Page 29 - Telebrasil - Setembro/Outubro 1997
P. 29
Grupo Abril em resumo TV a cabo
para dados
grupo Abril tem 12 mil fun transponders do Brasilsat na Banda
cionários. atua nas áreas da C. além do Galaxy III. na Banda Ku. televisão é um meio que pode
mídia impressa, mídia eletrô Em termos práticos, a tevê por as A fazer, desfazer ou mesmo cas
nica e de novos negócios e opera com sinatura é representada no Brasil pelo sar mandatos políticos. Não é
faturamento de USS 1.5 bilhào anuais. duopólio do grupo Globo (RBS, NET. à toa que a radiofusão foi tema a ser
São cerca de 200 revistas, com 185 Multicanal). com 65% do mercado, e tratado fora de Lei Geral das Teleco
milhões de cópias/ano. suportadas por com o grupo Abril, com a TVA. Ambos municações, recém-aprovada pelo
40 mil páginas de atuam na área de pro Congresso. Em termos reais, a TV a
publicidade, atingindo gramação e de distri cabo continua se espalhando pelo país,
quatro milhões de buição de sinais de ainda que os preços aqui cobrados
assinantes. Só o car tevê. sejam altos.
ro-chefe. a revista Para o engenhei Nos EUA, 30 canais custam US$
VEJA, circula com ro Cláudio ETAscal, 19,00 mensais, ao passo que, aqui, 40
1,2 milhão de exem do conselho de admi canais saem por R$ 59,00.
a
plares semanais, a 4 nistração da Abril, Mais de 300 concessionários
maior do mundo. A uma das questões independentes estão para entrar no
mercado da TV a cabo. A correspon
participação da mídia que agora se coloca
impressa no fa é se as telecomuni dente licitação do Ministério das Co
municações visa descentralizar o ra
turamento da Abril é. cações representam,
mo, I áeitante com direito a explorar
hoje, de 51%. I lá sete ou não. a seqiiência ou explorando 14 ou mais serviços na
anos, antes da sua Cláudio D'Ascal natural para o negó área de telecomunicações perde 10
diversificação, era a totalidade. cio da mídia eletrônica. Ele observou
pontos. Disputam ferrenhamente este
Na área da mídia eletrônica, o gni que somente no Brasil é que se verifi
mercado a NET Brasil (das Organiza
po Abril opera com a TVA, lotali/ando cou o fenômeno da mídia participar ções C íloho) e a TVA (do grupo Abril).
uni milhão de assinantes Sua MTV a TVA não participou em consór A discussão se a rede de TV a ca
(broadeasfing em l III ) atinge 1 cios para privatização da telefonia bo pode. ou não, ser usada para comu
milhões de residências, e a Abril Vídeo celular. ’*<) que vai segurar a fidelidade nicações Internet começa a sair da
opera com 4,5 milhões de exemplares do usuário e a qualidade do serviço prancheta e começa a ecoar nos gabi
À televisão por assinatura da Abril prestado e sua relação custo/bencfíeio. netes oficiais. A TELEBRASIL já dis
utiliza todas as tecnologias, como cabo. A fidelidade não e mais cartonar. cutiu um dos lados do tema no Painel
MMDS e satélites. Utiliza quatro concluiu D'Ascal. de Florianópolis, ao tratar das redes
de faixa larga. Já há pedidos de opera
BMC divulga Patrol dores de TV a cabo junto ao Ministério
das Comunicações para prestar servi
ços de programação e de transferência
uem tem um produto de de dados, que hoje, legalmente, estão
software deve vendê-lo para o vedados para fins comerciais.
Q mundo todo, criando volume Raul Rosenthal, eleito presidente
da Associação Brasileira da Televisão
e aumentando lucros, certo.’ Certíssi
por Assinatura - ABTA, não deverá
mo. É o que faz a BMC Software, uma
empresa com sede em Houston ( I x) deixar o assunto da Internet na TV a
fundada por John Mooris. em 1479. a cabo morrer. Um dos grupos interes
sados no uso da TV a cabo para dados
partir de um otimizador para o CICS /
e até para telefonia é constituído pela
370da IBM. A empresa, hoje. tem faci
Glocabo, Multicanal, NetSul, NetSat
lidades no Canadá e 16 subsidiárias no
e Unieabo, cujo diretor geral, Moysés
mundo todo. No Brasil, a BMC opera,
Plucciennik, explicitou que um quarto
há dois anos, em SP, com 15 pessoas e Paulo R. Ferreira e Fernando Montero
deve se expandir para o Rio e Brasília. da rede de mais de 30 km de cabos já
O Patrol da BMC é uma ferramenta de controle integrado para base de dados, foi construída pensando em sua intera
redes, servidores e aplicativos de distintos fornecedores. Estiveram promovendo tividade.
o Patrol, no Brasil, a canadense Jeanne Moreno (chief information officer) e o O evento TV Link'97, efetuado
descendentedccubanos (Miami) Bernard (îoicochea (gerente regional LA). Foram pela ABTA no Trade Mart, em São
coadjuvados pelo chileno Fernando Montero (marketing manager IA) e pelo Paulo, mostrou a vitalidade da televi
brasileiro Paulo Roberto Ferreira (country manager). são por assinatura, inclusive com a
A BMC faturou miindialmente US$ 600 milhões, no ano passado. Dentre seus chegada dos cahle modems que po
clientes contam se: AT&T. Sprint. British Telecom, Ford e Volkswagen. A operação dem proporcionar acesso TCP/IP para
da BMC na America Latina, com vendas crescendo a 256%. devem se centrar no conexões Internet TCP/IP a mais de
Brasil, informou Fernando Montero. 10 Mbit/s.