Page 29 - Telebrasil - Maio/Junho 1999
P. 29
C e l u l a r p r é u m a r e v o l u ç ã o
Que o mundo caminha para o flat rate não há mais dúvidas. Por um lado, os custos das
conexões digitais de longa distância chegam rapidamente a patamares convidativos,
alavancados pela grande demanda de transmissão em banda larga. Por outro, clientes can
sados de reclamar de suas contas mensais e exaustos do exercício de escolher o melhor plano
para suas necessidades de comunicação, passam a exigir uma prestação de serviço menos
burocrática e muito mais eficaz. As operadoras, diante da realidade da competição, procuram
criar mecanismos de redução de custos operacionais e de aumento de lucratividade. Por esse
caminho é que viaja a revolução do sistema pré-pago nas operadoras do Serviço Móvel
Celular (SMC).
José Luís de Souza*
sistema pré-pago permite que novos segmentos de mercado, redução de ( ri'BC* Telecom e se expandiu em 1998 a
O custos operacionais, redução de custos de outras operadoras como ATL, BSK e
as operadoras de celular ofere
aquisição de novos clientes, eliminação do Maxitel, após regulamentação da Agên
çam serviços sem assinatura
mensal. ( ) cliente paga antecipadamente risco de crédito e melhora no fluxo de caixa. cia Nacional d e’telecomunicações. 1 loje, 2 9
por suas ligações e permanece com crédi ( )s números do sucesso são enormes cm literalmente, todas as operadoras brasilei
tos não utilizados por um mínimo de três todo o mundo, com taxas de crescimento ras dc SMC'já lançaram ou estão em vias Telebrasil
meses. superiores a 60% dos novos assinantes em dc lançar seus planos pré-pagos.
Nos países onde a chamada é paga por alguns países da Europa e da América La A discussão fica por conta do c h u r n .
quem a origina, como o Brasil, o serviço tina, nesta onde o fator baixa penetração 1 loje, diz-se que a maioria dos clientes dc
atrai especialmente clientes com baixo vo tio serviço celular é fator decisivo. planos de serviço pós-pagos muda de ope
lume de chamadas originadas e maior vo Algumas operadoras tia Kuropa, que lan radora por causa de contas não-pagas. Este maio-junho/99
lume de chamadas recebidas, aumentan çaram o pré-pago em 1997, já contam com fato, por si só, poderia justificar a implan
do significativamente o mercado alvo. mais de 50% de seus clientes neste plano, tação do serviço pré-pago para reter clien
Os componentes básicos do sistema são: sendo que em Portugal e Itália há as que tes em dificuldades, sobretudo em merca
telefone celular pré-programado e com possuem mais de 60% de seus clientes nes dos onde as operadoras adotaram a mes
número pré-definido; cartão com código se sistema. ma tecnologia de rede celular (TDMA,
secreto, produção controlada e pacote de A seguir, algumas das mais otimistas pro CDMA, AMPS). De fato, observa-se que
segurança; e sistema central integrado à jeções de porcentagem de clientes de pla a competição no terreno do pré-pago já
rede celular. nos pré-pagos cm relação ao total de clien está acirrada em Minas Gerais, por exem
O cliente pode encontrar o telefone ce tes para o ano 2007 (feitas em 1997/1998): plo, onde as operadoras optaram pelo pa
lular do pré-pago em lojas não drão TDMA.
especializadas, uma vez que a venda do Projeções de planos pré-pagos Acordos especiais de r o a m i n g terão que
produto não requer grande conhecimento em relação ao total de clientes ser desenvolvidos no Brasil, a fim de que
técnico por parte do vendedor. Os cartões, brar uma das barreiras à adesão ao pré-
País C lientes pré-pagos
por sua vez, podem ser encontrados em, pago.
México 70%
praticamente, todo o tipo de estabeleci As operadoras deverão avaliar, com cau
índia 68%
mento comercial. tela, o impacto real nos seus negócios da
Os pontos positivos que os clientes bus Portugal 68% adesão ao pré-pago de clientes que nor
cam no sistema pré-pago são: não ter con Itália 68% malmente seriam mais rentáveis em pla
ta mensal, controle das despesas com o Indonésia 62% nos convencionais, quando se virem na si
celular, compra sem burocracia e uso em tuação inversa ao que planejaram para a
Espanha 42%
presarial sem custos fixos. sua base de clientes.
França 37%
As operadoras que implantaram o sis A revolução está aí. O caminho está
tema pré-pago buscavam os seguintes No Brasil, a experiência na implantação aberto.
pontos positivos, entre outros: acesso a dc planos pré-pagos começou com a * José Luís de Souza é diretor da ATL