Page 29 - Telebrasil - Maio/Junho 1999
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C e l u l a r   p r é                                                                                                                                                    u m a   r e v o l u ç ã o
















              Que  o  mundo  caminha  para  o  flat rate  não  há  mais  dúvidas.  Por  um  lado,  os  custos  das





         conexões  digitais  de  longa  distância  chegam  rapidamente  a  patamares  convidativos,






         alavancados  pela  grande  demanda  de  transmissão  em  banda  larga.  Por  outro,  clientes  can­





         sados de reclamar de suas contas  mensais e exaustos do exercício de escolher o melhor plano





          para  suas  necessidades  de  comunicação,  passam  a  exigir  uma  prestação  de  serviço  menos





          burocrática  e  muito  mais  eficaz. As operadoras, diante da  realidade da  competição,  procuram





          criar mecanismos  de  redução  de  custos  operacionais  e  de  aumento  de  lucratividade.  Por esse





          caminho  é  que  viaja  a  revolução  do  sistema  pré-pago  nas  operadoras  do  Serviço  Móvel





          Celular  (SMC).


                                                                                                                                                                                                                                                                               José Luís de Souza*












                                   sistema pré-pago permite que                                                                  novos segmentos de mercado, redução de  ( ri'BC* Telecom e se expandiu em 1998 a
           O                                                                                                                     custos operacionais, redução de custos de  outras  operadoras  como  ATL,  BSK  e


                                   as operadoras de celular ofere­



                                                                                                                                 aquisição de novos clientes, eliminação do  Maxitel, após regulamentação da Agên­
                                   çam  serviços  sem  assinatura


          mensal. ( )  cliente paga antecipadamente                                                                              risco de crédito e melhora no fluxo de caixa.                                                                        cia Nacional d e’telecomunicações. 1 loje,                                                                         2 9



          por suas ligações e permanece com crédi­                                                                                     ( )s números do sucesso são enormes cm  literalmente, todas as operadoras brasilei­



          tos não utilizados por um mínimo de três                                                                               todo o mundo, com taxas de crescimento  ras dc SMC'já lançaram ou estão em vias                                                                                                                                                           Telebrasil



          meses.                                                                                                                 superiores a 60% dos novos assinantes em                                                                             dc lançar seus planos pré-pagos.



               Nos países onde a chamada é paga por                                                                              alguns países da Europa e da América La­                                                                                   A  discussão  fica  por  conta  do c h u r n .



          quem a origina, como o Brasil, o serviço                                                                               tina, nesta onde o fator baixa penetração  1 loje, diz-se que a maioria dos clientes dc




          atrai especialmente clientes com baixo vo­                                                                             tio serviço celular é fator decisivo.                                                                                 planos de serviço pós-pagos muda de ope­



          lume de chamadas originadas e maior vo­                                                                                      Algumas operadoras tia Kuropa, que lan­                                                                         radora por causa de contas não-pagas. Este                                                                          maio-junho/99



          lume de chamadas recebidas, aumentan­                                                                                  çaram o pré-pago em 1997, já contam com  fato, por si só, poderia justificar a implan­



          do significativamente o mercado alvo.                                                                                  mais de 50% de seus clientes neste plano,  tação do serviço pré-pago para reter clien­



               Os componentes básicos do sistema são:                                                                            sendo que em Portugal e Itália  há as que  tes em dificuldades, sobretudo em merca­



          telefone celular pré-programado e com                                                                                  possuem mais de 60% de seus clientes nes­                                                                             dos onde as operadoras adotaram a mes­



          número pré-definido; cartão com código                                                                                 se sistema.                                                                                                           ma tecnologia de rede celular (TDMA,



          secreto, produção controlada e pacote de                                                                                     A seguir, algumas das mais otimistas pro­                                                                       CDMA, AMPS). De fato, observa-se que



          segurança; e sistema central integrado à                                                                               jeções de porcentagem de clientes de pla­                                                                             a competição no terreno do pré-pago já




          rede celular.                                                                                                          nos pré-pagos cm relação ao total de clien­                                                                           está acirrada em Minas Gerais, por exem­



               O cliente pode encontrar o telefone ce­                                                                           tes para o ano 2007 (feitas em 1997/1998):                                                                            plo, onde as operadoras optaram pelo pa­



          lular  do  pré-pago  em  lojas  não                                                                                                                                                                                                          drão TDMA.



          especializadas, uma vez que a venda do                                                                                       Projeções de planos pré-pagos                                                                                        Acordos especiais de r o a m i n g  terão que



          produto não requer grande conhecimento                                                                                        em relação ao total de clientes                                                                                ser desenvolvidos no Brasil, a fim de que­



          técnico por parte do vendedor. Os cartões,                                                                                                                                                                                                   brar uma das barreiras à adesão ao pré-
                                                                                                                                       País                              C lientes pré-pagos

          por sua vez, podem ser encontrados em,                                                                                                                                                                                                       pago.
                                                                                                                                       México                                                          70%

          praticamente, todo o tipo de estabeleci­                                                                                                                                                                                                          As operadoras deverão avaliar, com cau­

                                                                                                                                        índia                                                         68%
          mento comercial.                                                                                                                                                                                                                             tela, o impacto real nos seus negócios da



               Os pontos positivos que os clientes bus­                                                                                 Portugal                                                      68%                                              adesão ao pré-pago de clientes que nor­



          cam no sistema pré-pago são: não ter con­                                                                                     Itália                                                        68%                                              malmente seriam mais rentáveis em pla­



           ta mensal, controle das despesas com o                                                                                       Indonésia                                                     62%                                              nos convencionais, quando se virem na si­



          celular, compra sem burocracia e uso em­                                                                                                                                                                                                     tuação inversa ao que planejaram para a
                                                                                                                                       Espanha                                                        42%

           presarial sem custos fixos.                                                                                                                                                                                                                 sua base de clientes.

                                                                                                                                       França                                                         37%
                As operadoras que implantaram o sis­                                                                                                                                                                                                        A  revolução  está  aí.  O  caminho  está



           tema  pré-pago  buscavam  os  seguintes                                                                                     No Brasil, a experiência na implantação                                                                         aberto.



           pontos positivos, entre outros: acesso a                                                                              dc  planos  pré-pagos  começou  com  a                                                                                * José Luís de Souza é diretor da ATL
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