Page 24 - Telebrasil - Julho/Agosto 1996
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ESPECIAL














                                                                                                                                                                                                                                                                                1  - Muito bom




                                                                                                                                                                                                                                                                               2 - Bom



                                                                                                                                                                                                                                                                               3 - Razoável



                                                                                                                                                                                                                                                                               4 - Ruim




                                                                                                                                                                                                                                                                               5 - Muito ruim









                                                                                                                                                                                                                                                                      Nos nove anos de pesquisa, o re­



                                                                                                                                                                                                                                                                sultado para as de/ regiòes ficou en­



                                                                                                                                                                                                                                                                tre  Razoá\el  (3) e  Bom  (2).  com o



                                                                                                                                                                                                                                                                \ alor medio de 2.19 no penodo.




                                                                                                                                                                                                                                                                      A  industria de  radiotelcfonia  dos



                                                                                                                                                                                                                                                                EU \  adota para  medição da  quali­



                                                                                                                                                                                                                                                                dade ou aceitabilidade do sinal de \oz




                                                                                                                                                                                                                                                                aplicada ao sen iço mo\ eL um outro



                                                                                                                                                                                                                                                                padrão  denominado  MOS                                                                     \ f l ü n



                                                                                                                                                                                                                                                                Opinion S c o n '




                                                                                                                                                                                                                                                                      Dev e ser destacado que mi estágio



                                                                                                                                                                                                                                                                tecnológico atual não se pode preten­



                                                                                                                                                                                                                                                                der ter nos serviços mó\ eis a mesma




                                                                                                                                                                                                                                                                qualidade dos si ternas convencionais


                                                                                                                                                                                                                                                                cabeados









                                                                                                                                                                                                                                                                 O mercado brasileiro



                                                                                                                                                                                                                                                                 DerMdudc pouco supenor a 10 • c uma



                    ranking tendo atualmente quatro mi­                                                                                     ores regiões metropolitanas dos EUA.                                                                                 fantastica demanda por atender  Este



                    lhões c meio de usuários, continuan­                                                                                          A metodologia empregada consis­                                                                               quadro caracteriza o Brasil como um



                    do firme na liderança das operadoras                                                                                    te cm. através de percursos aleatón-                                                                                dos mais atraentes mercados do pla­



                    européias,                                                                                                              os. estabelecer chamadas c avaliar a                                                                                neta.



                          Considerando  que  nos  próximos                                                                                  qualidade  da  recepção  atribuindo                                                                                       No estado  de  São  Paulo,  onde  há



                    anos as taxas de crescimento se situ­                                                                                   notas de  I  a 5. sendo                                                                                             mais  celulares  que  na  Argentina.



                    em entre 40% c  50% ao ano. existi­



                    rão.  no  ano  2000.  entre  470  c  700



                    milhões de  usuários do serviço mó­                                                                                                                                 AS DEZ MAIORES OPERADORAS DO



                    vel em todo mundo.                                                                                                                                             SERVIÇO CELULAR NO M UNDO -  1994









                    Qualidade no serviço móvel                                                                                                                         1 0 0 0 )



                     Ruídos, interferências e quedas de li­                                                                                                                             ÎM5

                                                                                                                                                                                                         3 0 4 0
                    gações  são privilégios dos  sistemas



                    brasileiros''



                          O serv iço móvel e prestado através                                                                                                                                                                                                                                                 1 1 3 5          1 7 1 1          1 S 1 $



                    de ondas radioelétricas c. da mesma



                     forma que nas transmissões de radio



                    e TV estão sujeitas a ruidos, interfe­



                    rências ou dificuldades na comunica­



                    ção em determinados locais.                                                                                                                                                                                                                         £                f                                 iâ
                                                                                                                                                                                    0

                          Quedas de ligações, em percentual                                                                                                                                                                           #3               i                í                                 i                j

                                                                                                                                                                                    \
                     mfenor a três por cento das chama­                                                                                                                                                                               I                 1               i                I                í                I



                    das. têm sido consideradas aceitáveis                                                                                                                           <                                                                  1                                                 z  —



                           A  Herschcl  Shosteck  Associates,

                                                                                                                                                                                                                                                    fTA EUA  GBR JPN EUA
                    conceituada empresa  de consultoria



                     nortc-amencana. tem pesquisado anu­



                     almente. desde  1987, a qualidade das



                     comunicações celulares nas dez mai-                                                                                           EONTI: "ln»rfTK»*oooJ W«om                                                   Siwneni"













                      24  Tf *broiÉ                         f Aqo f< * >
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