  que  mais  da  metade                                          mos três meses, 69% preferiram                                        ça onde há mais aparelho m ó­                                           20%   (com pra  do  relatório  em


                       (68%)  das  classes  econômicas                                        o pré-pago. A  maioria das pes­                                       vel por morador (32%).                                                  vwvw.ibope.com.br).





                                                                                                                                                                     RECURSOS HUMANOS
                            EMPRESAS



                            SAS  Institute  está                                                                                                                     Curso da Telebrasil foi  sucesso






                            agora no WAP                                                                                                                                   O  primeiro curso de "Tele­                                         de Sousa Correia. A  operado­

                                                                                                                                                                      comunicações  Básicas",  parte                                           ra  tem   8  m il  empregados em



                                                                                                                                                                      do Programa de Recursos H u ­                                            todo o Brasil, grande parte de
                                -  Nossa função é, a partir                                   mental  do  suporte à decisão

                                                                                                                                                                       manos da TE LE BR A SIL, foi                                            n ível  superior.  Entregaram
                           dos dados da empresa, reor­                                        inclui  o  OIM P  -   On-Line

                                                                                                                                                                      um  sucesso junto  aos  alunos.                                          certificados  de  conclusão  do
                           ganizados  cm  (Jata  ware­                                        Analytical  Processing  - ,   o

                                                                                                                                                                      "A  idéia  é  ensinar  telecom u­                                        curso, Roberto Kresch,daTE-
                           house,  buscar  informações                                         OLTP -  On-Line Transacti­
                                                                                                                                                                       nicações para o não-engenhei-                                            L E B R A S IL , e Regina Béren-
                           {data winning) e apresentá-                                        on  Processing  -   c  para  uso
                                                                                                                                                                       ro", explicou o professor O ví­                                         ger,  da  E m bratel/M C I,  que
                           las para análise e tomada de                                       junto  à  Internet  através  do
                                                                                                                                                                       dio  Barradas,  autor  de  vários                                        lem brou a importância do co­
                           decisão. O  mundo da infor­                                        ambiente Java.
                                                                                                                                                                       livros sobre tecnologia das te­                                          nhecim ento da tecnologia para
                           mática gira em volta da pro­                                            N o Brasil, o SAS levou  12
                                                                                                                                                                       lecomunicações. Formado pelo                                             a capacitação do empregado.
                           dutividade pessoal  (M icro­                                       anos para evoluir de um sim ­

                                                                                                                                                                       ITA,  Barradas,  hoje  aposen­                                                A  reação dos formandos foi
                           soft);  dos  bancos  de  dados                                     ples  distribuidor,  em  1984,

                                                                                                                                                                       tado, foi por longos anos dire­                                          positiva.  "Sempre  lidei  com
                           (Oracle);  do Enterprise Re­                                       para uma filial, com sede em

                                                                                                                                                                       tor da Embratel e daTeletj, nas                                          engenharia e vou ter uma nova
                           source  Planning  -E R P                                           São Paulo, com uma carteira
                                                                                                                                                                       áreas técnica e operacional.                                             visão",  disse Custódio Morei­
                           (SAP) - e do suporte à D e­                                        de 300 clientes, com o Banco
                                                                                                                                                                           O  curso de "Telecomunica­                                           ra,  do  Planejam ento e Coor­
                           cisão  8c  Information  Deli­                                      Central,  Caixa  Económica,
                                                                                                                                                                       ções Básicas", com carga horá­                                           denação. "Se tiver o módulo n.°
                           very (SAS) - explicou dida­                                        Itaú,  Bradesco,  U nibanco,
                                                                                                                                                                       ria de 20 horas, foi ministrado                                          2, quero participar", observou
                           ticamente  Carlos  Scbastia-                                       Serpro,  Petrobras,  IB G E ,
                                                                                                                                                                       para  60  alunos,  divididos  em                                         Juracy  M agalhães,  da  Bilhe-
                           ni,  gerente  de  Consultoria                                      Ipea,  Osram  e  Telefônica.

                                                                                                                                                                       três turmas, graças a entendi­                                            tagem. "Vou fazer boca de urna
                           do SAS Institute, no Brasil.                                       M ônica Grandezzi é a coun­
                                                                                                                                                                       mentos com o diretor de  RH                                               para o curso", falou Sônia Lira
                                Na área de telecomunica­                                      try manager do Institute para
                                                                                                                                                                       da  E m bratcl/M C l,  Joaquim                                            C ardoso, da Transmissão.
                           ções,  o  SAS  tem  produtos                                       o Brasil c Mercosul.


                           para fraudes no celular (de­                                            Criado  por James  G ood­


                           tecta comportamento anor­                                          night, em  1976, o SAS Insti­



                           mal  dos  c lie n te s),  para                                     tute, com sede na Carolina do


                           W A P -   Wireless Application                                     Norte, c uma empresa priva­


                           Protocol                   para  C R M   -                         da, focada no suporte à deci­


                           Customer Relationship M a­                                         são, sendo a nona no ranking


                           nagement  -   e  SR M   -                                          m undial  das  em presas  de


                           Supplier Relationship Mana­                                        software.  Fatura  U S$  1  bi­



                          gement - ,  incluindo a  ativi­                                     lhão e cresce a um ritmo anu­


                           dade de call center. O  ferra-                                     al dc  10  a  15%.                                                       (C)  Na  mesa,  R.  Beringer  (Embratel)  entrega  certificado

                                                                                                                                                                       e  R.  Kresch  e  0.  Barradas  (D)  observam
   41   42   43   44   45   46   47   48   49   50   51