Page 36 - Telebrasil - Março/Abril 2000
P. 36

Infra-Estrutura


































                                  D e   n o v o ,   a g u a r d a n d o   a   r e c u p e r a ç ã o
































                                 Luiz Vieira                                                                                   .      •       .         Entre os fatores que influíram                                                   mais promissor do que o do início do ano


                                                                                                                                                   nestes resultados negativos, elas                                                     passado. Por isso, estão preparadas para

                                 A s   e m p r e s a s                                                                                             destacam a desvalorização cam-                                                        um a  expansão  acentuada  das  vendas,




                                                                                                                                      •         bial que elevou inicialmentc em                                                         que poderá ser incentivada também pelo

                                  d o   s e t o r   d e                                                                        100% os custos dos equipamentos, qua­                                                                    surgim ento  das  “espelinhos”,  que  irão




                                                                                                                              se todos importados. O  ano de 1998, por                                                                  operar cm mercados não-atendidos pe­

                                 i n s t r u m e n t a ç ã o                                                                  sua vez, não tinha sido bom, pois o pro­                                                                  las principais  espelhos.  O  aumento da



                                                                                                                              cesso  de  privatização  das                                                                                                           concorrência  na  telefonia


                                 n ã o   t i v e r a m ,                                                                      tcles praticamente cancelou                                                                                                           fixa, que em  1999 limitou-



                                                                                                                              as compras das operadoras                                                                                                             se às ligações DDD, é ou­


             3 6 *               n o   a n o                                                                                  fixas  de  telefonia  c  as  no­                                                                                                      tro fator para motivar uma



                                                                                                                              vas  empresas  de  telefonia                                                                                                          maior demanda por instru­
                  0
                  0                                                                                                           celular  salvaram  o  fatura­                                                                                                         mentos de medição, pois as
                  0              p a s s a d o ,   a
                  ril/2                                                                                                       mento  do  setor  de  instru­                                                                                                         prestadoras precisam asse­





                  ib             r e c u p e r a ç ã o                                                                        mentos  de  medição.  Para                                                                                                           gurar a qualidade dos seus

                  c                                                                                                          2000,  as  expectativas  des­                                                                                                         serviços, visando assim não
                  o
                  rç             e s p e r a d a ,                                                                           tas empresas é  de  uma  re­                                                                                                          perder clientes. Segundo a

                  a                                                                                                          tomada expressiva dos ne­                                                                                                             A nritsu,  a  estimativa  de
                  m                                                                                                          gócios, visto que a situação                                                                                                          crescim ento  do  mercado

                  Telebrasil     d e p o i s   d o   a n o                                                                   cambial já  se  encontra  es­                                     Dario Akao, da Agilent                                              20%, devendo atingir cerca


                                                                                                                                                                                                                                                                   este  ano  é  de  no  mínimo



                                                                                                                             tabilizada  c  as  prestadoras
                                 r u i m   q u e   f o i

                                                                                                                                                                                                                                                                   de USS  100 milhões, inclu­
                                                                                                                             de serviços de telefonia fixa


                                                                                                                             também voltaram a efetuar compras e de­                                                                  ídas as áreas de telecomunicações, ener­
                                 1 9 9 8   p a r a   a                                                                       vem ampliá-las com a entrada em opera­                                                                   gia c outras.





                                                                                                                             ção das espelhos.  Estas ainda  represen­                                                                      Entre as tendências tecnológicas pre­
                                 m a i o r i a   d e l a s .                                                                 tam um expressivo mercado para o seg­                                                                    dom inantes na área de instrumentação,





                                                                                                                             mento de instrumentação.                                                                                  os  fornecedores  entrevistados destaca­


                                                                                                                                  As companhias entrevistadas concor­                                                                  ram o IP, com  sistemas de transmissão



                                                                                                                             dam  que  o  quadro  para  2000  c  muito                                                                 em A TM  e em Frame Relay, a tecnolo­


                                                                                                                                                                                                                                                   gia D \V D N   na área de fibras e as


                                                                                                                                                                                                                                                   redes  A D SL.



                                                                                                                                                                                                                                                         Principal  companhia  que  atua


                                                                                                                                                                                                                                                    neste  segmento, a  Agilent Tech­



                                                                                                                                                                                                                                                    n o lo g ies                B rasil  surgiu  do


                                                                                                                                                                                                                                                    rcalinhamento ocorrido na HP, que


                                                                                                                                                                                                                                                    optou por ter uma empresa volta­



                                                                                                                                                                                                                                                    da diretam ente para a área de ins­


                                                                                                                                                                                                                                                    trumentação e herdou todos os cli­


                                                                                                                                                                                                                                                    entes c a imensa lista de produtos.



                                                                                                                                                                                                                                                     Dario Akao, gerente de Marketing,


                                                                                                                                                                                                                                                     estim ou  que  a  empresa  detenha


                                                                                                                                                                                                                                                     mais de  50% do  mercado de ins­

                                                                                                      A ferramenta de teste aéreo
                                                                                                                                                                                                                                                     trumentação brasileiro.
   31   32   33   34   35   36   37   38   39   40   41