Page 46 - Telebrasil - Julho/Agosto 2000
P. 46
João Carlos Fonseca
SISTEMA
Ibope dá radiografia do celular
O Ibope Intcract efetuou A e B tem celular. O percen soas (61%) afir
pesquisa nas praças de São tual cai para as classes C (18%) ma usar o celu
Paulo, Rio de Janeiro, Belo H o e D -E (8% ). lar para rece
rizonte, Recife, Salvador, Porto Segundo o estudo, o sistema ber lig a çõ es,
Celular em alta
Alegre, Curitiba, Distrito Fede pré-pago goza da preferência contra 36%
ral e Fortaleza cobrindo 13,5 das classe C (59%), D -E (64%) que declaram usar o aparelho N as nove cidades pesquisa
milhões de consumidores, cor c dos jovens com ate 25 anos. para fazer chamadas. das, os aparelhos mais vendidos
respondentes a 35% da popu Em sete capitais, o sistema N a relação entre telefone são, na ordem: Motorola, Erics
lação de 38,5 milhões de pes pós-pago é mais utilizado. Em fixo c celular, Belo H orizonte son, N okia e Gradiente. Mais da
soas das regiões pesquisadas. Salvador, o mercado é dividido tem 68% para o fixo e 11% m etade dos usuários que com
A penetração do celular na e no Rio de Janeiro, o pré-pago para o celular. A média brasi praram aparelho há dois anos
população ouvida foi de 22%, ganha com 65% dos morado leira com o fixo em casa é de tem um M otorola; e para os que
significando 8,4 m ilhões de res. D os consumidores que ad 54%, mas em Recife é apenas adquiriram aparelhos há três
consumidores. Os números in quiriram um aparelho nos últi de 27%. Porto Alegre é a pra m eses, a participação caiu para
dicaram que mais da metade mos três meses, 69% preferiram ça onde há mais aparelho m ó 20% (com pra do relatório em
(68%) das classes econômicas o pré-pago. A maioria das pes vel por morador (32%). vwvw.ibope.com.br).
RECURSOS HUMANOS
EMPRESAS
SAS Institute está Curso da Telebrasil foi sucesso
agora no WAP O primeiro curso de "Tele de Sousa Correia. A operado
comunicações Básicas", parte ra tem 8 m il empregados em
do Programa de Recursos H u todo o Brasil, grande parte de
- Nossa função é, a partir mental do suporte à decisão
manos da TE LE BR A SIL, foi n ível superior. Entregaram
dos dados da empresa, reor inclui o OIM P - On-Line
um sucesso junto aos alunos. certificados de conclusão do
ganizados cm (Jata ware Analytical Processing - , o
"A idéia é ensinar telecom u curso, Roberto Kresch,daTE-
house, buscar informações OLTP - On-Line Transacti
nicações para o não-engenhei- L E B R A S IL , e Regina Béren-
{data winning) e apresentá- on Processing - c para uso
ro", explicou o professor O ví ger, da E m bratel/M C I, que
las para análise e tomada de junto à Internet através do
dio Barradas, autor de vários lem brou a importância do co
decisão. O mundo da infor ambiente Java.
livros sobre tecnologia das te nhecim ento da tecnologia para
mática gira em volta da pro N o Brasil, o SAS levou 12
lecomunicações. Formado pelo a capacitação do empregado.
dutividade pessoal (M icro anos para evoluir de um sim
ITA, Barradas, hoje aposen A reação dos formandos foi
soft); dos bancos de dados ples distribuidor, em 1984,
tado, foi por longos anos dire positiva. "Sempre lidei com
(Oracle); do Enterprise Re para uma filial, com sede em
tor da Embratel e daTeletj, nas engenharia e vou ter uma nova
source Planning -E R P São Paulo, com uma carteira
áreas técnica e operacional. visão", disse Custódio Morei
(SAP) - e do suporte à D e de 300 clientes, com o Banco
O curso de "Telecomunica ra, do Planejam ento e Coor
cisão 8c Information Deli Central, Caixa Económica,
ções Básicas", com carga horá denação. "Se tiver o módulo n.°
very (SAS) - explicou dida Itaú, Bradesco, U nibanco,
ria de 20 horas, foi ministrado 2, quero participar", observou
ticamente Carlos Scbastia- Serpro, Petrobras, IB G E ,
para 60 alunos, divididos em Juracy M agalhães, da Bilhe-
ni, gerente de Consultoria Ipea, Osram e Telefônica.
três turmas, graças a entendi tagem. "Vou fazer boca de urna
do SAS Institute, no Brasil. M ônica Grandezzi é a coun
mentos com o diretor de RH para o curso", falou Sônia Lira
Na área de telecomunica try manager do Institute para
da E m bratcl/M C l, Joaquim C ardoso, da Transmissão.
ções, o SAS tem produtos o Brasil c Mercosul.
para fraudes no celular (de Criado por James G ood
tecta comportamento anor night, em 1976, o SAS Insti
mal dos c lie n te s), para tute, com sede na Carolina do
W A P - Wireless Application Norte, c uma empresa priva
Protocol para C R M - da, focada no suporte à deci
Customer Relationship M a são, sendo a nona no ranking
nagement - e SR M - m undial das em presas de
Supplier Relationship Mana software. Fatura U S$ 1 bi
gement - , incluindo a ativi lhão e cresce a um ritmo anu
dade de call center. O ferra- al dc 10 a 15%. (C) Na mesa, R. Beringer (Embratel) entrega certificado
e R. Kresch e 0. Barradas (D) observam