Page 61 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 1996
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Telebahia
seja, incluindo desde a mais simples
ligação telefônica até uma transmis
são de imagens por videoconferência, Arrecadação
por exemplo.
T E L E C O M
Procurando seguir uma tendência modernizada
Novo nome mundial observada nas grandes com
panhias de telecomunicações - a
exemplo da France Telecom, na Fran Empresa implanta
e nova marca ça; e British Telecom, na Inglaterra sistema de faturamento
- foi adotada a adição da palavra e arrecadação utilizado
Telecom, uma espécie de sobrenome
D e c /a ra n d o -s e p ro n ta em países mais
que doravante acompanhará sempre
p a ra n o vo s d e s a fio s , a marca da empresa. avançados.
e m p re s a m u d a Outro fator a influenciar as mudan
d e n o m in a ç ã o e ças na CTBC foram as alterações nas Não tem sa
empresas e nas aplicações das tele ída. As opera
io g o m a rc a . comunicações em todo o mundo. doras do Siste
Exemplo disso são a abertura dos ma Telebrás
mercados, a formação de grandes re sabem disso.
A CTBC mudou de nome e mar des de informação, a telefonia sem- T E L E B A H IA Quem quiser
ca. Surgiu a CTBC Telecom-Com- fío e a própria globalização, segun É T E L E B R A S continuar a
panhia de Telecomunicações do Bra do informa a empresa. crescer, desfrutando de credibilidade
sil Central. A Iogomarca por sua vez Tudo isso, em sua opinião, exige entre os clientes, terá que manter a
passou por um processo de moder que as empresas utilizem uma lingua confiabilidade cm seus serviços. E
nização, incorporando uma seta, gem universal e ao mesmo tempo se mais: preparar-se para a compe
marca da empresa holding e de to diferenciem pela qualidade de seus titividade, que exigirá mais flexibi
das as empresas do Grupo Algar. produtos, serviços e profissionais. lização no faturamento por cliente
Antes de proceder às mudanças a A nova marca da CTBC Telecom e na política de preços e serviços.
empresa ouviu clientes, verificando começa a ser utilizada justamente A posição acima foi expressada no
que a maioria deles demonstrou quando a empresa conquista o certi ** Ifvrnnl rlfi T p li^ h iih in " V i M í M l l o d t í
identificação com a marca anterior. ficado ISSO 9002 na área de atendi circulação da empresa, em apoio
Obviamente, isto influenciou a de mento a clientes, um fato que lhe Faltar, um sistema de faturamento
cisão na solução gráfica encontrada. credencia como detentora de um pa e arrecadação utilizado em países
A opção foi pela manutenção da si drão de qualidade reconhecido inter- mais desenvolvidos c que será im
gla CTBC, onde a letra “T" deixa de nacionalmcntc. plantado na Telebahia.
significar apenas telefones - o que A nova marca é criação da ABC A novidade foi motivo de uma
somente refletia a realidade de quan Propaganda, agencia de publicidade reunião, realizada no auditório da
do o nome foi criado, cm 1954 - que atende a CTBC Telecom e que empresa, durante a qual técnicos do
passando a incorporar um conceito desenvolveu as peças da campanha CPqD e da Telcsp - que desenvol
mais amplo: Telecomunicações, ou para a divulgação da mudança. ve um projeto piloto sobre o assun
to - abordaram aspectos técnicos e
conceituais do sistema.
Aberto pelo presidente Sizuo
Telern Arakawa, o encontro teve a partici
pação de cerca de 150 pessoas da
empresa. O novo sistema, conside
Convênio reduz tarifas rado um dos mais importantes pro
jetos realizados na área pela empre
sa nos últimos 14 anos, deverá estar
Um convênio se com a aquisição dos equipamentos funcionando em junho de 1997.
de ajuda mútua en necessários, ficando a Telern responsá Na lista de vantagens decorren
tre a Telem-Teleco- vel pela operação técnica. tes de sua implantação aparece
municações do Rio Para a efetivação do convênio, foi for acetuada redução de prazo entre a
Grande Norte, e a mada na operadora uma comissão que prestação de um serviço e o venci
prefeitura do muni aprovou a idéia, já que a cidade preen mento da conta correspondente.
cípio de Pamamirim possibilita a redu chia todos os requisitos dentro do con Segundo a publicação interna da
ção da tarifa interurbana da cidade. ceito de área conurbada (previsto na empresa, o coordenador nacional do
Tendo em vista sua proximidade e Norma n° 01/92, aprovada pela Porta projeto, Renato Carrião, do CPqD,
grande ligação com Natal, o crescimento ria n° 87/92, da Secretaria Nacional de órgão que dirige os trabalhos, o Fattar
do parque industrial e o próprio desen Comunicações). envolve três família do sistema de
O Programa de Tarifação Conurbada,
volvimento da cidade, moradores, em operação, exigindo conceitos como
possibilita que municípios com zonas
presários e políticos se mobilizaram para gerência integrada de redes e servi
converter a tarifa interurbana para va urbanas distanciadas em até 1 mil ços TMN, arquitetura de software,
metros, operem com tarifa especial, bem
lores de uma ligação local. técnicas de modelamento estruturado,
A partir da oficialização do acordo, a inferior ao degrau 1 (o menor valor co análise de ponto de função e outros.
brado por uma ligação interurbana).
prefeitura de Pamamirim comprometeu-