Page 10 - Telebrasil - Maio/Junho 1995
P. 10

R a d i o t e l e f o n i a   m ó v e l



















                  Telefone  móvel  e  radiocomunicação                                                                                                                                                                                                         O  custo  mensal,  é  em  média  de  R$100


          num  só aparelho.  Visando  unir as  facili­                                                                                                                                                                                                        por unidade.



         dades  da  telefonia  móvel  à  funcionali­                                                                                                                                                                                                                   A  MCS  Rádio  Telefonia já  investiu,


         dade  da  comunicação  por  rádio,  a                                                                                                                                                                                                                desde  sua  criação,  US$5  milhões  na


          Motorola  criou  o  radiofone.  Lançado                                                                                                                                                                                                             atividade  e assumiu  a  liderança  no setor



          inicialmente  nos  EUA,  o  equipamento                                                                                                                                                                                                             nas regiões metropolitanas de São Paulo


         denominado  MTX  VIP está  sendo trazi­                                                                                                                                                                                                              e  Porto  Alegre.  No  final  do ano passado


         do  ao  mercado  brasileiro  pela  MCS                                                                                                                                                                                                               inaugurou  o  serviço  MOVFONE  em



          Rádio  Telefonia,  uma joint-venture  for­                                                                                                                                                                                                          Belo  Horizonte  e  Campinas.  Para  este


         mada  pela  Motorola  com  a  Siffert                                                                                                                                                                                                               ano,  prevê  ampliação  para  o  Rio  de



         Consultoria.  Com  quatro  anos  de  expe­                                                                                                                                                                                                          Janeiro,  Curitiba  e  Recife.  Nos  próxi­


         riência  no  setor,  a  MCS  foi  a  responsá­                                                                                                                                                                                                      mos  dois  anos,  a  meta  é  atingir  as


         vel  pela  inauguração  no  Brasil,  em                                                                                                                                                                                                             cidades  de  G oiânia,  Uberlândia  e


          1992,  do  sistema  de  trunking  (comuni­                                                                                                                                                                                                         Ribeirão  Preto.  Nesse  projeto,  deverá



         cação  via  ondas  de  rádio,  com  possibi­                                                                                                                                                                                                        atingir  18 mil  usuários e realizar investi­


         lidade de conversação em grupos e aces­                                                                                                                                                                                                             mentos  adicionais  da  ordem  de  US$10



         so à rede pública de telefones).                                                                                                                                                                                                                    milhões.


                  Embora  o  trunking  seja  uma  opção                                                                                                                                                                                                              Criado  há  12  anos  nos  Estados


         mais  económica  e  eficiente  para  uso                                                                                                                                                                                                           U nidos,  o  trunking  possui  cerca  de


         empresarial,  executivos,  diretores  e  ge­                                                                                                                                                                                                       cinco  (dois  milhões  nos  EUA)  milhões



         rentes  acabam  sentindo  necessidade  de                                                                                                                                                                                                          de  usuários  espalhados  pelo  mundo.  A


         um  telefone  móvel,  para  contatos  com                                                                                                                                                                                                           M otorola  domina  50%  do  mercado


         clientes,  por  exemplo.  Nesses  casos,  a                                                                                                                                                                                                         mundial  e  opera  em  22  países.  Além de



         saída  muitas  vezes  cra  transportar  um                                                                                                                                                                                                          fabricante  das  centrais  e  dos  aparelhos


         verdadeiro  “cinto  de  utilidades",  com                                                                                                                                                                                                          de  rádio  utilizados  no  sistema,  a


         uma  variedade  de  equipamentos  (tele­                                                                                                                                                                                                            Motorola  é  a  única,  entre  as  empresas



         fone  celular,  rádio, pagers).  Segundo  a                                                                                                                                                                                                        do  setor,  a  explorar  o  serv iço  por meio


         Motorola,  pensando  nesses  usuários  é                                                                                                                                                                                                            de joint-ventures.  ( R . N . H . )



         que foi desenvolvido o radiofone.


                 “O  MTX  VIP  é  realmente  dedicado


         às  Very  Important  Persons",  explica



         Hclder  A/evcdo,  gerente  de  marketing


         da  MCS.  O  novo  equipamento  comple­                                                                                                                                                                                                                              L a b o r a t ó r i o



         menta  o  loque  de  opções  que  o  serviço


         MOVFONE  oferece  às  empresas.  Seja


         qual  for a  necessidade  de  comunicação,                                                                                                                                                                                                                                    e x c l u s i v o



         a  resposta  é  dada  nos variados  modelos                                                                              ouvir e  falar como  um  telefone  conven­


         de  rádio.  Desse  modo,  cada  usuário  de                                                                              cional).  Esta  característica  não  existe                                                                                         S u r g e   o   p r i m e i r o   l a b o r a t ó r i o



         um  determinado  grupo,  pode  ter  o  seu                                                                               nos  demais  modelos  de  rádio  portátil,                                                                                  d e d i c a d o   e x c l u s i v a m e n t e   a o   d e s e n ­


         rádio  programado  para  diferentes                                                                                      cuja  utilização  (mesmo  quando  em  li­                                                                                   v o l v i m e n t o   d e   r e c u r s o s   d e   i n t e r o ­


         funções.                                                                                                                 gações  telefónicas)  é  feita  por  despacho                                                                               p e r a b i l i d a d e   e n t r e   t e l e f o n e s   c e l u ­



                 Alguns  podem  ser  programados  para                                                                            (aperta-se um  botão para  falar e  solta-se


         fa/er e  receber chamadas  via  rádio (des­                                                                              para ouvir).                                                                                                                l a r e s   e   o u t r o s   e q u i p a m e n t o s   c o m   a



         pachos).  Outros,  além  disso,  podem                                                                                            Outro  recurso  do  aparelho  é  um  dis-                                                                          r e d e   d e   c o m u n i c a ç ã o   s e m   f i o .   O


         receber  chamadas  de  telefone.  Outros                                                                                 play  que  exibe  os  nomes  (previamente                                                                                   a n ú n c i o   f o i   f e i t o ,   p e l a   A T & T ,


         ainda,  podem  também  fazer  e  receber                                                                                  definidos  pelas  empresas  usuárias)  dos                                                                                  d e p o i s   d e   a   C e l l u l a r   T e l e c o m m u -



         telefonemas.  Todos  os  modelos  per­                                                                                    grupos  de  comunicação  a  que  ele  está                                                                                  n i c a t i o n s   I n d u s t r y   A s s o c i a t i o n



         mitem  ser programados  para  a  possibili­                                                                               conectado.  Dispõe  de  discagem abrevia­                                                                                   ( C T 1 A )   a u t o r i z a r   a   c o n s t r u ç ã o   d o


         dade  de  fa/er  ligações  privadas  entre                                                                                da,  rediscagem  automática  (do  último


         dois  aparelhos,  sempre  que  o  usuário                                                                                 número  chamado  ou  recebido  ou  de                                                                                       A T & T   I n t e r o p e r a b i l i t y   L a b o r a t o r v ,



         assim  o  desejar.  Cada  rádio  pode  ser                                                                                números ocupados), memória para trinta                                                                                      q u e   f u n c i o n a r á   n o s   l a b o r a t ó r i o s


         programado  para  falar  ou  não  com  um                                                                                  nomes  e  números,  bloqueio  eletrônico                                                                                    B e l l   d a   A T & T   e m   N e w   J e r s e y ,



         ou  mais  grupos  de  trabalho.  Uma  típica                                                                               (com  senha  no  teclado)  e  roaming                                                                                       E U A .   D e s d e   m a r ç o ,   é   p o s s í v e l   a


         aplicação  voltada  para  gerentes  e  dire­                                                                               automático  (programação  para  mudança                                                                                     e x e c u ç ã o   d e   t e s t e s   c o m   a s   t e c n o l o ­



         tores,  como  os  de  marketing,  que  pre­                                                                                de  área  de  utilização)  para  São  Paulo,                                                                                g i a s   A M P S ,   T D M A ,   C D M A .   P C S ,


         cisam  de  acesso  ao  grupo  de  trabalho,                                                                                Porto Alegre,  Belo I lorizonte, Campinas



         vendedores  e,  ao  mesmo  tempo,  falar                                                                                   c  demais  cidades  onde  o  MOVFONE                                                                                        C D P D   e   a p l i c a ç õ e s   d e   t e l e f o n e s


         com  o  suporte  ao  cliente  ou  com  outros                                                                               for instalado.                                                                                                              c e l u l a r e s   f i x o s   n o   n o v o   l a b o r a t ó r i o .



         setores da empresa.                                                                                                                 O  MTX  VIP  será  comercializado                                                                                   (R.N.H.)


                  A  principal  novidade do  MTX  VIP  é                                                                             pela  MCS.  O  preço  para  o  menor  con­



          a  função  “full-duplcx"  (capacidade  de                                                                                  junto  de  comunicação  é  de  RS3  mil.
   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15