Page 42 - Telebrasil - Maio/Junho 1994
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EMPRESA
Edifício svde do Sei com, cm Sdo Paulo.
multiplex FDM e TDM, e centrais de
C om uma sói ida e bem constru ida ção fosse feita através de empresas comutação telefônica de pequeno porte.
brasileiras, desvinculadas dos fabri
scdc própria instalada em São
cantes. A criação da Seicom caracteri
A partir daí a estratégia passou a ser a
Paulo, a SEICOM -Serviços,
Engenharia c Instalação de Comuni zou, assim, uma resposta da iniciativa diversificação dos negócios.
cações S/A, é a razão social pela qual privada brasileira à esta política de M as não houve milagre. Para en
responde a empresa ganhadora (pela nacionalização dos insumos necessá frentar a concorrência, a Seicom con
segunda vez consecutiva) do prêmio rios ao setor de telecomunicações. tava com trunfos com o um corpo
"Destaque do Ano", concedido pela Em função disso, um grupo de enge técnico altam ente treinado, um par
publicação "Anuário Telecom", ver nheiros e técnicos especializados do de que instrum ental sofisticado e a agi
são 93/94. A empresa tem origem no partamento de instalação da divisão (de lidade de um a estrutura enxuta, istoé.
encerramento das atividades da Divi telecomunicações) Inbelsa da Philips não m ais restrita apenas aos ditames
são dc Telecomunicações da Philips do Brasil, propôs e negociou com a de um a m áquina administrativa com
do Brasil Ltda. empresa a aquisição daquele departa p le x a co m o a de um a grande
Pode-se dizer que a Seicom repre mento para posteriormente transformá- m ultinacional.
senta um dos primeiros casos de su lo numa empresa independente. As pri Entre os anos de 1979 e 1990, a
cesso da terceirização no Brasil. De meiras atividades restringiram-se ao Seicom foi um a em presa eminente
capital exclusivamente nacional, a atendimento dos contratos entre a mente voltada para a implantação de
empresa foi fundada em dezembro de Telebrás e a Philips, para em seguida sistem as de telecomunicações. Seus
1979. Naquela época, a política de passar a concorrer em editais de servi m aiores clientes foram as empresas
i ndustrial ização da Telebrás previa que ços, defonnaindependente. Desse modo, operadoras do grupo Telebrás. Em
a contratação dos serviços de implan foi feita a implantação de sistemas de m enor escala, havia ainda os departa
tação dos sistemas de telecomunica transmissão via rádio em UHF e SHF, m entos de telecom unicações de em-